O conhecimento é a melhor estratégia competitiva

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Há tempos, a árdua tarefa de adivinhar o futuro deixou de ser exclusividade das “bolas de cristal”. Elas receberam um upgrade e estão mais precisas graças a um recurso espalhado por todos os lados: a informação. Agora mesmo, você está olhando para  sua bola de cristal moderna, que, por sinal está a cada dia mais conectada ao universo das informações. Atualmente o desafio é organizá-las, entendê-las, identificar tendências e traçar estratégias.

Afinal, onde encontrar as informações? Como foi citado, elas estão por toda a parte. Por meio de uma busca, facilmente você terá acesso a pesquisas de mercado, índices, tendências e tudo mais o que for necessário. Informações mais precisas sobre o seu negócio, você poderá obter por meio de um CRM, pesquisas de comportamento do consumidor, data mining, web mining (análise do conteúdo, estrutura e registro de navegação dos internautas), ferramentas digitais, mídias sociais e muitas outras.

Agora, se você pensou: eu sei de tudo isso e também sei que será necessário certo investimento para obter todos esses benefícios, está correto. Porém, tratando-se de ferramentas digitais você precisará investir em apenas uma coisa: o seu tempo.

O Google Trends é uma ferramenta online e gratuita que permite comparar padrões de pesquisas realizadas. Para isso, basta adicionar os termos a serem comparados e, com apenas um clique, você saberá o que o mundo inteiro está pesquisando e, consequentemente, pensando.

Confira algumas análises para conhecer melhor o mercado e, assim, traçar estratégias mais assertivas:

  • Visibilidade da marca no ambiente digital. Digite o nome de sua empresa e veja o interesse do público ao longo do tempo. É possível você identificar o interesse regional, ou seja, pelos estados brasileiros. Para compreender melhor a origem da sua audiência, experimente utilizar a ferramenta Google Analytics no site de sua marca;
  • Mercado concorrente. Digite o nome dos principais concorrentes e identifique como está a visibilidade de cada um. A partir disso você saberá qual deles é necessário monitorar com mais frequência;
  • Sazonalidade. Entenda a sazonalidade do seu modelo de negócio digitando o segmento de atuação. Por exemplo, se você está planejando ou já trabalha com flores, poderá identificar em quais meses há uma maior procura pelo produto;
  • Premiação em concursos culturais. Está em dúvida sobre qual prêmio chamará mais a atenção do público? Escreva os possíveis prêmios e com base em pesquisas realizadas você encontrará a melhor opção;
  • Campanhas de comunicação. Obtenha melhores resultados na comunicação de sua marca. Saiba quais mídias utilizar, quais os períodos adequados para a veiculação, o melhor tema para a campanha, entre outros.

Esta é uma pequena lista com possíveis análises para entender o mercado e o comportamento do consumidor e assim obter maior vantagem competitiva. Com um pouco mais de tempo e criatividade você encontrará novas formas favorecer o seu negócio. [Webinsider]

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Avatar de Mário Almeida

Mário Almeida (@almeida_mario) é diretor da S4W Marketing Digital, agência de marketing e branding, sediada em Cornélio Procópio/PR, com atuação na região e em praças como Londrina e São Paulo.

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