Mais. Muito. Hiper. Mega… Essas palavras são cada vez mais usadas e até mesmo exigidas pela nossa sociedade. As aparências precisam estar impecáveis, a fachada linda, mesmo que por dentro tudo esteja desmoronando.
Vivemos em uma época de superlativos e visões inflacionadas.
Exagero meu?
Então dê uma passadinha no LinkedIn e veja os perfis profissionais quase divinos, soberbos e perfeitos. Acesse institucionais de empresas ou mesmo fan pages e veja como tudo está maravilhoso, impecável.
O marketing é necessário! – muitos dirão.
E eu concordo demais com isso!
Mas, estou farto das mentiras e das maquiagens com as quais convivemos todos os dias.
Se tudo está bem, por que vemos tantos clientes descontentes e tantas reclamações?
Se os profissionais estão tão “turbinados” por que vemos tantos erros e o pior, por que vemos nosso valor – retorno financeiro, para ser mais específico – achincalhado por camaradas que aceitam jobs ou empregos por quantias pífias?
E quem nunca foi prejudicado por essa postura que atire a primera pedra!
Tem algo errado, não é?
Somos tão inundados pela mídia, por artigos, por palestras etc. que pregam a necessidade dos diferenciais, da inovação, do “pensar fora da caixa” e muitos se esquecem que o maior diferencial é fazer as coisas básicas com excelência!
Veja, não sou contra as evoluções e também gosto muito delas, mas sei que para dar o próximo passo, é preciso ter confiança e estabilidade.
Não adianta construir uma casa magnífica sobre fundações mal feitas!
E no caso do mercado de trabalho e dos profissionais, também é assim.
Qual é o seu negócio?
Responda essa pergunta e trabalhe com extrema qualidade os requisitos necessários para oferecê-lo bem.
E só depois foque seus esforços em outras perspectivas.
Para mim isso é pensar em gestão de forma madura.
Acho que precisamos de menos títulos, status e pompa e mais seriedade e respeito ao próximo, seja um cliente, um parceiro ou um prospect.
E acho que chegou o momento dos profissionais se posicionarem e mostrarem suas verdadeiras identidades e não as máscaras oportunistas.
Enfim, a vida é simples.
Nós que complicamos tudo! [Webinsider]
…………………………
Leia também:
- O valor inestimável da sua marca pessoal
- Vamos trabalhar menos e com satisfação?
- Você realmente conhece os seus potenciais?
…………………………
Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.
Eduardo Kasse
Eduardo Massami Kasse (@edkasse) é escritor, palestrante e analista de conteúdo. Subeditor do Webinsider. Mais em onlineplanets.com.br e eduardokasse.com.br.
Uma resposta
Bom artigo, nunca mais li um assim.