O sucesso das empresas 2.0 depende das mídias sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

livro midias sociaisPara se manterem competitivas e na vanguarda das suas áreas de atuação, as empresas precisam monitorar e ter uma gestão eficiente das mídias sociais.

E foi dessa necessidade que o Scup lançou o livro “Monitoramento e Métricas de Mídias Sociais: do estagiário ao CEO”, produzido pela DVS Editora, um guia prático para toda a empresa aprender a usar as redes de forma estratégica e eficiente. O livro propõe uma metodologia de trabalho e análises completas nas redes sociais e tem como objetivo disseminar as melhores práticas deste universo, para todos os profissionais que atuam ou se interessam pelo tema. A publicação é de autoria de Diego Monteiro e Ricardo Azarite, especialistas em social media.

Este livro tem dois papéis. O primeiro, focado em gestão e negócios, é revelar a importância do monitoramento de mídias sociais para profissionais de qualquer área e posição. O segundo, focado em aspectos do dia a dia, é apresentar uma metodologia útil para quem trabalha com mídias sociais, tirando estratégias do papel.

“As informações provenientes das redes são extremamente relevantes para todas as áreas e níveis hierárquicos das organizações. Devem dominá-la os profissionais de marketing, recursos humanos, logística, atendimento ao consumidor entre outros. Isso porque uma informação coletada na rede pode ser útil, de maneiras diferentes, a todos os setores de uma organização”, afirma Diego Monteiro, cofundador do Scup e coautor da publicação.

A publicação é dividida em duas partes – aspecto de negócios e aspecto técnico de monitoramento e métricas. A primeira revela a importância do monitoramento e detalha as etapas e dificuldades de uma empresa que deseja dialogar com os clientes no mundo digital. A todo o momento, o debate é ilustrado por depoimentos de profissionais da área que atuam em instituições como Vivo, Philips, Grupo Fleury, FAAP e outras.

“Percebemos que as empresas contratavam a nossa plataforma, mas não sabiam a melhor maneira de usar a ferramenta e de analisar o comportamento colhido de acordo com os dados provenientes do monitoramento. Tudo o que a ferramenta proporciona deve ser utilizado a favor do desenvolvimento da organização, e, por isso, usamos as histórias desses clientes para contar os problemas e as soluções”, analisa Monteiro.

A partir desse cenário, os autores unem os pontos até chegarem à metodologia de trabalho chamada SMC (Social Media Cycle), apresentada no livro e que caracteriza a ideia do Scup de atrelar estratégia à rotina diária de mensuração de resultados. “Queremos que todo o mercado esteja conectado, trocando informações e crescendo juntos. A metodologia basicamente une informações e experiências para alavancar o padrão de monitoramento de redes sociais”, explica Monteiro.

A obra reúne depoimentos e casos reais de grandes clientes da empresa, com tabelas, gráficos e números e outras informações e análises de grande relevância para as áreas de Business Intelligence e CRM. Ainda, traz direcionamentos e dicas para a prática do SAC 2.0, atividade cada vez mais adotada por empresas de todos os segmentos.

Sobre o livro

Monitoramento e métricas de Mídias Sociais: do estagiário ao CEO
Autores:
Diego Monteiro e Ricardo Azarite
Editora: DVS Editora
Páginas: 216
ISBN:
978-85-88329-81-2
Preço: R$ 45,00

Link do livro na editora: www.dvseditora.com.br/lancamentos/midias-sociais.html

[Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Acesse a iStockphoto. O maior banco de imagens royalty free do mundo.

Avatar de Vicente Tardin

Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *