NewsGames amplia o entendimento da visualização de dados

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Com Luciene Santos.

Por mais interessante que seja o assunto, o consumidor médio de informação não se contenta mais em consumir uma determinada notícia se não houver à sua disposição aplicativos de imagem que o ajudem a entender melhor o seu conteúdo. Há outro tipo de ciberleitor ainda mais radical. Aquele que só se predispõe a consumir alguma notícia através de layouts, mashups, infográficos, animação 3D, ou em formatos de games com narrativas baseadas em headnews.

O mercado já percebeu essa tendência e começa uma lenta mudança nos bastidores da notícia rumo à soberania da imagem sobre o texto no universo das headlines. Embora a imagem seja a essência da TV foram os games que melhor souberam trabalhar com a informação sem texto. A novidade agora são as ferramentas de visualização de dados, que permitem ao usuário manipular massas complexas de informação.

O uso desse tipo de aplicativo possibilita o empacotamento de uma grande quantidade de informação em imagens geoprocessadas. Há quase 2 anos, a BBC de Londres vem desenvolvendo um protótipo do Dimensions como ferramenta de visualização de notícias. O projeto tem a parceria da agência Berg e o objetivo é se tornar uma ferramenta de ilustração de matérias, utilizando aplicativos de realidade aumentada.

Atualmente, o BBC Dimensions utiliza a mesma dinâmica para facilitar o entendimento de informações de alta complexidade. Por exemplo, a ferramenta projeta a localização da Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês) na superfície da Terra. A posição da ISS em órbita geoestacionária coincide com a Piazza dell’Duomo, em Milão, ao Norte da Itália. A mesma aplicação pode ser feita com outros dados e em diferentes regiões do planeta.

NewsGames em plataformas de mapas

A iniciativa da BBC abre ótimas perspectivas para o uso dessas ferramentas de visualização de dados além da contribuição já fornecida pelos infográficos. Elas podem ser associadas a interfaces de geoprocessamento de mapas dentro do tabuleiro de games baseados em notícia. Isso pode facilitar a transformação de linhas de texto de notícia em fontes de animação de fatos jornalísticos.

Em última análise, os NewsGames como notícia cartografada passaria ser algo ainda mais palpável. Nessa mesma linha de aplicação, o Show World foi criado em formato de um mapa mundial. A ferramenta manipula uma massa enorme de dados reais fornecidos por instituições de ajuda internacional, como a UNESCO, Banco Mundial e UNICEF. Através do aplicativo é possível saber o número da população mundial, uso de celulares pelo mundo, ou o número de filiados de uma determinada religião.

Para facilitar a noção de proporção, os países mudam de tamanho de acordo com os dados disponibilizados. Tal dinâmica, associada a funcionalidades de um game informativo, ajudaria na tomada de decisão dentro da trama. O aplicativo gera um código embed que permite embutir o mapa em um post e salvá-lo como imagem. Ou ainda fazer o download dos dados em formato de planilha. São recursos que otimizam a publicação da informação.

Aplicativos baseados nas redes sociais

No universo dos newsgames, as redes sociais tem um papel importante, pois podem funcionar como plataforma descritiva do jogo para a produção paralela de notícias. Partindo na mesma direção, ex-executivos da MySpace desenvolveram a Gravity – uma ferramenta de visualização de dados com base no comportamento do usuário nas redes sociais. Com o aplicativo, o usuário pode pesquisar conteúdos relevantes através de infográficos.

O material pode servir de base narrativa para começar um jogo baseado em uma notícia, já que apresenta algum grau de interesse dentro das redes sociais. A mesma dinâmica tem o Twinterest, que mostra em gráficos aquilo que possa interessar ao usuário. Com base em mensagens postadas no Twitter, o aplicativo compara o gosto de cada usuário com o de outras pessoas.

Isso ajudaria a formar comunidades de newsplays (jogadores de NewsGames) por meio de assuntos de interesse comum. Na mesma linha, o Convo.io aponta diálogos travados em conversas na web com base no interesse do usuário. Nos dois casos, os aplicativos funcionariam como “termômetro social” para guiar os jogadores no sentido de trabalhar melhor com os dados disponíveis, dentro do tabuleiro de jogo. Afinal, os jovens apreendem melhor quando estão pessoalmente envolvidos com a informação.

Aplicativos de criação de jornais online

O The Orbit é um aplicativo que visa criar uma espécie de jornal online com base nas próprias preferências dos usuários. A ideia cai na mesma armadilha criada por Nicholas Negroponte quando propôs o Daily Me (o meu jornal), cujo projeto não foi adiante. De qualquer modo, são propostas que buscam personificar a informação, associando-a ao perfil cultural e ideológico do usuário – campo fértil para gerar comunidades de interesses comuns. Essa iniciativa pode funcionar bem se for aliada a filtros que permitem o cruzamento de informação.

Afinal, o uso de ferramentas de personalização pode aumentar o risco das chamadas “bolhas de filtro”, que restringem a capacidade analítica do cidadão, em função do consumo exagerado de conteúdo personalizado. De alguma forma, o principio ativo dessas ferramentas se aplica à teoria dos newsgames. Como plataforma personalizada, os games informativos permitem a interação do jogador com a notícia, de acordo com suas preferências pessoais. Outra iniciativa é o WorkFlowy que permite criar listas de tarefas a serem realizadas.

Neste sentido, este projeto também se aproxima do conceito dos newsgames como produção, publicação e consumo de notícias. O aplicativo oferece uma página em branco onde o usuário pode criar uma lista personalizada, na qual os itens já realizados são riscados. Projetando para o tabuleiro de jogo, essa listagem poderia funcionar como um conjunto de ações e tarefas a serem feitas pelos jogadores, dentro de um projeto real de intervenção no espaço público, a partir de notícias correlacionadas.

Por trás desses aplicativos existe uma pergunta: como tornar o hábito de consumir massas complexas de dados em algo amigável e prazeroso? Os newsgames se apresentam como uma ótima possibilidade. Ao mesmo tempo, que permitem reunir aplicativos lúdicos e informação real numa mesma interface, o gênero de jogos informativos pode otimizar o trabalho de transformação de uma densa massa de dados em conteúdo de fácil absorção e compreensão. Afinal, como equilíbrio entre texto e imagem, os newsgames são pedagogicamente includentes. [Webinsider]

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Geraldo Seabra, (@newsgames) jornalista e professor, mestre em estudos midiáticos e tecnologia, e especialista em informação visual e em games como informação e notícia. É editor e produtor do Blog dos NewsGames.

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