Business Intelligence para pequenas empresas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

A ênfase do planejamento estratégico poderia trazer benefícios significativos a pequenas e médias empresas, cujos processos de início geralmente são incompletos, irregulares, informais e pouco sofisticados.

As empresas que conseguem superar as dificuldades e dar início a uma gestão voltada a informações, controlada e orientada para o mercado, serão capazes de oferecer com rapidez serviços e produtos personalizados para seus clientes.

Com iniciativa para mudanças, as empresas poderão utilizar a inteligência de negócios, ou Business Intelligence, para proporcionar ganhos nos processos decisórios gerenciais e nos de alta administração.

Poderão competir em um mercado mais dinâmico, ao definir melhor seu posicionamento através da análise de itens como a concorrência, os compradores e fornecedores, os sinais do mercado, os movimentos competitivos, o mapeamento de grupos estratégicos e o cenário em que atuam.

Análise e estratégia

O desenvolvimento de uma estratégia é em essência o desenvolvimento de uma fórmula ampla que norteará o modo como uma empresa irá competir, quais serão suas metas a curto, médio e longo prazo, e quais serão as políticas necessárias para o cumprimento destas metas.

Além do planejamento estratégico, o cenário atual é dinâmico e exige que as pequenas e médias empresas tenham capacidade de resposta imediata, apoiadas por um processo de tomada de decisões rápido e objetivo.

Para tanto, a informação precisa estar disponível para as pessoas certas, no formato esperado, no momento e local desejados.

Neste contexto, a informação representa um recurso de alto teor estratégico, que necessita ser aproveitado como gerador de diferenciais e vantagens competitivas.

No entanto, pressionadas por custos, pequenas e médias empresas buscam soluções tecnológicas insuficientes, sem poder investir esforços necessários para a iniciativa de uma estratégia voltada à inteligência de negócios. Projetos de Business Intelligence utilizam softwares para análise de padrões e gestão da informação e alguns recursos mínimos muitas vezes fora do alcance de muitas pequenas e médias empresas.

Estruturar dados e processos para iniciar

A grande maioria de pequenas e médias empresas ainda não tem uma infra-estrutura ideal para a implantação de projetos de BI, uma vez que muitas informações estão armazenadas de forma desestruturada, em planilhas ou arquivos textos.

Também é comum a falta de procedimentos e processos que facilitam a gestão de um negócio e viabilizam a programação de sistemas de informação para apoio operacional às rotinas de trabalho.

Por isso, pensando em possuir uma ferramenta de informações gerenciais que possa dar suporte a decisões estratégicas, é necessário iniciar uma mudança na maneira de armazenar e trabalhar informações. É preciso utilizar sistemas de informação e bancos de dados estruturados, onde é possível obter respostas rápidas e mais confiáveis de uma determinada pesquisa além ter histórico de tudo que acontece.

Bancos de dados gratuitos

O interessante desta mudança para as empresas é que ela não envolve grandes investimentos em infra-estrutura tecnológica, uma vez que hoje já existem excelentes bancos de dados gratuitos e confiáveis que podem ser utilizados de maneira muito profissional.

Muitos sistemas gratuitos também são encontrados e atendem perfeitamente processos internos de uma pequena e média empresa, como fluxos de caixa, contas a pagar e receber, estoque e etc. Há profissionais qualificados capazes de projetar sistemas de informação para atender aos processos de trabalho das empresas.

Portanto, a importância do BI no planejamento estratégico começa a ser sentida a partir do momento em que a pequena e média empresa adota uma postura de trabalho mais voltada à gestão da informação.

Somente com a informação íntegra e confiável é possível criar estratégias que atendam melhor seus clientes e colocar a empresa em um patamar de competitividade mais lucrativo. [Webinsider]

Avatar de Renato Habermann

<strong>Renato Habermann</strong> (renato.habermann@pamcary.com.br) atua no desenvolvimento de projetos de BI e soluções para integração de sistemas junto à <strong><a href="http://www.pamcary.com.br/" rel="externo">GPS Logística e Gerenciamento de Riscos</a></strong>

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

17 respostas

  1. Impressionante. Mesmo depois de tanto tempo este conhecimento ainda é pertinente; Certamente o autor demonstra conhecimento e domínio do assunto;

  2. Pessoal, bom dia!
    Estou fazendo um projeto final da universidade sobre B.I. e gostaria, se possível, que me ajudassem com alguma referência sobre Casos de Sucesso e Fracasso na implantação do B.I.

    Obrigado a todos. Abraço.

  3. Excelente artigo, apesar de antigo, o tema não desatualiza. Os colegas aqui que se manifestaram por favor , se houver interesse vamos criar um novo blog ou forum sobre B.I. ??

    Até logo.

  4. Show de bola, sou concluinte em Sistemas de Informação e estou desenvolvendo minha monografia em BI para pequenas empresas, estudo das empresas na cidade de João Pessoa, gostei do tema e se tiver mais algum que possa informar agradeço desde já.

    Abraço, Ricardo

  5. Texto antigo mas bem escrito. Boas opiniões a respeito do artigo. Vale ressaltar que B.I. no Brasil não é levado a sério como deveria, falo com conhecimento de causa, infelizmente. Gostaria de saber se o analista Nelson Messora citado acima, poderia nos contatar para assuntos profissionais pois seu ponto de vista nos chamou a atenção: douglas.cammaliot@uol.com.br.
    Abçs à todos.
    Douglas.

  6. Bem,

    BI é algo que não escolhe setor, ou segmeto de atuação vejo BI presente em tudo em poucos anos, por menores que sejam os negócio. BI é algo que não deve ser encarado como uma receita de bolo, e sim um estratégia séria para sobrevivência de mercado, é isso ou ser engolido.

  7. Definitivamente o mercado e as empresas estão perdendo um excelente nicho para TI / BI = as pequenas e até micro empresas.
    Hoje existe alternativa para tudo e dispensa qualquwer tipo de alto investimento. Business Intelligence não é só para as grandes empresas que podem investir fábulas para se ter uma solução em B.I., o que se precisa é de metodologia – um profissional sério e capacitado através de metodologia adequada é capaz de implementar uma solução de BI em uma empresa ou área que tenha ao menos um pacote Office 2000 instalado. Construir um Cubo OLAP hoje é coisa simples… mas muito funcional…

  8. Muito bom! As pequenas e médias empresas precisam investir em banco de dados estruturados e confiáveis pertinente à sua atividade, possibilitando respostas rapidas ao mercado.

  9. Ótimo artigo, porém, no título banco de dados gratuito a enfâse dada ao uso de Banco de dados como uma ferramenta extremamente necessária é um pouco forçada, levando em consideração que, muitas vezes a ferramenta de trabalho para uma pessoa é uma planilha eletrônica ou um editor de texto. Dessa forma, que acho que seria mais sensato dar importância para aplicações que possam de alguma forma indexar e realizar pesquisa com base em informações vitais existentes nesses documentos.
    Aplicações hoje conhecidas como mineradores de texto, data mining, text mining. Técnicas essas utilizadas pela grande Google.
    Acho que dessa forma poderíamos quem sabe, tirar um peso com relação a obtenção de informação em qualquer empresa que fosse.

    Mas como disse, o artigo está ótimo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *