Um termo relativamente novo, porém já essencial para quem trabalha com marketing digital, o Marketing de Conteúdo é uma técnica de marketing que busca criar uma relação positiva entre empresas e clientes, através da criação de conteúdo valioso. Hoje, se você não está fazendo marketing de conteúdo, não está fazendo marketing digital de forma realmente otimizada para alavancar sua marca. Saiba o porquê.
O que é?
Nos últimos anos, a popularização das mídias sociais mudou drasticamente a maneira com a qual os clientes enxergam e se relacionam com empresas, produtos e marcas. Se o cliente tem sempre a razão, atualmente ele tem, também, uma voz ativa para expressar sua opinião sobre o que compra e, ainda mais importante, porque compra um produto em detrimento de outro.
As empresas de fato aprenderam que para construir uma boa imagem devem ter um bom relacionamento com os seus clientes. É aí que entra o Marketing de Conteúdo. De acordo com o fundador do Content Marketing Institute, Joe Pulizzi, essa estratégia visa atrair e reter consumidores criando e selecionando conteúdo para mudar ou reforçar um comportamento de consumo. O objetivo dessa estratégia de marketing é criar um canal de relacionamento e ganhar a confiança dos atuais clientes e daqueles que almeja atrair.
A construção de uma boa imagem para a empresa se baseia antes de tudo na criação de significados e valores conferidos à sua marca. Mais importante do que o conteúdo de boa qualidade criado, é o que as outras pessoas dirão sobre ele. Quando esse conteúdo é compartilhado, comentado e “curtido”, não é somente a opinião da empresa que está sendo compartilhada, mas a opinião dos clientes – e isso tem um valor ainda maior.
5 dicas essenciais para o marketing de conteúdo
Criar conteúdo deve ser levado a sério pela empresa, portanto vale a pena planejar e desenhar uma estratégia eficiente. Vejas estes passos para começar a investir em content marketing e começar a gerar resultados para sua marca:
1. Pesquisa e planejamento
Fazer pesquisas é essencial antes de começar a desenhar sua estratégia. Por isso, saiba onde estão os seus clientes, quais são os seus hábitos, ideias, idade e quais ferramentas utilizam para se manterem informados e se comunicarem com o mundo. Pergunte-se: “O que eu quero atingir com o Marketing de Conteúdo?” e “Como esses objetivos se relacionam com os objetivos da minha empresa?”. Saber onde você quer chegar é fundamental.
2. Defina a mensagem
Definir qual conteúdo deve ser produzido e compartilhado pela sua marca é de extrema importância e deve levar em conta os resultados obtidos nas pesquisas prévias de público. Sua mensagem deve estar ligada aos desejos do público e dos consumidores em potencial. Produza conteúdo de qualidade, nos canais onde o seu cliente potencial está.
3. Selecione os formatos e canais
Conhecendo o seu público e os clientes em potencial, você saberá quais mídias ele utiliza para se comunicar e se manter informado. Saia do lugar comum e não utilize somente textos e fotografias, mas também outros suportes multimídia, como vídeos, áudio, slides e podcasts. Conteúdo rico é sempre importante para uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente.
4. Crie um calendário editorial
Um blog corporativo deve estar sempre atualizado para não perder o prestígio nem o interesse do seu público. Dessa forma, é muito importante a criação de um calendário editorial. Integre as ideias de pauta no formato de um calendário e cumpra os deadlines para que seu conteúdo esteja sempre distribuído de maneira apropriada e atualizada.
5. Analise e evolua
Mesmo empresas que possuem um histórico bem sucedido no marketing devem continuar pesquisando e colhendo os resultados de suas estratégias. Só assim saberão se o que foi planejado está funcionando ou se as estratégias devem ser modificadas.
O Marketing de Conteúdo se mostra uma ferramenta essencial para a empresa que deseja melhorar seu relacionamento com o público, agregar valores positivos à marca e atrair mais clientes. O que você está esperando para começar a utilizá-lo? [Webinsider]
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Diego Gomes
Diego Gomes é fanático por blogs, marketing de conteúdo, lean startups, growth hacking e outras dezenas de buzzwords. Fale com ele pelo Twitter @dttg ou pelo site rockcontent.com.
Uma resposta
Um fato o tema, o texto, as dicas. Parabéns!