Bem, conversão é simplesmente a ação que você espera que o visitante do seu site tome ao entrar nele, que pode ser preencher um formulário, fazer um download, comprar um produto, pedir um orçamento, assinar um boletim informativo ou mesmo enviar um contato.
A conversão normalmente tem intenção comercial. Em 99 por cento dos casos trata-se da compra de um produto, da compra de um serviço ou do preenchimento de um formulário para um site de geração de novas oportunidades.
Na prática, a maioria dos iniciantes nos negócios na internet tem como primeira e maior preocupação saber se o seu site atrairá pessoas. A preocupação realmente procede – afinal foram feitos investimentos no desenvolvimento do site, nos produtos e, dependendo da orientação, em links patrocinados.
Por isso, é natural preocupar-se com o número de visitas que seu site receberá. Mas isso não será suficiente para justificar o investimento; outros aspectos são igualmente importantes e o mais importante deles é a taxa de conversão.
Taxa de conversão é, literalmente, a razão entre as pessoas que visitam e permanecem em seu site e as que convertem, isto é, executam a ação que você esperava.
Então vamos um exemplo: se você tem um site que recebe cerca de 1.000 visitantes por mês e 10 dessas pessoas compraram algo de seu site (se for esta a ação esperada), então um por cento do seu tráfego é convertido e sua taxa de conversão é de 1%.
Como medir a sua taxa de conversão
Se você tem um novo site e está apenas começando, ainda com poucos visitantes por mês, você terá dificuldade para medir sua taxa, pois assim como no AdWords e em publicidade paga em geral, é preciso de tempo para gerar dados e informações regulares sobre seus visitantes. Essas informações podem ser conseguidas através do Google Analytics, elas o ajudarão a tomar decisões mais acertadas sobre as ações de conversão.
Podemos considerar duas escolas de pensamento quando se trata de otimização de taxa de conversão. A primeira é testar primeiro, analisar e corrigir posteriormente, o que exige dedicação e otimismo.
A segunda é começar pela pesquisa de mercado, tentando entender os desejos do seu público-alvo e suas necessidades. Eu acho que os dois podem caminhar juntos: uma investigação pode ser feita sem muita dificuldade, principalmente para a pequena empresa que conhece bem seu público e seus produtos e serviços.
Agora seu site está no ar e seus visitantes chegarão através dos buscadores, ou de banners, ou links patrocinados. Mas de que adianta seu site ter milhares e milhares de visitas e nenhuma chamada para conversão? Assim você não terá uma única conversão.
Landing page
Para começar a resolver esse problema de conversão vamos falar sobre a landing page. Landing page é a primeira página que um visitante vê depois de clicar em um link específico ou de digitar um endereço no browser. Sempre que fizer uma divulgação, faça de forma que a página de destino tenha ação para conversão.
Dê especial atenção ao detalhamento do produto ou serviço: prepare um botão de conversão em cor diferente do restante da página para que ele sobressaia diante das outras informações e sempre deixe claro os passos seguintes que seu visitante terá que fazer. Você não vai querer que seu visitante se sinta perdido dentro do seu site; se isso acontecer ele vai sair e procurar outro site.
Esta é realmente a essência da conversão. É o processo de transformar o tráfego do seu site em clientes, e há muitas maneiras diferentes para você fazer isso. Como eu disse, você pode pesquisar primeiro. A pesquisa é sempre uma boa ideia . Você pode ir direto com o teste, preparando uma página e monitorando os resultados através do Google Analytics. De qualquer forma o importante é que você se preocupe em entender seu visitante e transformá-lo em cliente.
Abraços e até a próxima. [Webinsider]
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Paulo Érico Canarim
Paulo Érico Canarim (@PauloCanarim) é diretor pedagógico da Nautilos Marketing Digital e diretor comercial da VinicciBrindes. Mais no Facebook.