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Não precisa ser nenhum gênio da comunicação e da TI para identificar o tamanho das mudanças que presenciamos hoje, novas tecnologias invadem nosso dia a dia, a quantidade de informação que despejam em nossas cabeças minuto a minuto é frenética.

Com o tempo você começa a entender como esse sistema funciona, aprende a selecionar o bom do ruim, ganha experiência para antecipar mudanças e filtrar o que pode ser vantajoso ou não, aprende a se adaptar e a ouvir, estes elementos e a sua combinação serão os divisores de águas entre o fracasso e o sucesso.

E os exemplos estão mais próximos que imaginamos.

Quem não se lembra da grande e poderosa Microsoft e o bilionário Bill Gates, que nas décadas de 1980 e 1990 revolucionaram nossa forma de pensar na tecnologia, abriram portas para novos sistemas e concorrentes.

Quando estava em seu auge, a corporação focou no seu umbigo e, quando resolveu observar as mudanças em seu entorno, viu a Apple como o papa-léguas ultrapassando o coiote. A Microsoft se encontrava sem o CEO Bill Gates, sem produtos diversificados e com um faturamento em queda.

Além disso, não podemos deixar de falar da Google, Facebook e outros que, com seus líderes visionários, diversificaram seus produtos com inovação, restando à Microsoft correr atrás do prejuízo: lançou o Windows 7, seu console  XBOX 360, o Windows Phone, comprou o Skype agora lança o outlook.com que integrará com Skype fechando as portas para o Hotmail e MSN. E não satisfeita, recentemente chamou de inovador o complicado Windows 8 e em breve lançará o Xbox 720.

Só para constar: neste meio de caminho desenvolveu seu pífio buscador, o Bing.

Por sua vez, após o falecimento do grande Steve Jobs, CEO da Apple, foi a vez da gigante deixar nítida a queda da empresa no que tange a inovação. Se observarmos cuidadosamente, a Apple não teve a mesma atitude que a Microsoft, não ficou olhando para o próprio umbigo (mesmo tendo em conta o valor correspondente ao PIB norte americano), ela se manteve atenta a tudo em sua volta e procurou estar um passo a frente, mas infelizmente agora vem cometendo erros e mais erros. Lançou três versões de seu iPhone, com mudanças insignificantes. Agora, o iPhone 5 nos trouxe a grande e maravilhosa surpresa,  um aparelho maior e com material mais resistente que, ao meu ver, transmitiu um recado claro: a Samsung está crescendo no mercado e correndo por fora, vamos copiá-la, em tamanho e resistência. Ela tem o Galaxy Note e nós vamos criar o iPad mini.

Já sabemos onde isso vai dar…

Por que contei essas histórias? Simplesmente para mostrar que não importa qual seja seu tempo de mercado, se possui nome ou não, se tem experiências infinitas. Se não estiver atento às mudanças de mercado e apenas se sentar sobre suas experiências e status, a descida da ladeira será íngreme demais.

Repense sua forma de gerir, transforme seus problemas em soluções e por mais clichê que venha ser a frase a seguir, “pense fora da caixa”. A Microsoft foi sucesso por sua inovação, Apple por sua simplicidade e elegância.

E você? Quer simplesmente viver correndo atrás ou estar sempre um passo à frente?  Só depende da sua postura. Mude agora ou caia no esquecimento! [Webinsider]

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Juliano Alvarenga é publicitário e sócio proprietário da Imix Comunicação. Twitter: @jualvarenga.

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