Por que os desejos são os pontos de partida para os projetos?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Em um mundo onde pessoas e máquinas estão cada vez mais conectadas e dependentes, há a tendência em pensar que, sem “determinado aparelho”, ou “sem aquela nova geladeira”, não estamos felizes, não nos sentimos completos.

Mas a verdade é: este determinado aparelho que você tanto deseja, foi objeto de estudos de designers, estrategistas e equipe de criação e vendas sobre você mesmo. Eles compreenderam o desejo das pessoas e responderam com um objeto que parece perfeito para você.

Há pouco mais de 10 anos, celular era opcional. Hoje, somos uma nação inteira de celular na mão e não podemos viver sem eles. E o desejo sobre as funções do aparelho foram aumentando também, até que eles são menos um objeto de comunicação por chamadas e mais uma cesta de aplicações web que solucionam pequenos problemas.

Ao mesmo tempo, em agosto deste ano, o mercado automobilismo nunca vendeu tanto carros quanto antes em sua história. O que parece estranho em um mundo no qual as pessoas estão cada vez mais compromissadas com o meio ambiente, especialmente nas grandes cidades como São Paulo, em que incentivos para ciclistas e reciclagem de lixo não param de crescer.

Isso pode parecer o final dos tempos ou o começo dele se os profissionais como desenvolvedores, designers, empresas e estrategistas de produtos e serviços não se atentarem para o impacto humano e social de seus produtos e serviços, há curto ou longo prazo.

Uma vez que as pessoas desejam algo e têm a visão prática desse desejo concretizada em um produto, dificilmente elas irão abrir mão daquele produto que tanto atende às suas expectativas.

Foi pensando na importância de que estes profissionais compreendam com mais profundidade os princípios fundamentais humanos, que criei o evento De Volta aos Princípios. Nesta primeira edição irá tratar de Desejo, Projeto e Planejamento.

O evento tem formato interativo, que chamo de “arena de conhecimento”, no qual todos os participantes são indispensáveis para promover conhecimento coletivo.

E quem é nosso convidado de honra para este lançamento, é o Nilson José Machado, Professor Titular da Faculdade de Educação da FEUSP.

Autor de diversos livros sobre temas da Epistemologia, Educação e Comportamento, ainda títulos voltados para crianças. Leciona em cursos de graduação e pós-graduação, tendo orientado algumas dezenas de mestrandos ou doutorandos. Foi Professor Visitante do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, no Programa Educação para a Cidadania. Por anos foi Chefe do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da FEUSP.

Além de receber Certificado de Participação, para inspirar nossas discussões teremos a exposição de fotos de João Puerro. Tudo envolvido em um ambiente extremamente charmoso e acolhedor, que é o novo espaço de eventos Casa 724 da Treze.

Dia 06/12, na Rua Treze de Maio, 724, São Paulo/SP.

Das 20h às 23h

R$ 250,00, com pagamento feito no local do evento.

Mais informações sobre valores e reservas, busque a página De Volta aos Princípios no Facebook ou entre em contato pelo devoltaaosprincipios@gmail.com

Até lá! [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Acesse a iStockphoto. O maior banco de imagens royalty free do mundo.

Avatar de Melina Alves

Melina Alves (@melinalves) fundadora da DUX Coworking. Consultora em User Experience, Designer de Experiência e Interação. Mantém o blog Melina Alves.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *