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A primeira vez que ouvi falar em blog corporativo estranhei muito.

Como assim, blog e empresa? Uma coisa não combina com a outra, eu pensei. Blogs são espontâneos, rápidos, emotivos. Gostam de comentários e os publicam. A comunicação das empresas é o oposto disso.

No blog você publica em minutos. Nas empresas é preciso obter a aprovação de várias pessoas antes de publicar qualquer coisa. Sendo assim, blogs e empresas não combinam.

Eu estava errado.

As empresas podem ter suas manias e defeitos, mas não são burras. Estão prontas para rever conceitos diante de uma boa oportunidade. O blog é uma ferramenta maravilhosa de comunicação – então vamos agilizar isso e não perder esta chance, é o que parecem pensar.

É mais ou menos o que acontece agora. O assunto voltou à lembrança porque acabou de bater aqui um press release dando conta de que o blog do Jonathan agora é publicado em 10 idiomas.

Jonathan é o presidente e CEO da Sun Microsystems.

Lá está ele sorridente, de terno e rabo de cavalo, praticando sua comunicação mais direta com os leitores – jornalistas, clientes, parceiros, acionistas, concorrentes e demais interessados no que ele tem a dizer sobre negócios e tecnologia. O texto de Jonathan mostra serviço, levanta discussões e transmite a impressão de que dirige uma empresa ágil, inteligente e laboriosa. Legal.

Assim como o de Jonathan, há blogs corporativos brasileiros já funcionando. Você conhece algum? Comente aqui e divida…

Há também outros sendo preparados. Será que vão pegar? Conseguirão atrair leitores? Acredito que sim, se forem bem feitos e sempre cuidadosos, para que não se tornem instrumentos de propaganda muito óbvios.

Mas como pode o Jonathan abrir a boca e falar em 10 idiomas? Só na Torre de Babel, como na cena bíblica. É preciso uma equipe bem organizada para fazer isso funcionar. Mas blog não é de quem escreve?

Sim, blogs corporativos têm ghost writers por trás. Mas se isso for muito evidente, talvez o público não compre a idéia. [Webinsider]

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Avatar de Vicente Tardin

Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.

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7 respostas

  1. Rui, realmente, ficou bem legal o artigo.
    Os blogs corporativos seguem a mudança estratégica que as empresas estão seguindo, colocando como foco os clientes. Claro, para isso é necessário interagir com todos os públicos.
    Por outro lado, acho que usar só o blog é uma solução capenga, ou seja, não fecha o círculo da visão estratégica. Na minha opinião, é necessário pensar em soluções completas (como: portais corporativos, comunidades de práticas etc.) e trabalhar de maneira segmentada e personalizada.
    Bom… é isso… O comentário tá ficando um pouco extenso (rs).

  2. A informalidade combina cada vez mais com o mundo da internet. Não é pra menos que a Sun tem um blog nada divertido, mas interessante.
    Gostei da novidade, Vicente.

  3. Muito bom , Vicente.
    Acho super relavante o tema: Meios informais x ambientes corporativos!!!
    Os blogs corporativos tem a pretensão de serem informais, mas começam naturalmente a perder essa informalidade absolutamente incompátivel com 99% do mundo business. Oportunidade para os ghost writers.
    Acho que um outro a exemplo interessante que começa a chamar a atenção são os vídeos amadores produzidos por profissionais e espalhados na rede com o propósito de fazerem o tal buzz marketing.

    Abs,

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