Dicas para facilitar sua campanha de e-mail marketing

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Antes de enviar uma peça de e-mail marketing, certifique-se de observar alguns detalhes importantes. A pressa pode ser letal, porque o sucesso da ação depende, inicialmente, da recepção e visualização da mensagem enviada por você.

Aqui estão algumas dicas que podem também funcionar como um “checklist” para detectar problemas no modelo (template) a ser enviado para sua lista de clientes ou assinantes. Algumas resumem as principais dificuldades encontradas durante a produção do template e outras já são velhas conhecidas dos profissionais que trabalham com web.

– Otimize as imagens para web
Utilize sempre JPG ou GIF com 72dpi. Mais do que isso, é desnecessário e inútil.

– Recorte das imagens e montagem do HTML
Quando uma determinada área do seu template tiver cor chapada, você pode optar por inserir essa cor no código HTML, ao invés de inserir uma imagem com cor chapada.

– Utilize links mapeados
Adote a tag ?map? para criar links nas imagens, porque isso diminui a possibilidade da sua mensagem ser classificada como spam.

– Sempre utilize target=?_blank? nos links

– Não esqueça de trocar o caminho das imagens no HTML
Antes de enviar o template, certifique-se de que o caminho de todas as imagens está correto.

– Visualize o material pronto sempre no Firefox e IE.
Para garantir que o layout de seu template seja visualizado perfeitamente, procure fazer testes utilizando o Internet Explorer e o Firefox.

– Personalize sua mensagem
Personalize de modo a gerar uma pequena diferença no texto de cada mensagem. Isso também diminui a possibilidade de classificação como spam.
Ex.: Utilize o nome do destinatário no assunto do e-mail ou no corpo da mensagem.

– Uso de palavras bloqueadas
Se for imprescindível o uso de palavras que possam ser barradas pelos antispams, gere uma imagem dessa palavra.

– Crie contas em e-mails gratuitos para testar os templates.
Para testar o layout e verificar se a sua mensagem será classificada como spam, crie contas de e-mail gratuitas (Hotmail, Yahoo, Ig, Gmail etc.) e faça envios de teste. Assim você garante que sua mensagem será visualizada corretamente pelos usuários e verifica se o template poderá ser classificado como spam em vários provedores diferentes.

– Uso de Front Page
Se você utiliza o Front Page, retire meta name=?Generator? content=?Front Page?/ ou qualquer referência ao nome Front Page do código, pois as ferramentas anti-spam dão uma pontuação alta aos templates produzidos nesse software.

– Evite enviar um formulário por e-mail
Utilize um link que envie o usuário para o seu site, onde ele preencherá todas as informações. [Webinsider]

Avatar de Alexandre Okubo

<strong>Alexandre Okubo</strong> (suporte@virtualtarget.com.br) é coordenador de suporte na <a href="http://www.virid.com.br/" rel="externo">Virid Interatividade Digital</a>.

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18 respostas

  1. Muito boa explanação sobrw o assunto e o debate em si.
    Informo que realizamos serviços de campanhas de e-mail marketing, somos uma empresa séria e criativa, que valoriza a maior e mais eficiente ferramenta web que é o e-mail.

    Base de dados e-mail validos de todos os segmento e regiões do Brasil Conheça acessando http://WWW.GNOVE.NET

  2. Dizer que o e-mail marketing acabou é um mito, mas concordo sobre uma matéria falando sobre o uso dos FEEDS como meio de marketing, não vi nada ainda e a maioria dos meus clientes desconhecem esse tipo de recurso.

  3. Uma coisa muito importante, é o SPF. O SPF tem que ser válido(pass), pq a primeira coisa que um servidor verifica se quem está mandando é realmente quem ele diz que é. Ninguém se preocupa com isso, nem o WebInsider que o resultado do SPF é softfail. Portanto, se seu SPF resulta em pass,
    já são 50% de chance de seu e-mail ser entrege.

    Até

  4. Concordo com o Marcos Raul de Oliveira, quando diz e-mail marketing (que não morreu e está bem vivo)… está BEM VIVO MESMO… o retorno que grandes empresas vem tendo (submarino por exemplo envia com frequencia.. e eles não estariam enviando se não tivessem retorno). E como o Alexandre Okubo citou no comentario dele na pesquisa com grandes empresas E, o e-mail marketing foi apontado como o recurso mais utilizado por 83% das companhias.. Ou seja o email marketing morreu pra quem não quer receber (ou só quer receber emails de amigos ou de trabalho) ou pra quem confunde email marketing com Spam…

    Jura

  5. acho que isso é altamente barrado pelos programas de emails , principalmente muitos emails falsos estão usando isso para mascarar os links para executaveis, infelizmente isso ai morreu , até conseguirem um meio seguro para mandar emails.

  6. Olá,

    Estou fazendo meu trabalho de conclusão de curso relacionado a e-mail marketing (faço marketing e trabalho com web a bastante tempo) e tenho opiniões bastante críticas a respeito, quando terminar a pesquisa publicarei as conclusões.

    No momento, acredito que boa parte das dicas dadas pelo Alexandre podem ser encontradas na cartilha disponibilizada pelo site http://www.emaillabs.com/resources/.

    Muitas das dicas são válidas e para os profissionais que trabalham com o e-mail marketing (que não morreu e está bem vivo), devem ser utilizadas.

    Tirando opiniões, vou colocar um trecho do meu pré-projeto para ilustrar:

    Uma pesquisa publicada no e-Marketer (http://www.emarketer.com/Article.aspx?1004680) mostra que uma parte das buscas on-line, para compra de um determinado produto, começa em outros canais de marketing, mas que aproximadamente 29% começa em um e-mail, seja ele recebido direta ou indiretamente.

    Outra pesquisa, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil mostra que em 2006, os brasileiros usaram 82,84% do seu tempo na Internet trabalhando com e-mail, pesquisa essa confirmada pelo IBOPE , que no mesmo período, identificou que 78% dos entrevistados utilizaram a maior parte do seu tempo na Internet da mesma maneira.

    O e-mail é uma ferramenta que atinge diretamente o usuário com uma notícia ou informação unicamente de seu interesse. Partindo-se desse princípio, o e-mail marketing utilizado corretamente torna-se tão indispensável para a empresa quanto qualquer outra ação de marketing direto.

    Tanto que o e-mail marketing tem crescido proporcionalmente ao seu retorno, por se tratar de uma ferramenta barata, e com um alcance sustentável.
    Segundo Rapp, Stan e Martin, Chuck em seu livro Maxi-e-Marketing no futuro da Internet:

    ?Em geral, o custo de se chegar até o cliente via correio convencional varia entre US$ 0,50 e US$2,00. O custo de uma campanha de e-mail gira em torno de US$0,01 e US$0,04 centavos cada, e praticamente, não há limiete para as possibilidades de ampliação.?

    Porém a maior dificuldade das empresas é como não tornar sua comunicação por e-mail em um SPAM. O SPAM é o termo definido aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas e que o seu conteúdo é exclusivamente comercial, esse tipo de mensagem é chamada de UCE (do inglês Unsolicited Commercial E-mail), por outro lado, o SPAM também é uma informação que vai de um ponto A para um ponto B utilizando o e-mail como ferramenta, sendo que a não é direta por existirem agentes intermediários assim como diferentes interesses envolvidos no fluxo dessa informação.

    Está claro que há os interesses das empresas que desejam adquirir visibilidade através do web marketing, dos provedores de Internet, dos usuários satisfeitos e dos usuários insatisfeitos. [CHAVES, Carolina de Albuquerque Valentim].

    Assim, a linha entre SPAM e e-Mail Marketing é muito tênue e dessa forma, pode-se acreditar que muito da comunicação on-line por e-mail desejada, empresa x cliente, acaba sendo considerada SPAM devido ao acumulo de lixo em suas caixas postais mas mesmo assim trazendo algum resultado para a empresa.

    Pondo um fim no meu comentário que já é quase um artigo, espero que minha pesquisa mostre algum resultado importante para todos e quem sabe publico um artigo aqui ou no meu blog para falar mais a respeito?

    Espero ter colaborado.

    []s
    Raul
    http://mundovampyr.spaces.live.com

  7. É estranho se falar de e-mail marketing no Brasil. Somos extremamente exagerados, verdadeiros canibais do capitalismo. Por isso recebemos diariamente uma carrada de ks de propaganda desnecessárias à nossa realidade.

    Na minha opinião o sistema de comunidades é imbatível, você pode pegar desde pequenos grupos até a rede mundial, dependendo do seu produto, claro.

    Tem um cara mesmo que conheci numa comunidade de Freud, ele tá ganhando os tubos mandando os lançamentos de filmes e literatura digital. Isso apenas mandando mensagens para as comunidades relacionadadas.Eu mesmo já comprei DVD dele.

    Os hot sites também são uma boa pedida para aqueles que não podem ter um blog, mantendo-o atualizado semanalmente. Fazer publicações direcionadas aos hot sites pode levar somente clientes que já estavam buscando aquilo, economizando banda, porque ser visitado também custa espaço em Disco Rígido, mesmo que seja no servidor.

    Quanto às dicas, considero de extrema relevância para quem ainda se aventura no envio de mail marketing.

    Bless!

  8. Várias vezes recebo e-mails de CRM sem ter me cadastrado e tem lá a opção de Não quero mais receber. Quem garante que aquele link não irá ativar o meu e-mail como válido e ser usado para outras campanhas ao invés de desativa-lo?

    Quando recebo esse tipo de e-mail, bloqueio o remetente imediatamente pois sei do risco posso correr ao clicar nesses links.

    Sei que existem empresas idóneas que realmente desativam e nunca mais mandam, mas também sei de muitas (que nem regularizadas são) que simplesmente fazem PANFLETAGEM VIRTUAL, desreipeitando tudo e prejudicando a todos.

    Acho que as empresas SÉRIAS que trabalham com este tipo de relacionamento deveriam se juntar e criar associação e adotar um selo de qualidade em seus e-mails mostrando que respeitam a opção do destinatário.

    Um abraço!

  9. Boa materia Ale, Parabéns.

    Concordo com o Fabio o e-mail marketing ja morreu, hj é muito usado mais tende a sumir em muito pouco tempo, temos ferramentas muito melhores e mais uteis que estão ganhando seu espaço.

  10. Alexandre, como falei anteriormente, até as newsletter que assinei vão para a pasta de lixo também, o abuso é geral. Não perco tempo catando milho na lista de emails recebidos.

    Este conceito eu passo para meus clientes, usem RSS.

    Se o site que gosto não tem RSS, então verei as novidades na próxima visita (quando me lembrar dele). Newsletter nunca mais!

    Email, só para contatos comerciais e amigos.

    abraços

    Fabio

  11. É muito importante a opinião dos usuários, afinal são o principal alvo das propagandas legais e vítimas do Spam.
    O que não podemos é confundir e-mail marketing com Spam, são práticas distintas. A diferença entre o SPAM e o E-Mail Marketing é que o primeiro enche a caixa-postal do usuário com propagandas não solicitadas, já o segundo utiliza a permissão prévia (double opt-in) do usuário para o recebimento de mensagens sobre assuntos que lhe interessam.

    Não podemos negar que nos últimos anos tem sido crescente a quantidade de Spams circulando na internet o que prejudica o uso da rede para transações comerciais, porém muitas empresas utilizam o envio de mensagens por e-mail de forma correta, seja para fortalecer o relacionamento com o seu cliente, trabalhar o branding da empresa ou para endomarketing. As dicas foram feitas na intenção de auxiliar estes profissionais, que utilizam o e-mail corretamente como ferramenta de marketing. Acredito que aos poucos as pessoas vão entender a diferença.

    Recentemente, a Associação Brasileira de e-business consolidou uma pesquisa na qual aponta o Panorama do Cenário do uso do Canal web com foco no marketing e comunicação nas empresas Brasileiras e contou com a participação de 42 empresas de médio e grande porte, como, Philips, Pirelli, Roche, Rhodia, Eletropaulo, Ford, Unilever, Telefônica, Fleury, Shering, GE Eletronics e outras. Os números obtidos indicam que a grande maioria (80%), considera imprescíndivel a utilização da internet como canal de relacionamento. E, o e-mail marketing foi apontado como o recurso mais utilizado por 83% das companhias.

    Hoje, existem ferramentas para envio de e-mail marketing que contemplam diversos recursos AntiSpam como: segmentação de base de dados, validação de SPF (Sender Policy Framework) na própria ferramenta, separação automática de e-mails inválidos, opt-out automático integrado com as barras de ferramentas de webmails como Windows Live, dentre outros. Inclusive já estão utilizando o método DKIM (DomainKeys Identified Mail) que gera uma assinatura digital para envio dos e-mails possibilitando aos provedores de internet validarem a autenticidade do remetente e a integridade da mensagem.

    Estes recursos somados aos profissionais bem intencionados, com certeza, promovem um marketing de permissão e relacionamento que respeita o usuário.

  12. Ótimas dicas…. sem você pensa em se tornar um spammer. Concordo com o comentário acima. Email marketing está com os seus dias contados. Se eu recebo um email não solicitado a empresa acaba caindo no meu conceito.

    Esses dias comecei a receber spam da FGV. Pra eles é email marketing, mas como nunca me perguntaram se eu gostaria de receber o email eu considero spam. Essa é a grande diferença. Só é email marketing se você solicitou. Aos que pretendem usar esse tipo de ferramenta eu sugiro que leiam antes o livro do Seth Godin chamado Permission Marketing. Tenho certeza que após a leitura do livro você nunca mais vai fazer spam na vida.

    []s

  13. As dicas enviadas pelo Alexandre Okudo são dicas válidas para quem quer trabalhar o e-mail marketing de forma correta, com base de dados opt-in, com comunicação direcionada com o intuito de relacionamento.
    A dica enviada pelo Clístines é uma dica típica de spamer e não deve ser usada, por isso a importância de trabalhar corretamente.

  14. Muitas pessoas confundem campanha de e-mail marketing com envio em massa de propagandas (spams).

    A diferença é clara, você se cadastrou e autorizou o envio.

    Não podemos esquecer que todos os e-mails da campanha deve possuir ao seu final um link para a remoção do e-mail do cadastro caso não deseje receber mais publicidade. Temos regras para campanhas e os spams não se enquadram a elas.

    Fabio está correto, muitos possuem filtro como ele, que spam vai direto para o lixo, porém, quem recebe campanha de e-mail marketing libera o recebimento, um exemplo é o e-mail diário do submarino que recebo.

  15. Esqueceram de falar da frequência com q isso é feito.
    Não pode abusar mto! Vc ñ pode enviar um email tdo dia pro seu cliente!
    se naum, ele msmo irá colocar vc na lista de lixo eletrônico.

    Outra opção q dá certo, é enviar os emaisl a partir de um remetente tda vez.. mas com um end. de resposta igual.

    qdo vc envia mtos emails com o msmo end. vc fica mais sujeito a cair nas listas de spamers(enviadores de spam)

    espero ter ajudado

  16. E-mail marketing já era, o spam acabou com a credibilidade da propaganda por email, e as vezes até do veículo. Quê já não pegou um vírus!

    No meu caso devido ao grande volume de lixo que recebo, criei um filtro no cliente de email onde se o remetente não estiver na lista determinada ou não contiver título tal, mande-o para pasta spam. E DEL neles.

    Nem perco mais tempo!

    Para novidades só uso RSS, muito melhor!

    Em vez de você incentivar o aumento de lixo em nossas caixas postais, faça um artigo ensinando a criar campanhas com FEEDS.

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