Clientes e agências, cada um de um lado do balcão

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As agências de web no Brasil estão caminhando em ritmo acelerado para a excelência. Nada mais justo, afinal estamos há anos inovando e compartilhando experiências do nosso cotidiano, além de sermos uma das nações mais criativas.

Tanto brigamos para burocratizar nossa produção e inflá-la com metodologias que creio estarmos atingindo um equilíbrio interessante entre o jeitinho verde-amarelo com as burocracias européias.

Todavia, muitos projetos ainda não fluem como manda o figurino, insistem em atravancar e causar prejuízos para agências e clientes. Partindo do paradigma de que o cliente sempre tem razão, muitas agências web têm procurado as causas das feridas de seus projetos olhando somente para dentro da própria agência.

Aumenta-se a documentação dos projetos, sobem os preços e tudo fica mais lento, travado e centralizado. Ninguém com salário superior a R$ 800,00 tem a tranqüilidade de tirar férias sem prejudicar o andamento dos trabalhos.

Para o bem do cliente, proponho um outro tipo de iniciativa, algo que incentive as empresas a contratarem profissionais web para coordenarem seus projetos juntos à agência web.

Tem muita fera do departamento de marketing, publicidade ou TI que é escalada para contratar e gerenciar o projeto do site da empresa, porém sua autonomia nem sempre é suficiente para organizar e fornecer todas as informações que nós (agências) necessitamos. Também falta a eles experiência para avaliar e homologar o site analisando-o das diferentes óticas envolvidas.

Bons projetos dependem de boas agências e de bons clientes. Estes ganham prêmios e trazem boas taxas de conversão. [Webinsider]

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Avatar de Daniel Rodrigo Bastreghi

Daniel Rodrigo Bastreghi é sócio administrador e Consultor de Marketing na DRB.MKT. Atua no planejamento, orientação e assessoria de ações integradas de marketing digital, pesquisas e implantação de sistemas MarTech.

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2 respostas

  1. Boas colocações amigo!

    Reforço teu comentário a respeito da documentação em massa que hoje as empresas tem uma certa preocupação em realizar.

    Vivemos também um momento onde, o fornecedor usa de todas as armas para defender qualquer problema que venha a enfrentar com o cliente, ao invés sim, se preocupar com o desenvolvimento do que se está sendo solicitado.

    Mas como colocaste, nosso jeito verde-amarelo com certeza está gerando bons frutos.

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