Dez itens para seu link patrocinado ser aprovado

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Quando um novo anúncio de link patrocinado é criado no Adwords, ele vai ao ar imediatamente. Porém pode ser rejeitado posteriormente se ferir as diretrizes editoriais do sistema. Veja os dez mandamentos para seu anúncio ser aprovado sempre:

1. Verificar sempre se a URL de destino do link patrocinado e/ou da palavra-chave está com o botão de voltar funcionando corretamente.

Como verificar: abrir o browser no www.google.com. Colar e abrir a URL em questão no browser, esperar o download completo das informações e clicar uma vez no botão Voltar. Se o browser retornar para www.google.com, a URL está correta.

2. Verificar sempre se não há nenhum pop-up ou pop-under nas páginas de destino. Como verificar: limpar cookies e desabilitar o bloqueador de pop-ups do browser. Depois disso, abrir a URL de destino e checar se não há a abertura de novas janelas.

3. Evitar o uso de superlativos como “melhor”, “número 1” e “mais baixo” ou “menor” (quando for relativo a preço). Essas palavras podem ser utilizadas apenas se a informação for comprovada por uma fonte (revistas ou empresas de auditoria, por exemplo). A certificação deve estar localizada preferencialmente na página de destino do anúncio.

4. Evitar o uso de palavras comparativas. Se estiver escrito no anúncio que seu produto é melhor que o do concorrente, a página de destino deve ter uma tabela comparativa ou um texto explicativo que comprove essa informação.

5. Sempre verificar se as palavras estão escritas corretamente e se não há erros de concordância.

6. Abreviações: são permitidas apenas aquelas encontradas no dicionário. Não usar pontos entre as letras de uma sigla ? por exemplo: escreva FGTS em vez de F.G.T.S.

7. Não usar letras maiúsculas desnecessariamente. Não são permitidas palavras inteiras escritas com letras maiúsculas, a menos que sejam siglas de até quatro letras, façam parte do logotipo da empresa ou sejam o nome/modelo de um produto. É permitido, no entanto, escrever em letra maiúscula a primeira letra de cada palavra do anúncio.

8. É permitido o uso de um único ponto de exclamação no anúncio inteiro, e ele não pode estar no título. Os demais sinais de pontuação podem ser usados mais de uma vez no anúncio, desde que não seja repetidamente ? por exemplo: “Quer comprar barato????” está incorreto.

9. Frases que não podem ser usadas no anúncio: “Clique aqui”, “Visite!” e “Visite-nos!”.

10. Anúncios de alguns produtos são restritos:

  • bebidas alcoólicas: apenas vinho e champanhe podem fazer parte do texto do anúncio.
  • tabaco não é permitido
  • jogos de azar não são permitidos. A única exceção são as loterias do governo, cujos sorteios são feitos offline (Mega-Sena, Quina, Loteria Federal, Lotomania etc).

[Webinsider]

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Avatar de Ricardo Vaz Monteiro

Ricardo Vaz Monteiro (ricardo@siter.com) é é ICANN Fellow e autor dos livros "Escolha seu.com" e "Google Adwords: a arte da guerra".

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11 respostas

  1. Caro Ricardo,
    Assim como comentou o João Garulhos acima, verdade seja dita: seu texto é apenas uma cópia dos guidelines do Google.

    Educar o mercado assim é fácil…

    O mínimo que você deveria fazer era colocar no final um link para os guidelines do Google, caso o leitor queira saber mais sobre o AdWords. Porém, você preferiu omitir isso.

    Foi o que eu fiz em meu post anterior, para ajudar na educação dos leitores.

  2. Olá Ricardo,

    Parabéns pelo artigo!

    Estou desde 1999 atuando com WEB Marketing com ênfase para Comunicação Estratégica.

    Entre outros resultados, nossa organização contribuiu para aumentar em 50% a taxa de ocupação de um Hotel Fazenda na baixa temporada e aumentar em 100% os eventos corporativos.

    Na etapa de prospecção usamos também o link patrociando!

    Ricardo, hoje sabemos que os resultados que nossos clientes estão colhendo, por meio de nossas atividades, são frutos de uso intensivo de fundamentos de Marketing e dos fundamentos recomendados pelos nossos fornecedores entre eles o Google.

    E hoje, verificando o carinho com que você tratou dos fundamentos de um anúncio de link patrocinado, reforçou na minha alma o quanto que o poder está na simplicidade e na educação continuada dos fundamentos principalmente para a virtuosidade dos mais experientes!

    Muito Agradecido!

    Pedro Majeau
    WEB Marketer
    http://www.negocios-de-valor.com

  3. Caro Marcelo:

    Não precisa nem escrever livro para ler

    Escrever um livro e/ou escrever e divulgar matérias faz parte da educação de um mercado. O grande público ainda não conhece Links Patrocinados, ainda é coisa de geek.

    Todo esforço para educar um mercado é sempre muito bem-vindo, seja através de livros, artigos, e-books, vídeos no Youtube e etc. Assim o mercado decide o que é melhor para sí: criar e manter a campanha de Links Patrocinados internamente (é bico!), contratar um consultor externo, uma agência, ou não anunciar.

    Exemplo: Muita gente que nunca entrou no Adwords, nunca leu e talvez nunca lerá seu help, agora sabe através deste artigo que as diretrizes editoriais do Adwords são realmente muito simples.

    Portanto, sim, é necessário escrever livros, fazer e-books, escrever matérias e artigos para que o mercado se eduque, leia e decida.

  4. Caro MarX:

    É permitida a inserção do número de telefone no anúncio… o Google não faz essa proibição e portanto o anúncio também é distribuído pelos sites que usam o Adsense. É claro que sem o clique o Google não recebe, o cliente não paga e o parceiro do Adsense também não recebe nada.

    Caro João:

    Você está certo. Este texto foi me enviado pela diretoria do Google Brasil como cortesia para ser inserido no meu livro, e para ser distribuído.

  5. O problema que vem aparecendo nos últimos dias é o surgimento de anúncios com telefone do anunciante. Cheguei a ver um anúncio no meu site com o telefone como título e as palavras-chaves como descrição.

    Esse tipo de anunciante paga US$0,01 e tenta usar nossos sites como classificados grátis.

    O Google tem que olhar isso seriamente.

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