As empresas e a dependência da Tecnologia da Informação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Diante dos diversos desafios enfrentados hoje em dia pelos executivos brasileiros, é cada vez mais importante obter informações que favoreçam uma visão geral da organização e de tudo o que está sob sua responsabilidade. Essa necessidade é ainda maior no que diz respeito à redução de gastos, ao aumento de produtividade, ganho de participação de mercado, aumento nos lucros e geração de valor para o negócio, entre outras exigências de um ambiente altamente competitivo.

Em face da complexidade das organizações e de um mercado de atuação global que exige agilidade e eficiência, a tecnologia da informação é considerada um importante componente para a concretização de planejamentos e projetos. Nesse cenário, os softwares de gestão da performance corporativa (Corporate Performance Management – CPM) representam uma das grandes demandas de investimento em tecnologia pelas empresas no mundo inteiro.

Para tomar decisões estratégicas, o executivo tem de contar com informações que deem uma visão geral de seu negócio. Por exemplo, é importante ter a exata noção da distribuição de vendas de seus produtos e serviços por região em determinado período. Mas isso não quer dizer que ele terá de analisar a lista de notas fiscais referentes a esses meses. Essa situação ilustra bem a diferença entre “dado” e “informação”. Nesse sentido, quando é necessário analisar diversas áreas da empresa em conjunto, a geração de informações organizadas e estruturadas é fundamental para o bom desempenho nos negócios.

Sugiyama afirma que a solução que melhor atende as demandas descritas e que vem sendo cada vez mais utilizada no mundo corporativo é a CPM.

A tecnologia da informação tem evoluído rapidamente em todos os aspectos. O CPM é um sistema de gestão estratégica baseado na utilização da TI para atender os executivos em relação à necessidade de informações. Ele permite que os usuários visualizem métricas, metas e detalhes de desempenho em painéis de controle, scorecards, planos financeiros e relatórios, a partir de sistemas integrados que possibilitam visualizar a relação de causa e efeito entre as diversas etapas do processo. Desta forma, o sistema proporciona a rápida identificação de oportunidades de otimização no desempenho da organização e a consequente realização de ajustes para que os objetivos estratégicos sejam atingidos.

Para o especialista, são seis os principais benefícios de se investir num CPM:

  1. Desdobramento da estratégia empresarial até os planos individuais de execução;
  2. Simulação dos impactos econômico-financeiros nos resultados da organização no momento de definição da estratégia;
  3. Padronização da medição de desempenho;
  4. Acompanhamento e controle dos resultados realizados;
  5. Disponibilidade de informações adequadas que possibilitam decisões mais rápidas e assertivas;
  6. Visão holística que permite a mudança da estratégia empresarial sempre que necessário.

Por causa da alta complexidade dos negócios, dos modelos de gestão e da necessidade de agilidade nos processos, para conseguir gerar as informações necessárias para a gestão de uma empresa em tempo hábil, é preciso se apoiar num eficiente sistema de informação gerencial.

A geração de um modelo estruturado que garanta a concretização do planejamento estabelecido pela alta direção só é possível através do uso de sistemas que garantam acompanhamentos periódicos e que forneçam as condições ideais para que os objetivos sejam atingidos. Sendo assim, a tecnologia da informação se faz imprescindível na atual gestão empresarial. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Avatar de Alex Sugiyama

Alex Sugiyama é gerente da Unione.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *