A web 2.0 é a bola da vez nos fóruns ?tecnológicos?.
No meio publicitário, embora já desperte alguma curiosidade, a expressão ainda é muito pouco conhecida.
Não sei se este artigo cumprirá a função de ajudar a esclarecer o que é a web 2.0 (veja ao lado), mas pelo menos prometo tentar fazê-lo sem incluir siglas do tipo RSS, Ajax ou APIs. Tendo ou não sucesso, eu sugiro que, de hoje em diante, você preste muita atenção em qualquer coisa que fale sobre web 2.0.
O motivo?
Simples, a web 2.0 vai mudar tudo aquilo que até hoje (depois de 10 anos) você ainda não aprendeu sobre internet.
Mudanças… saco, né?
É, mas fazer o quê? O mundo é dos rápidos, não necessariamente dos criativos. Mas se você for rápido e criativo, melhor!
F5 (atualizar)…
CARAMEEEEELO!!!!!
Desculpa… é que lembrei do filme ?Gritos?, que a Almap criou para o chocolate Twix e que foi e ainda é um sucesso de ação viral na internet, catapultado pelo YouTube, serviço descolado e muito popular de compartilhamento de filmes na web.
Obviamente que, como muitos, fui atacado pelo ?vírus?. Não vi esse filme numa das salas de cinema de São Paulo ou na minha TV, locais que certamente compunham o planejamento de veiculação da Almap. Vi o filme, semanas atrás, na internet, no computador, junto com a minha filha.
Os sintomas são imediatos: após ver o filme, passamos um final de semana gritando CARAMEEEELO… um para o outro, com toda a família e alguns amigos pensando seriamente na ?internação? da dupla.
Se você é um dos que ainda não viram esse ?non-sense film?, cuidado!
Você provavelmente não é deste planeta ou ?não falar mi língua?.
Ainda assim tem jeito, é só dispor de uma conexão em banda larga e acessar o YouTube. Depois você digita ?twix caramelo? que o ?engine de busca? do YouTube vai prestar o serviço básico e gratuito de disponibilizar o filme para você.
Interessante é que ele busca o filme da Almap dentro de um grande repositório de informação indexada de mais de 50 milhões de filmes que foram enviados pelos colaboradores do site/serviço.
Ok, mas vamos voltar à vaca fria. O que isso tudo tem a ver com web 2.0?
Tudo a ver. O YouTube é web 2.0 na veia.
Bacana, então, já podemos dizer que a web 2.0 tem como premissas os serviços gratuitos, conteúdo produzido pelos próprios usuários e acesso através de banda larga.
Bingo! Mas tem mais, na web 2.0 o conteúdo é colaborativo e composto não apenas por texto, mas também áudio, vídeo e muita opinião!
Conceitualmente a web 2.0 é uma nova geração de serviços em ambiente web que rodam a partir do seu próprio browser e que se transforma definitivamente em uma ?plataforma? para a utilização desses serviços.
Quer mais exemplos, além do YouTube?
Não sou lá, exatamente, um ?heavy user?, mas lembro os mais populares: os blogs em geral, o Gmail (e-mails), o Flickr (fotos), o Google Calendar (agenda), o Writely (editor de texto), o Google Maps, etc.
O Google, aliás, é o principal player da web 2.0, seguido bem de perto pelo Yahoo!
Ok, acho que já entendemos o básico. Falta ainda dizermos que a web 2.0 pode ser acessada pelo seu computador ou por qualquer dispositivo que acesse a internet (palm, celulares ou, como gostariam os convergencionistas, geladeiras). É o começo do fim dos aplicativos básicos (Word, Excel, etc.) e dos sistemas operacionais para desktops (Windows ou Linux?).
Pô, show de bola, só que o melhor ainda está por vir…
Esses vários serviços/conteúdos, conforme a oportunidade e necessidade, vão se integrar rapidamente, criando uma grande ?mixagem tecnológica? que dará origem a inacreditáveis e impensados serviços e, logicamente, novos negócios.
Complicou? Quando a gente não consegue explicar direito, nada melhor que outro exemplo:
Chicagocrime.org, o site, é resultado da integração do Google Maps com a base de dados de ocorrências da polícia de Chicago. Em um mapa online com interface gráfica, o site aponta e classifica os crimes ocorridos por região e ainda cruza isso com conteúdo de matérias divulgadas em sites de jornais. Matador!
Agora a última pergunta:
– Como será que fica a publicidade nessa nova web?
Bom, você deve ter observado que para falar de web 2.0 praticamente só falamos de serviços. Então, você acha que dá para acreditar em mídia na internet que não seja associada diretamente a algum tipo de serviço relevante? Algum veículo pode se manter só com publicidade e formatos padrão?
Claro que não, veja os casos de sucesso do Google ou o doméstico exemplo do Buscapé!
Somos brasileiros, adoramos futebol, carnaval e recentemente comunidades virtuais. Muito rapidamente estaremos entre os principais usuários de todos esses serviços da web 2.0, mas infelizmente demoraremos muito para fazer um uso profissional do potencial que a internet nos disponibiliza, em especial da web 2.0. No caso da publicidade, insistiremos em modelos antigos importados de outros meios.
No momento em que louvamos a chegada da web 2.0, fazemos uma publicidade na web que, embora seja criativa e ultra-internacionalmente premiada, é 1.0. Logo, vai continuar ano após ano representando menos de 2% do bolo publicitário. Ou seja, um nada perto do que a internet representa no mundo corporativo.
Na questão específica da publicidade em ambiente web, temos visto, ao longo dos últimos 10 anos, muita gente gritando CARAMEEEELO!!!!
Falta só achar quem grite BISCOOOOITO e CHOCOLAAAATE!!!! [Webinsider]
3 respostas
Interessante o texto!
Tiago Zouk
Email Marketing
http://www.geekle.com.br
CARAMEEEELLLOOOO!!!
haha! Adorei a matéria! Meio tonto, mas ri muito aqui com a história do Caramelo… e é pura verdade… mas quanto tempo será que vai levar pra todo mundo aprender a gritar caramelo?
Esses últimos tempos estou fazendo um estudo de meios e jeitos de propaganda na web… é até frustrante ver tanto potencial tão pouco usado. Principalmente tão pouca abertura por parte do pessoal de web mesmo pra abrir essa área. Complicado ensinar peixe respirar na agua…
Quando vi o título da matéria cliquei rapidinho conferir… Será que tem algum fórum de discussão a respeito ou algum lugar que fale mais sobre publicidade na web?
Parabéns pelo texto!
Não sei se seria pela… incipiência do assunto, mas me parece bem complexo pensar em publicidade 2.0. Isso pq, ao que me aparenta (e digo isso sob uma visão relativamente superficial sobre essa nova web), essa nova tendência foca a experiência do usuário ligada a maneira como ele se relaciona a serviços sob demanda. A percepção que tenho é que a web 2.0 ñ foi essencialmente concebida pensando-se na publicidade em si, mas na maneira em prover serviços, conteúdos, etc. Complicado… De fato, acho que a palavra é criatividade visto que, diante deste (pelo menos aparente) problema, temos que contornar tal situação e fazer uso de tais meios para potencializar a publicidade on-line. Bem, é isso… rs, só refletindo um pouco sobre esse texto bem interessante! Tks Cesar, até. 🙂