Blackberry tem sua chance de emplacar no Brasil

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O nome é bem estranho, mas a febre é mundial. Finalmente, as operadoras começam a oferecer os aparelhos chamados de Blackberry, um fenômeno da telecomunicação moderna que já conquistou milhões de pessoas mundo afora, grande parte por conta da versatilidade de usar internet, telefonia, agenda e mensagens em um aparelho portátil, simples e direto.

À primeira vista, parece um aparelho chique, com tela colorida e tamanho acentuado, ao menos quando se compara com modelos modernos de telefones minúsculos de hoje. Basta uma rápida conferida para entender o motivo de o Blackberry ter se tornado uma febre nos Estados Unidos e em outros países.

A exemplo do concorrente Treo, da Palm, que também está chegando ao Brasil com atraso em relação ao mercado exterior, ele funciona praticamente como um pequeno computador de mão, de fácil manuseio e portabilidade.

A navegação na internet e o uso de e-mails são os dois fortes do aparelho, que se sai melhor do que os celulares tradicionais que também oferecem o recurso. Quem desenvolveu o Blackberry foi a empresa canadense Resarch in Motion (RIM) cujo enfoque inicial era apenas poder receber e enviar e-mail de qualquer lugar com sinal de celular. Com o tempo, o produto tornou-se uma espécie de extensão do computador, com direito até mesmo a Google Talk e Yahoo Messenger.

Outra vantagem é poder sincronizar seus contatos e agendas, no meio da cidade, com o seu computador de casa ou do trabalho, já que tudo funciona a partir da rede de celular, como se fosse uma ligação. Como recursos desse tipo ainda não ?pegaram? bem no Brasil, a idéia para o lançamento do Blackberry é oferecer serviços com base em mensalidades, sem limite de transferência de e-mails ou conteúdo da internet.

Público alvo. Enquanto o Blackberry é usado em outros países por profissionais liberais (jornalistas, médicos) e estudantes mais abastados, no Brasil a estratégia é um pouco diferente. Por ter um preço maior e exigir mensalidade para uso dos serviços, a idéia das operadoras é ter, como público-alvo, aquelas pessoas mais engajadas com tecnologia e, principalmente, quem depende do e-mail e da comunicação instantânea para trabalhar ? e claro, quem recebe salários melhores.

Não à toa, o Blackberry é oferecido pela TIM há um ano em caráter exclusivo para ambientes corporativos. Agora, com o lançamento oficial para o consumidor, as operadoras querem convencer o usuário final a aderir e a abandonar o antigo telefone celular.

O que difere o Blackberry de um palmtop é a conveniência. O aparelho pode até ser comparado a um celular superequipado, com tela de boa visibilidade e bateria de longa duração. De acordo com a direção da Claro no Brasil, é possível ter cinco horas de conversação ou até nove dias em modo de espera (stand-by). Com o produto em mãos, você configura para verificar suas contas de e-mail, cujas mensagens são enviadas em modo seguro para o Blackberry e pode ler, editar e responder. Diferentemente dos atuais planos de navegação na internet, quando o cliente paga por megabyte transferido, as operadoras Claro e TIM querem conquistar o consumidor com mensalidades sem limite de transferência.

O coordenador de soluções corporativas da TIM Nordeste, Sandro Tannan, explica que é possível verificar contas de Hotmail, Gmail e até mesmo de domínio próprio, desde que o aparelho seja configurado corretamente. ?Outra vantagem é a velocidade de conexão, que pode chegar a 200 kbps onde houver cobertura Edge da TIM ou até 45 kbps onde for o GPRS normal?, explica.

Configuração. Para quem usa ou já viu um palmtop, o Blackberry é praticamente idêntico. Oferece agenda de compromissos, contatos, softwares diversos (embutidos e para download), calendários e lista de tarefas. O aparelho vem com cabo USB para ligação com o computador, suporte à tecnologia Bluetooth (apenas para fone de ouvido sem fio), tem viva voz, vibracall e tudo o que um celular tradicional tem.

Cada modelo tem uma capacidade de armazenamento interna, para arquivar os e-mails, programas e outros dados. No modelo 8700g, esse limite é de 64 Mb. ?O produto trabalha com grau de compactação muito grande?, explica o coordenador de soluções corporativas da TIM Nordeste. As informações enviadas e recebidas também são criptografadas.

Os modelos da linha 8700 trabalham com processador Intel PXA901 rodando a 312 MHz, 64 Mb de espaço (memória flash) e com 16 Mb de SDRAM ? equivalente à memória RAM do computador. O teclado é alfanumérico, do tipo Qwerty (padrão) e o sistema operacional é proprietário, da própria fabricante, em Java. [Webinsider], com Folha de Pernambuco.

Avatar de Paulo Rebêlo

Paulo Rebêlo é diretor da Paradox Zero e editor na Editora Paradoxum. Consultor em tecnologia, estratégias digitais, gestão e políticas públicas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

24 respostas

  1. Boa tarde!
    Gostaria de saber se tem alguma autorizada da Blackberry aqui no rio. aquela bolinha que movimenta nela esta ruim… como eu faço?
    obrigado!

  2. Suzana, boa tarde!
    Acredito que você não tenha percebido que o Bb não tem SMS e, sim, MMS. Razão? Como é possível enviar mensagens MMS que têm tanto mensagens quanto imagens o SMS fica ultrapassado no sistema. SMS é para número de celulares primários para envio de torpedos.
    Sincronize seu e-mail e se comunique através deles, pois, é uma cultura de comunicação mais avançada do que o simples SMS.
    Um beijo no coração.
    Nelson

  3. Amigo, qual é o formato de vídeo que o black berry 8100 utiliza?
    e ele faz filmes?
    Por favor,me ajude, pois não estou conseguindo descobrir. Já joguei arquivos de AVI , 3GP, MOV. Ele até copia para a pasta , mas quando vou verificar no celuar, lá o arquivo n~~ao aparece.
    Obrigado

  4. quero vender meu blackberry esta na caixa com td, tel 9131-4965 moro hen olaria trabalho hen jacarepagua no aeroporto $600.00

  5. Recebi meu BlackBerry 8700 não consigo opera-lo, por favor amigos, me diga onde ter aulas ou algo parecido.
    Obs.: minha operadora é VIVO.

    Obrigado

    Claudio

  6. Gotaria de saber se o black berry tem slot para ampliar a sua memória flash, tenho interesse de trocar meu palm mais preciso de um smartfone que possa ampliar a capacidade de memoria como os palm

  7. Gostaria de uma orientação na compra de um aparelho portátil p/ navegar na internet.
    Mais precisamente operar na bolsa de valores onde certamente vou precisar de java p/ abrir pág. (Home Broker), alguém poderia me orientar na escolha de um Smatphone ou Blackberry, na verdade qual seria melhor opção p/ usar a web? Qual seria a melhor operadora visando velocidade de conexão e área (sinal).
    Abçs. dilson m.s.(dilsonms@gmail.com)

  8. A diferença do nokia e61 é que tem tudo do blackberry e mais o wifi que permite voce navegar na internet como se fosse um laptop, (nao so para e mail), em qualquer lugar onde tenha uma rede sem fio disponivel e pegar seus e mails sem pagar nada para a operadora

  9. Senhores

    Recebi hoje meu BlackBerry e necessito contratar aulas em Sao Paulo para opera-lo. Alguma indicaçao dos amigos?

  10. Ola, faço parte da timsul trabalho como consultor de vendas, e posso garantir que o black berry é um otimo custo beneficios para quem usa bastante e-mail navega normal na internet só nao abre pagina em flash, quem quiser tirar duvidas pode me mandar e-mail patrick.corporativo@yahoo.com.br

    obrigado

    Patrick

  11. Respondendo ao Rone Cruz
    a última versao do blackbrrry (pearl), possui camera de 1.3 MP (mas não é muito se comprada aos celulares da última geracao) porem a dimencao desse blackberry é a de um celular comum pequeno
    http://www.blackberry.com vc vai achar lá
    []s!

  12. Não suporto mais carregar um lap top em viagens locais e internacionais. Preciso de um aparelho leve para trocar e-mail e fazer alguns acessos na internet. Será que o acesso pelo blackberry TIM ficaria muito caro. Paga-se por MB baixado, mas não tenho idéia do significa isto, se por exemplo for procurar um hotel para hopedar ou um mapa local para dirigir. Seria possível com o aparelho fazer acesso em rede WIFI ou via ADSL? Que poderá me ajudar nestas dúvidas?

  13. Realmente eu queria um aparelho como o black, só achei ruin o fato de não ter camera, pois pretendia ir ao local tirar foto e enviar via email, ou colocar nas páginas web que tenho administrativo.. agora a operadora está querendo me empurrar o E61 da nokia, galera estou perdido.. vcs podem me ajudar.. desde já agradeço..
    att. Rone Cruz.. rone@powermail.com.br

  14. Atualmente estamos desenvolvendo um projeto para levar ao campo da medicina.
    Iremos criar grandes cases de sucesso que irão atingir todas as camadas de uma consulta clinica.
    Desde o agendamento do cliente ao retorno das informações do laboratorio.

    O futuro para nós foi escrito, e agora você já esta lendo o passado.

    Um aparelho para mudar o conceito de saude, Black berry

  15. Temos um blackberry em nossa empresa, porém o mesmo caiu e quebrou o diplay, você saberia onde posso encontrar no Rio de Janeiro uma loja ou autorizada que realize a troca do display ?
    Desde já agradeço muito.
    Marcio

  16. Estou realmente encantada por este aparelho blackberry através do depoimento do nosso amigo Guilherme Gustavo que aliás, foi muito preciso, direto, objetivo e convencedor ao descrever todas as vantagens desse aparelho para nós leitores. Parabéns! e.. já.. já.. com certeza estarei providenciando um para mim também.

  17. Eu simplesmente estou apaixonado pelo BlackBerry, desde que o comprei, há dois dias, eu não paro mais de mexer com ele, e até nem olho mais meus e-mails pelo meu computador. Sou um usuário de Palm desde o Palm Zire 21 (atualmente possuo um Palm TX), e posso dizer que no quesito mobilidade e funcionalidade, não existe NADA no mercado que se compare a essa tecnologia. A facilidade do uso, a portabilidade do aparelho e tudo o que ele oferece é simplesmente tudo o que pode se chamar de Smartphone, e muito mais smart do que phone, pois nele sim, o telefone é que passa a ser um acessório.

    A estratégia das duas operadoras que estão disponibilizando o serviço (Tim e Claro) é fantástica, pois se paga uma mensalidade de R$75,00 para Claro e R$79,00 para TIM, tendo a liberdade de estar na internet o dia inteiro!

    Google Talk e Yahoo Messenger são excelentes e funcionam exatamente igual aos seus modelos para Desktop. A Microsoft vai perder usuários com relativa velocidade quando este sistema emplacar de vez aqui no Brasil. Eu já penso em indicar para uma dezena de amigos e colegas de trabalho, uma vez que se pode contratar o menor plano pós-pago para o modo celular e ativar o serviço BlackBerry sem qualquer problemas; para quê eu vou querer pagar R$200,00 de conta de telefone mais algumas centenas de reais para navegar usando um pacoto ínfimo de dados, se posso ter um pacote ILIMITADO de dados 24 horas por dia, 7 dias por semana?

    Enfim, é realmente uma revolução na comunicação móvel. Eu estou apaixonado e impressionado. O consumidor pode optar pela compra de um celular qualquer com uma câmera de boa qualidade, num plano pré-pago, transferir as fotos para o BlackBerry vi Bluetooth e mandar para o mundo todo as fotos. O que pode ser melhor que isso?

    Agora sim eu entendo o termo Smartphone como nunca entendi, desde a compra do meu saudoso Nokia 6600.

    Se posso dar um conselho a todos que precisam verificar e-mail constantemente, mas nem sempre podem ficar na frente do PC, é: COMPREM UM BLACKBERRY! Compensa e muito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *