A Microsoft lançou nesta terça-feira (31) o seu novo serviço, o Outlook.com em inglês e português. Para quem é usuário do Hotmail há algum tempo, deve se lembrar de quando esse foi migrado para o Windows Live.
Nesta época, foram integrados os serviços de e-mails. O Outlook Express foi descontinuado dando lugar ao Live Mail e, assim, surgiu a família Live interligada ao Hotmail e Messenger.
O Outlook.com é a 3º geração do sistema de e-mail, que teve inicio com o Hotmail básico. Para quem não sabe, é esperado para outubro deste ano o lançamento oficial do Windows 8 e o novo pacote Office que fechará essa nova etapa da Microsoft. Você deve estar se perguntando: o que isso tem a ver com o Outlook.com?
Tudo, pois a Microsoft deu inicio ao seu reposicionamento de mercado com o lançamento do Xbox, no qual ela utilizou a interface de navegação como teste para uma nova experiência de navegação. Em seguida, lançou o Xbox Live, integrado com a plataforma Live e, após esse teste, criou o Windows Mobile com a mesma interface de navegação do Xbox. Agora chegará o Windows 8 com o mesmo sistema de navegação e loja de software própria como a Apple já tem.
O Outlook.com tem um importante diferencial: ele integra todas as contas Live, em um só lugar, do Hotmail, passando pela sua conta Xbox até os dispositivos móveis.
E o melhor: ele está totalmente integrado a todas as redes sociais mais populares e até o Gmail, principal concorrente, entrou.
A plataforma
Ao acessar Outlook.com você insere com seus dados da Live.
Após algumas confirmações, ele irá migrar todas as suas informações e e-mails para a conta principal. Você terá um e-mail “@outlook.com”.
Neste processo, você receberá confirmações no celular cadastrado para que não ocorram possíveis atitudes maliciosas de terceiros.
A interface
O sistema tem uma interface muito simples de se navegar, (quase uma copia do novo Gmail). Por ele você poderá importar todos os seus contatos contidos no Gmail, Hotmail, Facebook, entre outros.
Dentro da mesma área, não existem anúncios em destaque, você tem muito espaço dividido entre MSN no canto esquerdo, como menus, com suas contas de e-mails, isso mesmo contas de e-mail, com o Outlook.com é possível receber diversas contas em um único lugar e essas ficarão distintas por pastas.
Também existe um menu de visualização rápida ou pré-seleção, com o qual ele agrupa todos os e-mails com documentos, fotos e anexos divididos por pastas, ou você pode também criar uma nova categoria.
A integração
Além da integração com as redes sociais e outros clientes de e-mail, o Outlook.com, possui conexão com todos os contatos de diversas redes em um só lugar, com fotos e dados cadastrados das diversas redes, calendário também integrado e skydrive, podendo ser todos os contatos e calendários compartilhados com seus dispositivos móveis.
Os principais problemas
O sistema, além de ser muito parecido com o Gmail, quase uma cópia, possui bom recursos, mas esses são limitados.
Calendários e outros links, quando clicados, ainda direcionam para sua interface do Hotmail. E a principal falha: se você migra sua conta Hotmail para o serviço, ele desativa os seus contatos do Messenger, ou seja, com o seu novo domínio “@outlook.com” seus contatos devem adicionar este e-mail para que possam voltar a ter contato com você ou se você integrar com o Facebook, o contato do MSN chegará por essa via.
Isso é muito ruim. Eu, particularmente, estou com meus mais de 500 contatos travados. A Microsoft informou que a importação e a liberação serão efetuadas nos próximos dias, segundo fontes.
Em suma, é um excelente sistema que será nativo do Windows 8, mas que precisa melhorar muito, principalmente em relação a estes problemas, pois para quem usa principalmente o MSN para contatos, é muito desagradável ficar sem esse comunicador por alguns dias. [Webinsider]
…………………………
Leia também:
- Hashonomy organiza seus dados no Twitter
- Aplicativos bem bacanas para smartphones com Android
- Plataformas obsoletas não podem impactar no core business
…………………………
Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.
Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.
Juliano Alvarenga
Juliano Alvarenga é publicitário e sócio proprietário da Imix Comunicação. Twitter: @jualvarenga.
Uma resposta
Como atualização tem um tempo para processamento, verifiquei toda a documentação e pediram 72 horas para toda a migração, e em 12 horas meu MSN voltou a funcionar com os mesmos contatos anteriores.