A competição é acirrada no mercado online, logo é crucial ter uma loja virtual poderosa e funcional. Uma maneira de facilitar as vendas é evitar erros comuns em conteúdo, funcionalidade e layout.
Mensagens confusas
Usuários de internet estão constantemente à procura de informações. Se o usuário não encontrar uma mensagem clara sobre o que a loja trata, irá partir imediatamente para outro lugar à procura da informação. Portanto, é importante delinear claramente as suas mensagens de uma forma ordenada e eficaz, a fim de manter seus visitantes envolvidos.
Conteúdos poucos relevantes
O conteúdo é muito importante para o sucesso de uma loja virtual. Ao oferecer conteúdo novo e relevante, automaticamente a loja irá atrair e reter os visitantes, o que resultará em maior sucesso. O conteúdo deve ser capaz de responder às perguntas do público alvo. No entanto, é importante evitar sobrecarga de conteúdo na loja, porque informação irrelevante pode jogar contra.
Navegação complexa
O layout de um comércio eletrônico deve ser simples e claro para os usuários. Isso se aplica especialmente à página inicial, que na maioria das vezes é a porta de entrada dos visitantes. Esta página deve dar ao visitante uma orientação clara de onde encontrar as informações que precisa.
Compatibilidade de navegador
Há muitos navegadores disponíveis – Internet Explorer, Safari, Firefox, Opera e Chrome entre os principais. Como os visitantes não usam todos o mesmo navegador, é importante que a loja virtual seja compatível com todos eles para evitar perda de audiência. Devemos procurar utilizar as diretrizes do W3C, normatização que em tese garante que o código HTML seja processado em múltiplas plataformas.
Cor da fonte
A cor influencia o valor estético. Uma boa palheta de cores vai atrair visitantes e criar neles um interesse para saber mais sobre o site. Os tipos de cores a serem usados irão promover a usabilidade ou não. Evite muitas cores brilhantes, que facilmente cansam os olhos dos seus visitantes. Os designers devem ter uma boa noção do uso da cor para promover a usabilidade do seu site e valor.
Propaganda em demasia
É melhor restringir os anúncios para uma determinada seção e não tê-los misturado com o conteúdo, uma vez que irá criar um efeito difusor para os visitantes. A maioria dos usuários não gosta de pop-ups e interrupções de anúncios durante a navegação.
Pesquisa que não está disponível
Sempre forneça uma função de busca na loja virtual, isso permitirá que os usuários acessem facilmente a informação que estão procurando. E, mais importante ainda, é que a função de busca realmente ofereça resultados relevantes e tenha um mínimo de inteligência para auxiliar os usuários nas buscas falhas. [Webinsider]
…………………………
Leia também:
- O que é melhor: milhões de pageviews ou dezenas de clientes?
- Os top 4 influenciadores das conversões online
…………………………
Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.
Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.
Marcelo Goberto de Azevedo
Marcelo Goberto de Azevedo (@mgazevedo) é consultor do Mundo e-commerce, diretor de tecnologia na DragonSoft Tecnologia e no Meu Ecommerce, focado em consultoria de loja virtual. Leciona Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico.
Uma resposta