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Com o fim da mídia tal qual a conhecemos, os empresários estão sem saber o que fazer para aparecer no mercado. Hoje, ter o nome da sua empresa publicado nos jornais ou veiculado nas TVs, rádios e websites já não tem o impacto de antes.  Ninguém mais pode avaliar com acuidade o retorno do investimento em assessoria de imprensa, publicidade ou qualquer outro setor ligado à comunicação.

O que ocorre é que o público, tendo à sua disposição blogs, twitters, facebooks e outras ferramentas de interação,  quer conversar, bater papo, interagir. Não se contenta mais em simplesmente engolir o que recebe mastigado da mídia tradicional.

É o chamado marketing social ou marketing de referência. Ao invés de ser influenciado pelo anúncio da TV, ou pesquisar no Google o melhor produto ou serviço a comprar, o importante é contar com um amigo do Facebook ou do LinkedIn para indicar o que escolher.

Vivemos uma época de intensa mudança em tudo que se refere ao marketing. Por isto mesmo, a estratégia de uma empresa para lidar com as redes sociais deve ficar a cargo do setor que entende, os profissionais de redes sociais, hoje chamados de “energizadores de comunidades”.  E não com a direção executiva, RH, marketing ou TI.

Foi o que constatou um amplo estudo (Digital Readiness Report) realizado com empresas americanas e divulgado recentemente. O que fica claro com esta pesquisa é que, num momento em que os aspectos digital e social da comunicação estão ganhando cada vez mais relevância, as empresas precisam avaliar, rapidamente, se contam com pessoal de marketing (ou relações públicas) devidamente capacitado para lidar com o marketing nas redes sociais.

O trabalho de RP que vem sendo feito na internet está melhorando a visibilidade da sua empresa? Os funcionários dos setores de relações públicas e marketing têm acesso às ferramentas de RP digital que precisam para oferecer um trabalho competitivo em um mundo RP 2.0?

Pois é. A realidade mostra que os profissionais destas áreas não estão preparados para trabalhar com marketing nas redes sociais. Ou porque não conhecem o que está se passando ou não foram treinados para isto.

A verdade é: a área de relações públicas assumiu um papel totalmente novo nas empresas nos últimos dois ou três anos. O setor vem sofrendo a mudança mais drástica desde a invenção do e-mail. E tudo está ocorrendo numa velocidade espantosa. As escolas, no entanto, continuam preparando novos profissionais sem levar em consideração os blogs, as redes sociais e até mesmo a internet.

Agora que toda empresa que se promove na internet é, na verdade, uma empresa de comunicação, é importante começar a pensar como uma delas. Para as que querem estar à frente do processo digital, aqui estão seis perguntas que permitirão avaliar se seus profissionais de RP estão preparados para a tarefa:

  1. A participação da empresa nas redes sociais está sendo feita sem que se dê atenção à otimização das ferramentas de busca?
  2. O trabalho nas redes sociais e de otimização das ferramentas de busca é feito em conjunto?
  3. A estratégia digital de RP inclui site e ferramentas de busca “friendly?”
  4. Na sua estratégia de conteúdo para as redes sociais onde entra o blog?
  5. A empresa tem o perfil de sua audiência alvo e qual é a melhor maneira de atingir esta audiência?
  6. Como a sua empresa de RP pode ser definida em termos de atuação: tradicional ou RP digital, incluindo redes sociais e otimização das ferramentas de busca?

As respostas a estas perguntas, certamente, não serão encontrados nos modelos tradicionais de jornalismo, comunicação e RP tal como conhecemos nas últimas décadas. Será preciso construir uma nova abordagem, com soluções que saiam de dentro das empresas em colaboração com profissionais aptos a dialogar com o novo mundo digital e interagir com seus atores. [Webinsider]

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