Muitas pessoas podem pensar que SEO é uma prática antiética e trapaceira, uma tentativa de manipulação dos resultados da busca. De fato isso acontece porque alguns SEOs têm essa mentalidade. Porém, a otimização não deve ser tratada como uma prática desonesta.
Para quebrar essa mentalidade, devemos entender claramente a função dos mecanismos de busca. Assim, a otimização será mais aceita pelos empresários e o marketing em buscadores dará um grande passo.
Primeiramente, devemos ter em mente que a web é construída por um grande número de usuários e cada um deve zelar pela funcionalidade e pelo bem-estar dela. É uma comunidade global.
Mecanismos de busca são instrumentos que organizam o que foi construído. São instrumentos criados para beneficiar os usuários da rede, para servir e trazer conforto a essa comunidade.
Os mecanismos de busca foram criados para que os usuários pudessem encontrar documentos relevantes sobre um determinado assunto na internet.
Por que a exibição dos resultados é ordenada por relevância e não por outra ordem qualquer, como a alfabética? Porque os usuários perdem certo tempo para passar de uma página de resultados para outra e porque o número de documentos encontrados é muito grande. A ordenação por relevância é a mais adequada porque o usuário precisa de muito tempo para olhar documento a documento.
Resumindo: a função dos buscadores é servir o usuário, mostrando o resultado mais relevante em primeiro lugar, para que ele ganhe conforto e rapidez e encontre logo a informação desejada. Do contrário o serviço de buscas não seria tão útil. Nunca devemos nos esquecer de que a internet deve ser centrada no usuário.
Se um site não consegue atendê-lo, é logo descartado. Quando o usuário não encontra o que quer no primeiro resultado, ele sai e procura no segundo resultado e assim sucessivamente. Portanto, para os sites não basta conseguir o primeiro lugar a todo custo se não possuem o conteúdo procurado.
O que é otimização
Também é necessário entender o que é otimização. O que significa otimizar? É deixar algo no estado ótimo, no ponto ideal. É tirar o que atrapalha, o que é desnecessário, e acrescentar o que é preciso. É não deixar nada importante faltando, é deixar usável.
Então, o que é otimização de sites para buscadores? É a união dessas três idéias. É fazer com que um site mereça o primeiro lugar, é torná-lo relevante e extremamente útil ao usuário. Como membro da comunidade global que é a web, o profissional SEO deve colaborar com os buscadores e ser responsável pela manutenção dos resultados. É como se esse profissional fosse um bibliotecário.
Então entendemos o que é SEO: é a otimização geral de um site, é a colaboração para o serviço dos buscadores.
No próximo texto continuaremos abordando as conseqüências de diferentes mentalidades encontrada no profissional de otimização de buscadores ? quando ele atua como inimigo dos mecanismos de busca e quando o profissional SEO é amigo desses mecanismos. [Webinsider]
.
17 respostas
Muito bom texto, bastante objetivo!
Parabéns!
http://www.marceloweb.info
Muito bom o texto, muito importante, pois estou finalizando a criação de um site, http://mcinformatica.110mb.com/ e não tenho a relevância necessário de que preciso, pois já tenho alguns programas de afiliados,
Muito Obrigado.
Procuro profissional para desenvolver esta área dentro da agencia, se tiverem algum contato ou conhecido, por favor, enviar para oi@casabrasileira.com.br
[*map/map_index_cn6_f25.txt||10||r||1|| @]
[*map/map_index_cn6_f24.txt||10||r||1|| @]
[*map/map_index_cn6_f23.txt||10||r||1|| @]
Mais um texto claro e direto…ajuda muito o público menos familiarizado com as nossas técnicas a entender a importância no nosso trabalho.
http://www.estrategiadigital.com.br
Ivo, parabens pelo tópico de SEO, acho que todos deveriam usar isso como o básico mesmo, show!
Muito bom seu artigo Ivo. Ultimamente tenho tido cuidado com esse tipo de questão. Aliás tenho um material aqui comigo que dá algumas dicas.
Parabéns pelo texto.
Deixo aqui uma sujestão para você, Ivo Saldanha, que tanto tem se dedicado a este assunto: traga para este espaço algo sobre os sitemaps do Google e se realmente eles têm eficácia.
Um grande abraço
Boa abordagem Ivo.
O Henrique postou sobre o assunto, onde cita que se você aplica Padrões Web corretamente, você já obtém uma relevância dobrada. Vários fatores influem, como a semântica em si. Vale a pena a lida, para quem ainda não viu.
Complicado heim ? comecei a ler, veio um tal de SEO, não entendi, não conhecia, fui a proximo paragrafo para ver se dizia e nada.
Acabei nao encontrando, tive que ir no google e procurar para entender e saber do que se tava falando o artigo.
Depois de saber continuei lendo e lá no final, no penultimo paragrafo para falar algo do que se trata SEO e nao diz.
putz… acabei um artigo Wikipedia bem interessante que diz pelo menos o que é SEO (Search engine optimization)
http://en.wikipedia.org/wiki/Search_engine_optimization
O Google esta punindo constantemente muitos site que usam googleshacks que é muito arriscado pois esse site é seriamente punido, hoje participo de algumas listas sobre SEO e quem esta fazendo SEO esta se dedicando 100% a isso que aqui no Brasil ja é a mais nova profição da web, mais ainda não é muito levada a serio eu pelomenops tenho dificuldades de arrumar trabalhos para usar o conhecimento que tenho.
Acho que práticas consideradas desleais, como spam de conteúdo, cloaking, doorways, etc. acabam baixando tanto o nível de qualidade da experiência do usuário na internet que ele acaba migrando recursos para outras mídias. Eu explico.
Imagine alguém que queira comprar uma casa. Esta pessoa faz uma busca por sites de classificados na internet e os primeiros resultados que encontra são sites muito ruins, que só aparecem nas primeiras posições devido a essas técnicas de spam.
Inevitavelmente esta pessoa passa a acreditar que o que a internet tem a oferecer deve seguir esse mesmo padrão de qualidade. Imaginem ela pensando: Se o primeiro site que aparece é ruim assim, imagine o resto…
Por isso incentivo fortemente a denúncia de spam de conteúdo.
Seguem abaixo os endereços dá página de denúncia do Google e Yahoo:
Google – http://www.google.com/contact/spamreport.html
Yahoo – http://add.yahoo.com/fast/help/us/ysearch/cgi_reportsearchspam
Ótima matéria… Mas relevancia não é um fator 100% determinante do posicionamento do site.
Pois no google existem diversos fatores que influenciam no posicionamento do site. Um deles é o PageRank… Pode muito ocorrer que o site X seja muito mais relavante que o site Y, porém o Y possui um pagerank muito superior ao X, portanto este acaba tendo mais destaque na busca.
SEO é uma coisa complicada… É dificil e deve ser constantemente estudada para permanecer uma boa indexação… Pois constantemente estão entrando novos sites no ar, e muito deles com os famosos Google Hacks…
Vamos aguardar a continuação do artigo…
valeu!
Parabéns Ivo!
Muito boa abordagem!
Às vezes sou condenado por pensar que a relevãncia do site deve vir em primeiro lugar, não o resultado em buscadores.
Dependendo da qualidade do produto, antes de ir ao buscador, o usuário já vai direto ao site, apenas por referências externas.
Um site deve ser preparado para o usuário que ele pretende atender, não ao top 10 no rank dos buscadores.
Mas é claro. Conseguir essa façanha é sempre bom também… Hehehe..
Excelente texto. Assino em baixo.
SEO deveria ser sinônimo de relevância.
Qualquer coisa além disso, é um risco.