Segundo a Bloomberg em outubro de 2012 as app stores mais acessadas do mundo, iTunes e Google Play atingiram cerca de 700 mil aplicativos cada uma, e segundo a empresa Adevem, a Apple deve acrescentar em sua app store em 2013 mais 435 mil aplicativos, enquanto a Google Play deve alcançar 1.000.000 de aplicativos em até julho de 2013 segundo o site Mobile Expert.
Já as app stores da Nokia (OVI Store), Microsoft (Windows Phone Marketplace) e Blackberry (BB App World) correm por fora para aumentar não só o número de aplicativos em suas lojas como trazer cada vez mais soluções que sejam importantes para seu público.
De acordo com a Nielsen, 85% dos brasileiros utilizam SMS, 75% utilizam redes sociais e 74% utilizam aplicativos em geral.
Já a ABI Research (março de 2013) prevê que 56 bilhões de downloads de aplicativos de smartphones serão baixados em 2013. Se dividirmos por sistema operacional: 58% vai ser por Google Android, 33% por Apple iOS, 4% por Microsoft Windows Phone e 3% por meio de BlackBerry.
Dicas essenciais para fazer o seu aplicativo aparecer
Quando consideremos esta montanha de números e olhamos para nosso aplicativo, imaginamos como nos destacar entre os inúmeros apps.
Checklist
- A primeira solução é iniciar um plano de App Store Marketing;
- Feito isso, é preciso desenvolver soluções de otimização dos seus aplicativos (App Store Optimization), para que ele seja encontrado nas app stores;
- Criar releases sobre seu app é uma prática que vai permitir um número maior de downloads e compra dos seus aplicativos;
- Responder aos comentários e críticas das app store e também chamar o usuário para comentar e interagir na página do aplicativo que vai ajudá-lo muito na sua estratégia de App Store Optimization.
Enfim, além de ter um excelente aplicativo é preciso pensar de divulgação e interação, pois hoje, as recomendações dos usuários e as discussões positivas têm grande peso no sucesso de um produto.
Fontes:
http://mobilexpert.com.br/mercado-telecom/materias/1895/google-play-atingira-1-milhao-de-apps-disponiveis-em-2013
http://www.portioresearch.com/en/blog/2013/fast-growth-of-apps-user-base-in-booming-asia-pacific-market.aspx
http://www.abiresearch.com/press/android-will-account-for-58-of-smartphone-app-down
[Webinsider]
…………………………
Leia também:
- O que faz aplicativo mobile dar certo e outro não?
- Desenvolver aplicativos mobile pode trazer boa lucratividade
- Por um desenvolvimento de produtos de TI mais estruturado
…………………………
Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider
- Ecommerce School – Especializada em comércio eletrônico, redes sociais e marketing digital – ecommerceschool.com.br/webinsider/
- TreinaWeb – Cursos de Tecnologia da Informação – treinaweb.com.br/cursos-online
Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.
Armando Ferraz Santos
Armando Ferraz Santos (armando@targetdigital.com.br) é especialista em vendas online e soluções para mobile marketing e desenvolve projetos para a Target Digital. No Twitter é @Armanrulla.