O e-mail marketing possui uma legião de inimigos, composta por administradores de servidores de e-mails e usuários finais cansados dos abusos cometidos por muitas empresas que procuram divulgar seus produtos ou sua marca sem permissão. Desta forma, o termo foi banalizado e hoje é confundido com spam.
O que podemos fazer para reverter essa imagem?
Grandes corporações, provedores de e-mail e entidades que combatem o spam – como Microsoft, Yahoo, Google, Cisco, Amazon, W3C, TRUSTe® e outras – resolveram responder essa pergunta e criaram a seguinte equação: e-mail marketing = confiança + reputação. Cabe as empresas que utilizam este meio de comunicação, resolvê-la.
Para adquirir a confiança do usuário final é necessário que todo o processo de opt-in seja transparente (double opt-in) e que o processo de opt-out realmente funcione. Isso garante que sua base de dados seja somente de pessoas interessadas em receber e-mails. Esta é a ação mais importante de todo o processo.
O primeiro passo para adquirir a confiança dos provedores de e-mail é a adoção de métodos para a identificação do remetente: SPF (Sender Policy Framework), Sender ID e DKIM (DomainKeys Identified Mail).
Essencialmente, as metodologias funcionam de forma parecida. São registros inseridos no DNS (Domain Name Server), onde identificamos quais são os servidores de e-mail que podem enviar mensagens em nome de um determinado domínio. Se uma mensagem não for enviada a partir de um IP autorizado, o provedor de e-mails pode rejeitá-la.
A identificação do remetente não resolve o problema do spam. Mas, sabendo a origem da mensagem, cria-se uma linha que separa os e-mails enviados pelos bons profissionais dos que são enviados pelos spammers ? pessoas que não seguem regras éticas para comunicação por e-mail. Este processo é imprescindível para adquirir a confiança dos provedores.
O segundo passo é garantir que a sua base de dados tenha um baixo índice de endereços inválidos. Enviar uma mensagem em massa para vários e-mails inexistentes é um comportamento típico de spammers. Existem alguns sistemas anti-spam que são configurados para monitorar e limitar a quantidade de e-mails inválidos e, se o remetente ultrapassar a quota estipulada, as mensagens restantes são rejeitadas.
A reputação do remetente é adquirida ao longo do tempo com base no seu próprio comportamento e também no do usuário final. O procedimento é complexo e composto por vários detalhes que devem ser observados antes do envio de uma mensagem. O sistema anti-spam decide se a sua mensagem será recebida na caixa de entrada ou no lixo eletrônico. Ou seja, define o status do seu e-mail.
Para iniciar a caminhada em busca da reputação, é preciso trabalhar o conteúdo da mensagem, evitando que seja classificada como spam. Existem práticas que ajudam nesta tarefa. Acompanhe alguns exemplos: palavras ou frases que costumam ser bloqueadas por ferramentas anti-spam devem ser evitadas, como o modelo “Clique Aqui”, “Promoção” e “Visite o nosso site”.
A maior parte do texto não deve estar dentro de uma imagem. É importante manter o interesse do seu público utilizando uma comunicação direcionada por preferências. Isso evita que a sua comunicação seja deletada sem ser lida ou que o destinatário clique no botão “Isto é spam?.
Uma das características deste sistema é que quando a mensagem é entregue diretamente na caixa de entrada e muitos usuários não visualizam, o sistema anti-spam pode considerá-la como indesejável. Nos próximos envios pode encaminhá-la diretamente para a caixa de lixo eletrônico.
Existem muitos detalhes que são relevantes para adquirir uma boa reputação. Adotar as boas práticas de e-mail marketing é uma forma de combater o spam e, assim, provar que este canal de comunicação pode ser confiável, limpo e seguro. [Webinsider]
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Alexandre Okubo
<strong>Alexandre Okubo</strong> (suporte@virtualtarget.com.br) é coordenador de suporte na <a href="http://www.virid.com.br/" rel="externo">Virid Interatividade Digital</a>.
5 respostas
gostaria de saber qual programa que posso usar que permite os destinatarios a receber mensangens sem cair na caixa de spam,e qual titulo que poderia colocar de atrativo para ganhar a confiança de quem nao me conhece?
Esqueci de colocar o link no comentário anterior. Lá vai: http://www.rodrigopacheco.com/o-blog-ou-rss-como-alternativa-ao-e-mail-marketing-e-newsletter/
Sou totalmente contra o e-mail marketing. O blog e o RSS são alternativas muito mais interessantes do que spam. Até fiz um artigo em meu blog falando sobre isso.
César, não concordo com você. Spam é sempre indesejável e o retorno é péssimo, pelo ponto de vista comercial ou da marca. Pior ainda se não for dirigido.
As pessoas aceitam o email se for do interesse delas, as pequenas empresas (e todas as outras) devem procurar oferecer conteúdos interessantes para conquistar seu cliente.
Ok, mas será que isso funciona na prática? Uma das maiores vantagens do E-marketing é o público abrangente. Esperar que os clientes aceitem de bom grado o seu E-marketing é fácil para grandes portais, mas e para clientes de pequeno e médio porte?
Não digo que spams sejam a solução, mas também não acho que a abordagem deva ser 100% aceita em 100% dos casos.
Mas gostei bastante da matéria! Parabéns!