Não é nenhuma novidade que tanto empresas quanto instituições públicas estão aderindo cada vez mais a utilização de ferramentas gratuitas como o WordPress em seus portais informativos e sites institucionais. Aqui mesmo no Webinsider, um artigo de 2007 já noticiava a adoção do WordPress por órgãos do governo. Porém, muitas empresas que ainda não aderiram a essa plataforma se perguntam: o que a faz tão confiável e por que seu uso cresce a cada dia?
Para quem não tem muita familiaridade, o WordPress é uma plataforma de distribuição de conteúdo, assim como o Joomla, por exemplo, e roda sobre a linguagem PHP com banco de dados MYSQL, ambos gratuitos.
Em um mercado altamente competitivo, nenhuma empresa ou instituição que se preze quer se arriscar a usar uma plataforma que possa lhe dar problemas de indisponibilidade em seus sites. Para explicar porque ele está crescendo tanto no mercado, vamos falar de alguns fatores que fazem o WordPress ser tão interessante.
Segurança
Pelo fato de possuir uma imensa comunidade voltada ao software livre, qualquer falha de segurança (e elas estão cada vez mais raras nas novas versões) na plataforma WordPress é rapidamente identificada e um patch de correção é liberado. Inclusive, é grande também o número de beta-testers (usuários que aceitam testar uma nova versão não finalizada com o intuito de descobrir falhas) a cada nova versão. Quando a versão final é lançada ela já foi exaustivamente testada, ou seja, está bastante segura e otimizada.
Facilidade de uso
Um dos pontos fortes do WordPress, principalmente para empresas, é sua facilidade de uso. Depois de instalado, não é necessário gastar horas de treinamento com funcionários que ficarão responsáveis por atualizar notícias no site da empresa. O painel é altamente intuitivo para quem já tem noções básicas de Word e Office, e em cerca de 20 minutos o funcionário está apto para publicar no site.
Mesmo sua instalação hoje em dia é quase automática na maioria dos servidores de hospedagem, bastando apenas um clique.
Inovação
Embora plataformas gratuitas nem sempre apresentem inovações e grandes evoluções em seu ecossistema, isso não ocorre com o WordPress.
Muitas inovações são lançadas a cada versão, tanto na parte de plugins, quanto nos próprios códigos nativos. Na última versão, por exemplo, as galerias de imagens ganharam várias melhorias e novas funcionalidades.
Flexibilidade
Os plugins WordPress trazem uma série de novas funções possíveis para o site e são instaláveis com apenas um clique. Galerias de Imagens, fóruns, enquetes, botões para compartilhamento de artigos em redes sociais, e-commerce e muito mais está disponível para as necessidades da empresa ou instituição.
Baixo custo
Um dos pontos mais importantes, se a empresa já tem uma hospedagem pela qual paga mensalmente, o custo do WordPress é zero. Inclusive existem milhares de templates e plugins gratuitos que atendem perfeitamente as necessidades de um site institucional ou portal empresarial.
Com tantas possibilidades a praticamente custo zero, é natural que tenhamos observado esse constante crescimento que a plataforma WordPress vem alcançando nos últimos anos em sites de instituições governamentais e empresas. Ponto para o open source. [Webinsider]
…………………………
Leia também:
- Abandonar seletivamente o passado para inovar
- Apertem os cintos… o webdesigner sumiu!
- Por que vale a pena ter um blog corporativo
…………………………
Uma resposta
Na minha opinião, as duas grandes plataformas da atualidade são o WordPress e o Joomla!.
O grande trunfo do WordPress é ter o WordPress.com que permite às pessoas praticarem e APRENDEREM. Com isso, a curva de aprendizado é drasticamente reduzida.
Porém, temos que lembrar que o Joomla! nasceu para fazer SITES e o WordPress para fazer BLOGs. Portanto, é natural que o Joomla! tenha uma curva de aprendizado maior. Em compensação, sua estrutura é mais fácil para programadores desenvolverem extensões (não programo, mas muitos desenvolvedores já me falaram isso).
Vejam por exemplo, extensões como o JomSocial que permite criar um “miniFacebook” no Joomla! ou o Zoo Catalogue que cria estruturas muito complexas de informações.
A questão não é saber quem é o “melhor” Joomla! ou WordPress, mas reconhecer que a dupla Joomla!/WordPress é imbatível quando o tema é gestão de conteúdo.
Ótimo artigo! Parabéns!
Abraços,
Marcio Okabe
http://www.marciookabe.com.br