Muita coisa mudou nos últimos 20 anos com relação à capacidade de se transferir e armazenar dados.
Dos finados disquetes de plástico de 1,7 Mb ao exagero que nos parecia ter disponível 1Gb nas contas de e-mail da Google, na década passada, nos provam que hoje, o custo de armazenam virtual é uma fração do que era há 20 anos. Nossos HDs estão migrando aos poucos para locações virtuais.
A maioria dos computadores já não tem mais entrada para disquetes e muitos sequer têm drives de DVDs. Há quem diga que os pendrives, em questão de anos, também se tornarão peças obsoletas de nosso uso diário.
Os data centers nas nuvens e uma maior velocidade para o transporte de dados contribuíram para um novo cenário na transmissão e armazenagem.
A velocidade na transmissão, a compressão segura de arquivos e a encriptação permitem que hoje você tenha mais segurança armazenado seus dados numa nuvem virtual do que carregando um HD externo.
A Ciena — especialista em redes — traz abaixo um infográfico que ilustra de maneira simples alguns fatores que tornam hoje a armazenagem na nuvem uma das principais tendências no universo de processamento e transporte de dados.
[Webinsider]
…………………………
Leia também:
- Livro Enciclopédia da nuvem traz lista de serviços online
- Serviços online: existe diferença entre SaaS e cloud computing?
- Novas questões para pensar o cloud computing nas empresas
…………………………
Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider
- Ecommerce School – Especializada em comércio eletrônico, redes sociais e marketing digital – ecommerceschool.com.br/webinsider/
- TreinaWeb – Cursos de Tecnologia da Informação – treinaweb.com.br/cursos-online
Vicente Tardin
Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.