Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

alice_salazar_webinsider

Apesar de me considerar vaidosa, a maquiagem era algo que eu fazia bem básico. Nada que lápis, batom e rímel não resolvessem. Não sei se foi pela chegada dos 40 e da necessidade de disfarçar as imperfeições, aos poucos fui aumentando a dose e um dia resolvi aprender a fazer o famoso olho preto esfumado.

Foi então no YouTube, terra de todos os tutoriais, que descobri a gaúcha, natural de Santo Antônio da Patrulha, Alice Salazar.

A maquiagem dela era linda mas o que mais me chamou a atenção foi o jeito espontâneo e divertido. Às vezes meu marido não entendia porque eu ficava dando risada sozinha olhando para o iPad. Era rindo das palhaçadas de Alice. E com ela fui descobrindo outras blogueiras, aprendendo a fazer maquiagens diferentes e hoje mesmo trabalhando em casa não consigo deixar de corrigir as famosas olheiras e passar aquele batonzinho.

Alice_salazar_livro_de_bem_com_o_espelhoPor isso, fiquei muito feliz quando recebemos um e-mail via assessoria de imprensa para o lançamento do livro De bem com o espelho – automaquiagem por Alice Salazar, em Brasília. Achei que era a oportunidade ideal para conhecê-la e contar no Webinsider uma história de como a internet alavancou mais uma carreira.

Em questão de dois, três anos ficou clara a evolução da qualidade dos vídeos e o modelo de negócio que nascia dali. Sim, porque pode acontecer espontaneamente (normalmente é) ou não, mas quem tem espírito empreendedor, competência e sinceridade no que faz acaba conseguindo aproveitar as oportunidades.

É o exemplo da Alice. Com simpatia e competência, mesmo afirmando que tudo que faz é muito intuitivo, conseguiu enxergar um negócio e a possibilidade de viver dele.

Claro que para isso precisou de muito trabalho para adquirir segurança. “Normalmente os maquiadores fazem duas ou três maquiagens nos finais de semana, na RBS (emissora afiliada da Rede Globo, na qual Alice trabalhou por quatro anos) eu maquiava de 7 a 15 pessoas por dia. Com isso, a segurança veio naturalmente e posso dizer com certeza que hoje não há formato de olho que me bote medo”, disse Alice, sempre muito divertida.

A própria RBS convidou Alice para criar um blog sobre maquiagem. Com o sucesso do blog e dos vídeos, ela passou a receber convites para dar cursos de automaquiagem país afora. Os convites foram aumentando e Alice decidiu abandonar a carteira assinada. Foi uma escolha difícil, uma aposta empreendedora.

Além de manter os cursos, cuidou de criar sua própria linha de maquiagem, escreveu um livro tutorial fartamente ilustrado, assinou uma coleção de roupas e participa de programas de TV, como o de Ana Maria Braga.

Veja o primeiro vídeo da Alice a que assisti, mostrando como se faz o famoso olho preto esfumado. Bem prático e fácil!

Linha própria de produtos de maquiagem

A linha de produtos de maquiagem foi criada com o apoio dos dois irmãos que se tornaram sócios e entraram com o capital necessário para começar. Não foi fácil e Alice só lançou os produtos depois de muitos testes e a certeza de que a qualidade e o efeito final eram os esperados.

Por enquanto, fazem parte da linha a famosa sombra marrom usada em praticamente todas as maquiagens feitas por ela, um lápis de olho preto e três glitters para lá de glamourosos. “Claro que eu quero lançar outros produtos, mas isso só vai acontecer com o mesmo padrão de qualidade dos outros e para isso demora um pouco”.

Pedi para Alice alguns números para ilustrar o que ela já alcançou na internet. Eles chamam a atenção. Por exemplo, no canal do YouTube são quase 400 mil inscritos e mais de 44 milhões de visualizações. No Facebook hoje são 368.085 curtidas, no Instagram que foi criado recentemente já são 119 mil seguidores e no Twitter 99 mil. Ela não soube me dizer ao certo qual sua audiência no blog mas acha que gira em torno de 800 mil pageviews por mês. Ótimo número para quem só está conseguindo fazer atualmente cerca de dois posts por mês.

Retorno financeiro demora

Com resultados assim pode-se imaginar que Alice está “bem de vida”, como se diz por aí. A realidade é um pouco diferente e o retorno financeiro não vem tão rápido.

Segundo ela, a principal receita vem dos cursos que tem dado pelo Brasil. “Eu trabalho muito e ainda não ganhei dinheiro com a linha de maquiagem que lancei ou com as outras ações, como o livro e as roupas. Assim que isso acontecer pretendo reduzir o ritmo dos cursos e me dedicar mais aos tutoriais, que é o que me dá mais prazer no trabalho. Sei que foi por causa do blog que conquistei tudo o que tenho e ao mesmo tempo estou sem tempo para ele”, contou reflexiva.

Com tanta dedicação e trabalho, Alice com certeza vai chegar lá. Exemplo disso são as seções de lançamento do seu livro, com a presença de centenas (centenas mesmo) de leitoras ansiosas por uma dedicatória. Eu testemunhei em Brasília a emoção das leitoras ao vê-la. “Eu fico feliz demais nesses momentos. As pessoas me contam tantas histórias de como meus vídeos ajudaram a superar as dificuldades ou a resgatar a autoestima”, contou emocionada.

Outro exemplo de como o sucesso realmente bateu à porta de Alice foi o lançamento da coleção de roupas assinada por ela no final de junho em parceria com a empresa Canela e Mel. Em poucos minutos, o site saiu do ar por excesso de visitas e rapidamente quase todas as peças de roupa foram vendidas.

E tem mais um detalhe charmoso: ela tem uma voz linda e vem de uma família na qual todos cantam. Quem assistiu aos tutoriais de Alice com certeza já a ouviu cantar enquanto trabalha. Perguntei se ela não queria também seguir a carreira de cantora. “Sei que há milhares de cantoras melhores do que eu. Quero só me divertir, quem sabe um dia fazer uma palestra meio doida uma parte cantando”, comentou rindo. Para nós, fãs, o que importa é sempre ter um pouquinho mais da Alice, essa figura iluminada e maquiada.

Quer ver Alice cantando? Aperte o play do vídeo! ☺

[Webinsider]

…………………………

Leia também:

Avatar de Viviane Danin

Viviane Danin (@bibidanin) é jornalista, consultora do Sebrae e articulista do Webinsider.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *