Linkbaiting: truques (alguns feios) para atrair links

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Você já ouviu o termo linkbaiting? Se você é blogueiro, pode até não ter ouvido, mas certamente já fez. Linkbaiting é o nome dado a um conjunto de práticas de SEO para fazer com que muitos sites apontem um link para o seu. Seriam “iscas” para atrair links, como diz o nome em inglês.

No Brasil, quando queremos falar o que os gringos estão chamando de linkbaiting, dizemos ?ah, isso é SEO?. Geralmente tem uma conotação pejorativa, de que o conteúdo não é informativo ou não é verdadeiro, que o único interesse da postagem é receber links, sendo infiel ou desleal com os leitores.

Há basicamente dois motivos para se fazer linkbaiting:

Um bom aumento de audiência

Meu artigo sobre a Cicarelli no Webinsider pode ser considerado um bom caso de linkbaiting, teve mais de 30 mil visitas em um único dia (com a ajuda de uma chamada no UOL). Fui oportunista: aproveitei o enorme buzz sobre o assunto para falar sobre tudo que estava relacionado com isso (a viralidade, a censura, etc).

Um bom linkbait faz o gráfico das estatísticas do seu site subir lá para o teto, os assinantes de RSS se multiplicarem, os cliques no Adsense aumentarem, etc, tudo isso de um dia para o outro.

Melhor posição nos sites de busca

Os melhores sites de busca têm um algoritmo que calcula o quão relevante um site é, de acordo com o número de links (de outros sites) que apontam para ele.

Quando um site recebe muitos links, ele aparece no topo das buscas – de acordo com a palavra chave relacionada a ele, claro. Isso faz com que, a longo prazo, a audiência aumente muito e sem os enormes custos que se teria para gerar a mesma audiência através de publicidade tradicional.

Como fazer linkbaiting

Com base no sites Problogger, Seobook, Performancing e algumas idéias minhas, preparei uma série de dicas para você conseguir links para seu site ou blog. Fique claro que eu não concordo com todas estas táticas, só estou enumerando para que possamos conhecê-las e conversar sobre elas. Além disso, a maioria destas coisas são senso-comum para quem lida com mídia, são aquilo que naturalmente chama o interesse das pessoas, portanto, não me venham dizer que não é novidade, porque não é mesmo.

1. Mexa com a comunidade

Crie coisas que envolvam a sua comunidade de leitores: faça concursos e prêmios como o Desencannes, algo que faça alguém famoso. Faça perguntas, enquetes, pesquisas de opinião sobre um assunto (quanto mais polêmico, mais links).

2. Seja o primeiro

Se você conseguir ser o primeiro a dar uma notícia bombástica, terá muitos links, porque todo mundo vai falar sobre o assunto, linkando para o seu site. Dois casos muito interessantes disso são o Million Dollar Homepage, e o One Red Paperclip.

O primeiro ganhou um milhão de dólares com uma página sem conteúdo, vendendo pixels. A polêmica questão de se ele conseguiria ou não gerou tanto tráfego na sua página que fez valer a pena para os anunciantes. Quem tentou repetir o feito, não teve o mesmo sucesso. A mesma coisa com o One Red Paperclip: um cara trocou um clipe de papel vermelho por uma caneta, e foi trocando, trocando, até chegar a uma casa no Canadá. O truque nesses dois casos foi ser o primeiro a ter a idéia.

3. Dê alguma coisa de presente

Você já viu algum site sobre Tai Chi? Eu já, visito sempre o Taijiquan.pro.br quando preciso baixar a tradução para português do WordPress. Dar alguma coisa de presente, seja um plugin, o design de um theme bonito para WordPress, um e-book, seja lá o que for, é uma ótima estratégia para receber links. Bons tutoriais entram neste pacote.

4. Listas, pesquisas e estatísticas

Bem, esta postagem é uma lista de como fazer linkbaiting. Na TV há muitos programas de listas – os dez melhores vídeos, as 50 mulheres mais ?sexy?… Não sei porque, mas listas chamam muita atenção. Da mesma forma, novas pesquisas e estatísticas que provem algum fato também são muito interessantes e geram muitos links.

5. Criar ou pertencer a uma comunidade

Se você pertence a uma igreja, uma associação, enfim a uma comunidade qualquer, escrever especificamente para esta comunidade com certeza gerará muitos links, pois todos os outros sites ou blogs que pertencem a esta comunidade linkarão para o seu site.

Há também comunidades em torno de marcas e produtos (iPod é um ótimo exemplo), programas de TV (Big Brother, Lost)… Se você conseguir criar uma comunidade nova em torno do seu site ou blog, melhor ainda.

6. Revelações, confusões, ataques, choques…

É disso que vivem alguns programas de TV sensacionalistas e tablóides. Revelar um grande problema na cidade, uma grande falcatrua ou algo errado que alguém ou alguma empresa está fazendo fará com que muita gente fale sobre o assunto, linkando você. Confusões, polêmicas e ataques pessoais a alguém ou alguma marca também geram muitos links. Além disso, postagens chocantes também dão audiência. Cuidado aqui.

7. Curiosidades, humor, cool

Fale sobre algo realmente curioso e interessante dentro do seu nicho, algo que ninguém sabe. Piadas, sacadas humorísticas e até zombar de alguém também gera muitos links. Na mesma linha, encontrar coisas legais, que as pessoas vêm e dizem ?oh!? também ajuda muito no linkbaiting. Você pode também falar sobre alguém importante, alguém que as pessoas procuram muito, como RBD ou a Britney Spears.

8. Fale do assunto mais comentado do momento

Há momentos em que toda a mídia praticamente pára para falar de um só assunto. Fale sobre este assunto também. Dê sua opinião, encontre novos fatos, faça perguntas aos leitores, faça uma enquete, enfim, aproveite que todos estão publicando, conversando e pensando sobre um assunto para aumentar os links para seu site.

9. Link outros sites e peça links para seus amigos

Aquilo que você dá, você recebe. Parece um clichê de auto-ajuda, mas funciona: se você apontar um link no seu site para outros sites relacionados ao assunto que você aborda, com certeza eles, no mínimo, perceberão que você existe. Com isso aumentam as chances de que eles assinem seu RSS feed. Acompanhando seu bom conteúdo, com certeza um dia eles linkarão para você de volta. Você também pode pedir para amigos seus linkarem ou fazerem entrevistas com você para gerar mais links.

10. Publique num grande site

Publicar matérias ou postagens em um site importante na sua área também deve gerar bastante atenção e links. Neste pacote entram sites de social bookmarking como o Digg e Delicious ou o brasileiros Rec6 e Linkk, e sites de social news como o Slashdot ou os brasileiros Overmundo e Outrolado.

Linkbaiting é certo?

Há uma certa polêmica sobre o assunto. Algumas pessoas simplesmente não admitem que se faça linkbaiting, dizendo que isso é errado. Outros, principalmente os probloggers (blogueiros que vivem dos seus blogs) veêm isso como uma prática normal e correta.

Bem, o próprio nome tem uma conotação de coisa errada. Um dos significados de bait, além de isca, é trapaça, armadilha.

De fato, dar uma informação falsa, ou agir de má fé contra o leitor para gerar mais links e melhorar sua audiência e posição em sites de busca me parece algo muito reprovável. Mas se o linkbait for algo como este artigo (que tem polêmica, linka para outros sites, é uma lista, é um tutorial, etc, mas é informativo) eu não vejo como algo errado.

Sua vez de participar

Então, aproveitando que você teve paciência para ler este artigo até aqui, faça um favor para o seu amigo: diga a sua opinião sobre linkbaiting, se é certo ou errado ou se você sabe algum modo de fazer isso que tenha me escapado. Pode ser aqui nos comentários, ou no seu blog ( linkando para este artigo, é claro. [Webinsider]

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Avatar de Gilberto Alves Jr.

Gilberto Jr (gilbertojr@gmail.com) tem experiência no mercado digital como designer de produtos, fundador de duas startups, gerente de projetos em agências digitais e gerente de produto no Scup. Agora procura um novo desafio. Veja mais no Linkedin.

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15 respostas

  1. Já ouvi falar muito sobre essas táticas, mas sem esses termos técnicos. Acho que exagerar não é bom mas como disse um dos maiores SEOS do mundo, se você faz o certo e mesmo assim o Google não te agrada, melhor fazer o certo. Exagerar nunca é bom, meu site icommercepage.com, é voltado especialmente para atrair visitas e links, temos vários Sistemas que vão de links, visitas, banners, até classificados, eventos e newsletter pessoal, tudo o que o Google odeia e o Alexa.com adora, às vezes temos que decidir o que é melhor para nosso Blog/site, as visitas ou o top rank.

  2. Muito boa estamatéria, mas não costumo usar o link baiting, sei lá, deixo que os visitantes apareçam naturalmente…

    Acho que não existe coisa mais chata que vc procurar alguma coisa, por exemplo, no google, e encontrar uma página que não tem NADA daquilo que vc está procurando…

    Parabéns pelo Blog, muito legal!

  3. Gostaria de complementar com mais uma técnica. Caso seja possível a compra ou registro de um domínio genérico associado ao tema central do Blog/site é recomendado o seu uso. Por que ? O volume de navegação direct type-in, onde o internauta digita no navegador um nome de domínio que ele julga ter o conteúdo de seu interesse não para de crescer. O registro de um domínio genérico pode trazer um fluxo constante de visitantes e com custo irrisório.

  4. Por momentos pensei que ia falar de links diretos comprados por donos de sites ou ditos profissionais SEO. Não confundir com anúncios de texto como os do Google que quanto a mim chamam erradamente de links patrocinados, dado que não são links diretos e por isso não influenciam no page rank dos sites que os colocam.

    Quem quiser vender ou comprar links diretos, pode usar sites que funcionam como mercados para este tipo de links, como o text link ads.

    http://www.text-link-ads.com/

    Não se sabe até que ponto o Google permite ou pune sites que compram ou vendem links assim. Por outro lado os robots do Google também não tem como saber ao certo se os links são comprados para influenciar o page rank dos sites ou não, a menos quando fica evidente que os links comprados não têem nada a ver com os tópicos dos sites que os colocam.

    Se receia que o Google possa entender mal as suas intenções, recomendo que não compre ou venda links diretos em sites como estes.

  5. Já tinha comentado sobre isto no seu Blog. O Link bait é certo desde que respeite o usuário.

    Só um detalhe. SEO está ganhando um conotação negativa aqui no Brasil. SEO é a utilização das boas práticas para um site como títulos descritivos ou links legítimos. Outro detalhe é que SEO é diferente de PageRank alto.

    Grande abraço

  6. Olha, falando sobre SEO, o lado bom do linkbaiting é que o site não pode ser punido e retirado dos mecanismos de busca.
    Mas é algo que, em breve, não será tão útil para melhorar a classificação de sites, a não ser que seja feito da forma correta.
    E o que será o a forma correta?
    Os mecanismos de busca e o Google, principalmente, querem cada vez mais organizar o conteúdo disponibilizado na internet.
    Então, cada site recebe diversas classificações que são computadas e tranformadas em algorítimos. Este site, por exemplo, talvez seja classificado como NOTÍCIAS > ARTIGOS+INTERNET.
    Então, quando o robô do Google vier visitá-lo, fará um levantamento da qualidade desses links. Verá quais links são relacionados ao conteúdo deste site e quais não são (links que apontam para algo que nada tenha a ver com o conteúdo), e assim, consolidará a relevância do site para o mecanismo de busca.
    A complexidade das análises feitas pelos mecanismos de buscas está aumentando cada vez mais e essas táticas estão sendo observadas.
    Os mecanismos de busca querem entregar os resultados esperados por quem faz uma busca e não uma infinidade de links sem nexo com o assunto buscado.
    Sou a favor de sempre fazer SEO baseado em como o site será buscado. A determinação das palavras-chave é essencial. E trabalhar em cima delas ainda é o melhor caminho.
    Abs,
    Thomaz Dantas

  7. Cara, conseguir bons links é uma briga tremenda. Eu comemoro qualquer resultado nesse sentido.

    Quero acrescentar um blog coletivo à tua lista, o Goitacá (www.goitaca.com). Para participar basta se inscrever lá no próprio site.

  8. Gilberto, muito interessante a matéria. Parabéns.

    Aproveito pra realçar o que o Salada de Bits ai em cima falou, é muito, mas muito complicado para quem acaba de criar um blog, gerar muita visibilidade para o mesmo.

    Eu criei um blog por exemplo, que fala sobre tecnologia, design, comunicação e um pouco sobre gadgets, ainda está em sua fase inicial, mas vejo que é dificil gerar essa visibilidade. O importante é não desanimar e investir muito no networking, seja com outros blogs, com conhecidos, listas de discussão, etc.

    []´s
    F#Levi

  9. Desde que comecei o meu passatempo no chmod007 que venho lendo artigos sobre como blogar de acordo, atrair leitores e gerenciar feeds.
    Enquanto lia seu texto, notei que já fiz muitas das coisas aí descritas.
    Não sei se esse termo linkbaiting seria tão pejorativo assim, já que muito do que se diz aí, pode ser conhecido mais como tecnica de marketing do que trapaça. É como a coca-cola, que a cada 2 meses tem uma promoção nova: Junte 57 tampinhas, pague mais reais e ganhe uma caneta. Sim, são campanhas de marketings injustas, mas todo mundo gosta,e compra o refrigerante só por causa dessas promoções bobas. Isso se formos ver o caso mais extremista da coisa, claro.
    Em outros casos, nem é tão agressivo assim. Lembro-me da onda Cicarelli, eu entrei nessa e publiquei 3 materias em sequencia sobre o assunto. Entre elas estavam uma lista com todas as materias que lia respeito do caso (que rendeu alguns links de volta ao meu blog) e um tutorial de como burlar o bloqueio do youtube. Acho que isso não foi nada mau da minha parte, na verdade foram dois posts sobre um assunto polemico, mas de forma totalmente diferente do que se via durante o hype que aconteceu.
    É como eu sempre digo, tudo depende do ponto de vista. Ninguem vê os 3 lados da moeda ao mesmo tempo 😉

  10. Gilberto,

    Um blog iniciante tem muita dificuldade para mostrar que existe, independente da qualidade do seu conteúdo. Por isso, acaba sendo necessário um marketing de guerrilha para conseguir divulgação.

    Entretanto, há maneiras mais e menos éticas para fazê-lo. Ataques pessoais (item 6) usados para gerar polêmica, na minha opinião, são de mau-gosto e com resultado discutível, principalmente se o seu blog for mais sério.

    Os demais, se bem utilizados, podem render o resultado desejado.

    Investir em comunidades com as quais você tem afinidade, por exemplo, pode gerar 2 resultados altamente positivos: público qualificado (realmente interessado no assunto do seu site) e boas amizades (ainda me correpondo com pessoas que conheci em fóruns hoje extintos).

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