Hoje abre em São Paulo e no Rio de Janeiro um dos lançamentos cinematográficos mais “vistos” do ano. Tropa de Elite chega aos cinemas com 140 cópias (chegará a 250 em todo o país) depois de já estar disponível há semanas no circuito pirata de downloads e DVDs, onde foi vendido de norte a sul no Brasil e até no exterior.
Segundo o FilmeB.com.br, mais de 1 milhão de cópias já teriam sido distribuídas, mas o número pode ser até três vezes maior.
Como a cópia do filme chegou às mãos dos piratas é uma questão controversa. A versão oficial é a de pirataria mesmo, atribuída a um vazamento na companhia de subtitulagem. Mas há quem diga de que tudo não passa de uma jogada de marketing dos produtores para tentar estourar nas bilheterias.
O pensamento tem sua lógica. Levando em consideração que a bilheteria do cinema é parte impulsionada pelas campanhas de marketing, mas principalmente alavancada pelo boca-a-boca, Tropa de Elite já contaria neste momento com milhões de “agentes” de marketing. Quem viu a versão pirata diz que o filme é muito bom; boa parte, inclusive, quer ver novamente no cinema. Se metade dos três milhões de espectadores resolver ir ao cinema de novo e convencer pelo menos mais duas pessoas, o filme já faria perto dos cinco milhões de espectadores.
A outra linha de pensamento leva a concluir que a pirataria esvazia as salas de cinema e o filme seria um fracasso.
Se o filme fosse ruim, eu acreditaria na segunda opção. Mas como todos falam bem, minhas fichas estão em um sucesso extraordinário de bilheteria. E se o sucesso se confirmar, estaremos talvez frente à uma nova forma de se fazer marketing para filmes no cinema. Quantos novos filmes “vazarão” para o mercado pirata depois de “Tropa de Elite” ou serão mesmo oficialmente distribuídos para o mercado informal antes de seu lançamento? Exibir trechos dos filmes ainda em produção para o trade é uma prática comum nessa indústria. Será que isso vai se ampliar para o mercado consumidor via internet?
É um movimento arriscado, mas que pode se transformar em uma ótima estratégia, desde que o produto seja bom e as pessoas saiam recomendando antes mesmo do lançamento.
Terça-feira, quando forem divulgados os números do primeiro fim de semana, já teremos uma boa idéia. [Webinsider]
Pra quem só ouviu falar até aqui do filme, aí está o trailer.
Michel Lent Schwartzman
Michel Lent Schwartzman (michel@lent.com.br) é um empreendedor serial e especialista em marcas e negócios digitais, com sólida experiência em acompanhar carreiras e aconselhar empresas. Pioneiro na indústria digital, é formado em Desenho Industrial pela PUC-Rio e mestre pela New York University. Ao longo de quase 30 anos, fundou e dirigiu agências e atuou como CMO em grandes fintechs, além de prestar consultoria para diversas empresas globais
21 respostas
O filme realmente é muito bom, porém com relação à pirataria, será que o filme vazou mesmo ou a gravadora, ou alguém com acesso a ela, também levou uma gran no esquema de pirataria, atualmente tudo é possível, além do que a pirataria é o único meio da massa populacional ter acesso à cultura nesse país. Por que não proibem a fabricação de gravadores de CD e DVD, se estes não existirem…
O curso natural das coisas é esse ,o que aconteceu com tropa de elite é a prova de que com ou sem pirataria a criação continua, não há como parar isso. Até que ponto vão chamar liberdade de pirataria?
filme exelente retrata a realidade brasileira, onde o poder é a corrupçao, que parecer ser um parasita que se instala naqueles que possuem os maiores cargos .
Se não foi uma grande estratégia de marekting, pelo menos abriu a mente de muitos para novos meios de atrair clientes.
Minha opinião?! Nada é por acaso e sem querer.
Últimos dados quanto a bilheteria do filme logo abaixo:
http://g1.globo.com/Noticias/Cinema/0,,MUL150875-7086,00-APOS+ESTREIA+EM+TODO+O+BRASIL+TROPA+DE+ELITE+LIDERA+BILHETERIAS.html
(tá desbancando muitos)
Buzz Marketing do filme:
A causa esta perfeita – Heróis que combatem a violência, pobreza, corrupção no Brasil.
Contexto: Não é isso que precisamos? Vejam que o personagem principal ?Nascimento? interpretado brilhantemente pelo Wagner Moura é a imagem de herói que estamos precisando para dar um basta a situação que estamos enfrentando
Eleitos: Todos que estão indignados, são antenados e são ávidos por novidades e pré-lançamentos. E os produtores fizeram uma pré-estréia em Jundiaí para tentar colocar a produção no Oscar…
Ação: Um filme polemico, gerou reclamação do próprio BOPE, violento e realista.
Desequilíbrio: tentativa de proibição levou a curiosidade a 1 milhão de pessoas antes mesmo do lançamento. Conheço pessoas q já decoraram as falas, pois assistiram mais de 10 vezes..
esse filme é muito bom eu ja assisti mas de dez vezes
O mais legal – vendo os comentários dos que assistiram a estréia no cinema – é ver como a tática de comunicação empregada na estratégia de marketing muito bem elaborada, eu diria até uma das melhores do gênero para cinema, deu o resultado esperado.
Vazou? claro! ou alguém acha que as pessoas envolvidas na campanha iria (ao menos agora) dizer que foi estratégico?
A versão pirata é incompleta? Sim, e este foi o pulo do gato de todas as entrevistas dadas SOMENTE APÓS O BUXIXO GERAL pelo diretor: óh, a versão oficial tem 6 minutos a mais, ein…
Aproveito para parabenizar a todos que produziram o filme e a brilhante estratégia de marketing.
A prova cabal de que reamente funcioou está aqui mesmo. A maioria não acredita ter sido estratégia de mkt, ouviu falar da qualidade da produção e que sua versão acabada é mais completa.
Não é pirataria, mas utilização de ferramentas contemporâneas.
Se não foi uma jogada, poderia ter sido. E o melhor: pioneiro!! Nada como se fazer de coitado para chamar a atenção. Quem não fez, já perdeu o trem.
Grande parte dos filmes de Hollywood são drogas com fórmulas bem elaboradas, feitas para esquecer a vida em que estamos e projetar as pessoas para dentro de um sonho. Isso também é político. Tem a ver com a escravidão, com o desejo da grande maioria das pessoas de serem escravos.
Palavras de Jean-Michel Frodon, diretor da revista Cahiers du Cinéma, bíblia dos cinéfilos desde 1951, que esteve em São Paulo para a Mostra de Cinema Francês em 2006.
Eu não acredito que o sucesso ou não da bilheteria poderá medir se essa é uma boa estratégia de marketing.
Tropa de Elite é um filmaço, e independente de ter tido copias piratas antes ou não, vai ser um SUCESSO!
Podem acreditar em 3 a 5 milhões de espectadores tranquilamente nos cinemas.
No caso de filmes normais, as cópias piratas que vazam podem representar o fim do filme antes da chegada as telas grandes.
Ou seja, para a maioria dos filmes as cópias piratas é um péssimo negócio, para um filmaço, sucesso de público e crítica, pode sim ser um bom negócio.
Um abraço!
Quando ví a chamada no netvibes, corri para ver quem teria escrito a matéria aqui no webinsider..
Pois eu penso exatamente que tudo não passou de uma ótima estratégia, talvez arriscada, mas ainda assim bem pensada.
…Exibir trechos dos filmes ainda em produção para o trade é uma prática comum nessa indústria…
Outros filmes de grandes studios já fizeram isso distribuindo quase 10 minutos de filmes,
(x-men, homem-aranha, etc..)
Eu mesmo com certeza não viria no cinema sem conhecer o filme antes.. afinal em 90% das vezes os filmes brasileiros me decepcionam. E digo, graças a cópia de backup do filme que assistí me motivei não só a ver Tropa de Elite na telona, mas também Cidade dos Homens, no qual também me agradou muito.
Vale ver esse link também.
http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2007/10/08/298052868.asp
Hmmm…olha, no fundo bem que soa gênial a idéia de ser uma jogada de marketing. Porém eu custo a acreditar que seja.
A impressão que tenho, é que rola um aproveitamento de uma vazada pra sair por cima…mas de qualquer forma…
Eu assisti ao pirateado. E não gostei.
De novo, pois não costumo gostar dos filmes nacionais.
Eles retratam sempre a mesma coisa.
Quando não é uma comédia chanchada, é um sertão, ou então a favela…e agente vê isso todo dia. Não é novidade.
Eu quando vou ver um filme, parto da premissa de ver algo na tela que não existe e o filme faz a magia de tornar possível algo de nossa mente.
Quanto mais palha existir, mais eu gosto.
Por isso acho infinitas vezes mais legal Robôs mutantes lutando em plena NY, o Bruce Willis em cima da asa de um caça F5 sem piloto e um cara de uniforme escalando paredes. Que dirá então de um maluco pirata bebaço pelos 7 mares…
Desta forma, fui mais um dos que lotou a estréia de ResidentEvil3, com seus zoombies alucnantes e olhei o cartaz do Tropa de Elite e disse: Já assisti…
Mas gosto é gosto…
Pois é, eu não assisti ainda porque não quis hehehe….
Prefiro ver, pela primeira vez, no cinema mesmo!
Todo mundo que já viu está falando muito bem, então, é só aguardar 🙂
Michel,
Faz sentido! A maioria das pessoas que ainda vão ao cinema no Brasil, são justamente aquelas que não assistem à filmes piratas e que vão acabar sendo influenciadas, de uma forma ou de outra por aqueles que assistem a filmes piratas e viram o filme.
Eu vi o filme pirata, mas, muito provávelmente não irei ao cinema. Só de pensar que com o preço do ingresso daria pra comprar mais uns 3 lançamentos aqui na esquina… Porém, irei influenciar centenas de certinhos à irem esquentar as bundinhas em poltronas Multiplex.
OBS.: Se os cinemas estão vazios, não culpemos a pirataria. A culpa real está na queda dos preços de DVDs e TVs de 29 polegadas! E a pirataria é a conseqüência natural da popularização destes eletros!
Att,
Não, não foi uma jogada de marketing como alguns pensam, os acusados pelo vazamento já estão sendo indiciados desde quando foram descobertos, porém graças a eles eu acredito que o filme baterá recordes de bilheteria.
Quando o filme é assistido e avaliado como bom pelos piratas, eles passam a informação através de sites, blogs e boca a boca, isso acaba instigando as pessoas que ainda não viram a assistirem o filme e foi isso o que aconteceu com o Tropa de Elite, o filme virou uma febre nacional assim como o 300 onde não se falava mais de outra coisa nas comunidades online.
Salve,
Há uma distância muito grande entre fazer e falar, e isto parece arraigado na alma tupininquim. Não acredito em marketing, chamo o vazamento de roubo mesmo, ao menos enquanto as leis de direito autoral não forem abolidas. E não acredito que quem tenha assistido o tal DVD pirata irá realmente ao cinema. Os pequenos delitos que cometemos todos os dias têm um peso tão grande, em nosso comportamento pelo menos, quanto os grandes crimes cometidos por aí afora. A essência é a mesma. Quando um ladrão te aborda, ele pensa que você é o otário e ele o esperto…
Não acredito que tenha sido uma ação de marketing por causas justamente dos riscos, mas que nesse caso vai dar certo não tenho dúvidas disso.
Uma coisa que me surpreendeu foi o fato de que TODO MUNDO que me disse que viu o filme pirata também falou que não vê a hora de assistir na telona.
O cinema hoje virou isso, você vai pela experiência completa e não pelo fato de ver um filme inédito ou o que quer que seja. É o prazer de estar com os amigos com qualidade impecável de som e imagem, ou mesmo de estar sozinho aproveitando tudo aquilo.
Acredito num recorde certo de bilheteria.
Michel,
Assistí o filme e também acho uma das melhores produções nacionais de todos os tempos (do meu tempo, claro!). Mas acho que como estratégia de marketing isso não funciona. O risco de redução na bilheteria não vale a pena… Ví e se for ao cinema é apenas pra ajudar na bilheteria e acompanhar alguém que ainda não viu, fora isso, não irei. Na minha opinião, vazou mesmo e os produtores vão perder mais do que ganhar, apesar do buzz fuderoso que rolou muita gente não vai ver no cinema novamente…
Havro.
Conheci muitas pessoas que assistiram e que já chegaram a assistir mais de 4x.
A pirataria de filmes e musica atinge muito a população que geralmente não tem condições de pagar para assistir um filme no cinema. Com preços mais acessiveis, muitas pessoas provavelmente irão assistir o filme no Telão do cinema, do que assistir no monitor de 17 do micro de casa, ou da casa de alguem que tenha o filme piratiado.
costa a costa ?!
Quantas costas tem o Brazil ?
Essa mania de macaquear os gringos é de amargar …
Ainda que eu não quisesse, acabei tendo em mãos uma cópia do filme. Não resistindo à tentação, o assisti ao menos 2 vezes.
O filme é realmente excelente: o roteiro, os atores, cenários, a triste realidade enfim, acredito que uma das melhores produções brasileiras dos últimos tempos – sem querer desmerecer as demais.
Não sou crítico de cinema ou entendido do assunto, mas como parte dos milhões de brasileiros que lotarão as salas de exibição assim que Tropa de Elite estiver disponível – sim, eu irei assistir no cinema também!, me orgulho de saber que nosso cinema tem melhorado dia após dia.
Como quem já assistiu, só me resta um conselho>: ASSISTAM! Vale a pena…
Ah, da próxima vez resistirei e aguardarei, como os demais, o filme oficial, seja no cinema ou DVD 🙂