Vai começar um blog mas não sabe o que dizer?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
Ao começar um blog. entenda que qualquer um pode escrever o que quiser, óbvio, mas o interesse do leitor é encontrar ali o que não terá em outros lugares, seja informação ou opinião.

Os blogs cumprem o papel de criar o outro lado da moeda da mídia tradicional. Quando conseguem fazer isso com eficiência, vão adiante. Quando aliam a isso alguma visibilidade, passam a bem acessados.

 

Depois de anos colaborando com artigos para diversos jornais e publicações web, resolvi criar o Blogtafogo.

Dois motivos:

Testar na pratica e para valer o Icox, ferramenta que estamos desenvolvendo e foi adaptada para a Infoglobo e acompanhar o meu time cada vez mais líder.

Pois bem, do alto dos meus poucos meses de blog já tenho uma verdade inicial: qualquer um pode escrever o que quiser, óbvio, mas o interesse do leitor é encontrar ali o que não terá em outros lugares, seja informação ou opinião.

Os blogs cumprem o papel de criar o outro lado da moeda da mídia tradicional, quando conseguem fazer isso com eficiência, vão adiante. Quando aliam a isso alguma visibilidade passam a bem acessados.

Anunciar no meu blog que o Dodô foi absolvido, de que adianta, se todo mundo já sabe? Mas dizer como a notícia bateu lá em casa é algo que complementa, acho eu.

Vamos ao resumo do que sempre pensei e agora se consolidou:

1. O blog deve cumprir o espaço do outro lado da mídia, trazer uma visão nova, um site escondido, uma dica interessante, procure sempre um ângulo novo;

2. Os blogs servem mais à opinião do que à informação, pois manter um grupo bem informado exige trabalho e tempo, mercadoria cara hoje em dia;

3. Quando não tiver nada a dizer, fique na sua. Regularidade demais atrapalha. No mar de lixo informacional, acredito que o diferente e relevante chama a atenção;

4. Seja breve. Textos longos e blogs não rimam;

5. Deixe sempre o leitor respirar, divida o texto em parágrafos pequenos;

6. Acompanhe os comentários e intervenha, aqui e ali, mas não sempre, deixe que a conversa role. É horrível quando o blogueiro entra toda hora! Ele é um motivador e não o dono do pedaço;

7. Crie comunidades em torno do blog, (o ICOX e outras ferramentas já permitem algo assim), enviando para eles os novos posts, ou escolha um local que tenha um RSS para colocar seu blog para que o leitor sempre te acompanhe, ?sem sair de casa?;

8. Tente se especializar em um assunto ou tema, algo assim fica mais fácil para dominar. Se blogas sobre vários temas, opte até por diferentes blogs (estamos desenvolvendo, neste caso, um multi-blog, em que cada usuário pode dividir os posts por temas fixos, com fotos e layout específico, para facilitar algo assim, mas no mesmo ambiente, podendo, inclusive, postar em mais de um blog ao mesmo tempo). Saiba também usar as tags para ajudar o leitor a encontrar os assuntos;

9. Não faça do seu blog uma ilha, compartilhe alguns posts em listas, em publicações, ampliando o leque de leitores, enriquecendo a visão que têm sobre os assuntos tratados;

10. E o que mais? Comente! [Webinsider]

.. .

Ter um blog é muito melhor do que não ter

Contrate o Webinsider para o blog de sua empresa

Avatar de Carlos Nepomuceno

Carlos Nepomuceno: Entender para agir, capacitar para inovar! Pesquisa, conteúdo, capacitação, futuro, inovação, estratégia.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

17 respostas

  1. Gostei muito do artigo, me serviu para continuar a escrita e ver outros caminhos a seguir. Será, também, um apóio pra quando houver dúvidas sobre o que devo fazer na hora de escrever fazer experimentações, etc. Sempre bom ter essas dicas, inclusive os comentários que são bem ricos.

    Carlos, se puder dar uma passadinha no meu endereço… dá uma dica: http://poesiava.blogspot.com

    Abração.
    Valeu!

  2. Senhores,
    Sobre o comentário do sérgio eu acredito que tanto faz… pode escrever um texto gigante ou não, tanto faz isso depende do seu público ( fiel ou nao ) , veja por exemplo o blog do meu amigo Kid http://www.hbdia.com o cara escreve texto gigantes e mesmo assim obtem mais de 3 mil visitas por dia, e ainda consegue até 80 comentários num post, isso é fascinante perante um texto gigante correto ? então eu acredito que é variável esta idea de texto comprido ou não, tudo depende da ponta do iceberg.

    http://www.suspensa.info

  3. Comentando o post 10 do Sérgio:

    ora, num blog, pode se ter, também, uma abordagem mais detida sobre um tema e certa profundidade que requeira maior espaço.

    Sim, veja que no meu blog do Botafogo existem temas mais longos, mas o jeito de escrever me parece que frases curtas, parágrafos curtos e arejamento entre parágragos, ajudam bastante.

    O leitor está sentado na frente de um micro, desconfortável e com o dedo coçando para sair…

    Nada, no fundo, são regras, são sugestões para saber usar…a cada caso.

    abraços,
    Nepomuceno.

  4. 12. Originalidade: Seja original em seus artigos, nada de ficar copiando do fulano e mudando vírgulas e pontos para que ninguém perceba. SEMPRE alguém percebe. Faça da sua experiência a sua criatividade. Não copie idéia dos outros, isso é feio.

  5. boas dicas, bem oportunas.
    mas me permita discordar em parte em um ponto.

    quando menciona ser melhor um texto curto, entendo perfeitamente e concordo, mas só quando se trata de buscar quantidade e unanimidade, nos leitores.

    a própria menção a propriedades específicas do blog como meio de comunicação, pode contradizer isso.

    ora, num blog, pode se ter, também, uma abordagem mais detida sobre um tema e certa profundidade que requeira maior espaço.

    a individualidade de/no blog, faz dele uma possibilidade para termos o que quisermos.

    esta é a sua qualidade mais fundamental e libertária (não sou um anarquista, graças a Deus).

  6. Carlos,
    Parabens pela matéria! esta dez! ou melhor, esta nove! por que ainda falta umas dicas que eu vou dizer.

    10 – Para que o blog alcance sucesso, ele necessita de uma jogada de marketing, blogs de sucesso necessitam de uma boa politica de cores, é isso mesmo, nada de vermelho no preto e rosa no branco, temos que ter critérios de design para fixar a atenção do leitor e não assustalo com cores bufantes.

    11 – O blog é uma ferramenta, como uma arma, ela te ajuda, como também faz uma guerra nascer, tenha a noção que você está com a faca e o queijo na mão.

    13 – Vamos direto para o tópico treze, nada de doze.
    Todo mundo precisa de um networking , e para isso você precisa ler outros blogs, se situar doque está acontecendo e fixar parcerias, mas NUNCA, JAMAIS, faça parcerias com sites que você desconhece o conteúdo, por que ? : Alguns sites/blogs oferecem produtos falsos, vendem mercadorias de puro interesse hacker entre outros lixos virtuais vendidos deliberadamente pela internet, fique atento fixando parcerias com grandes blogs como o Suspensa.info , Kibeloco, Jacaré Banguela e Sedentário, são blogs que eu conheço o conteúdo e sei que irão trazer grandes visitas e futuros ótimos parceiros.

    Deixei a casa número doze livre, agora fica a critério do leitor preencher a lacuna.

    Obrigado Carlos e abraços a todos.
    http://www.suspensa.info

  7. Olá Carlos,

    Há quase 2 meses publiquei um artigo no meu blog falando exatamente sobre isso.

    Convido você e os leitores do Webinsider a lerem o artigo.

    Criei um blog. E agora?

    Abs!

  8. Olá Carlos,

    Acredito que a web é um lugar onde todos podem escrever, expor suas habilidades e auxiliar novos profissionais com os seus conhecimentos.

    Mas acredito também que para escrever para a web é preciso conhecer realmente sobre o quê está escrevendo e saber como conseguir expor as idéias de forma clara.

    []s

  9. Querido Fernando, note bem.

    Eu disse que o informativo dá mais trabalho e exige tempo.

    Quem quiser apostar nessa linha, tudo certo, mas tem que estar ciente da carga que traz para si.

    abraços,

    Nepomuceno.

  10. Ser objetivo também é muito importante. Saber onde quer chegar ao iniciar um post é fundamental. Encher linguiça na web não funciona. O leitor desiste de ler no meio do texto e o encanto acaba, pois a outro blog ou artigo logo ali para ele ler.

    Um item que pesa muito na criação de um blog é a coragem. Coragem de expor-se ao público, que, apesar de não ser muito crítico e participativo, está somente esperando você errar. Isso pode ser observado pelo primeiro comentário deste post, nada contra, é um instinto natural do brasileiro e do ser humano. Faz parte da cultura web.

  11. Caro Carlos, bom artigo. Também sou colaborador de um blog sobre futebol (Blog do Santinha), e sobre isso faço dois comentários:

    1) Não fazemos resenhas de jogos, pelo menos da maneira tradicional; para isso, já existem os jornais, rádios e sites dos grupos locais de mídia.

    2) No nosso caso, s posts curtos são excessão; a regra são as crônicas, algumas bem densas, até pela formação dos editores – são jornalistas e escritores. E posso assegurar que é tudo lido…

    3) Com certeza o blog não deve ser uma ilha, esse conceito é fundamental; uma grande fonte de nossos acessos é o orkut, pois há uma certa repercussão do que escrevemos por lá.

    Um abraço!

  12. Muito bom esse artigo, abriu um pouco mais minha mente para poder elaborar um blog que venho pensando ter a algum tempo, com essas dicas agora vai… e esse artigo vai ficar nos meus favoritos como um apóio, para quando tiver dúvida sobre que deve fazer.

    Abraços

  13. Duas coisas a comentar Carlos:

    1. Seu time não é mais líder (pelo menos neste momento que eu escrevo)…. hehehe

    2. Blogs servem para informar sim. Um exemplo disso são os blogs corporativos, que são um canal direto entre a empresa e o consumidor. Melhor ainda se o blog corporativo for escrito por um funcionário da alta gerência. Claro que ele fica muito mais interessante quando ele começa a ser opinativo além de informativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *