Em todas as áreas de negócio, a relação das empresas com a transformação cultural na vida das pessoas está cada vez mais evidente.
Todas buscam um conceito que faça sentido, que emocione, que transforme e que traga a relação de colaboração, de coletividade.
De qualquer forma, sendo uma marca ou não, é motivador fazer parte desse movimento e poder contribuir de alguma forma com um trabalho que coloque as pessoas no centro das relações entre marcas, serviços/produtos e vendas.
E como toda coisa boa na vida, a gente precisa usar com moderação.
Como assim?
A experiência do usuário deve ser usada como moderação? Não é o centro de tudo? Não. O centro de tudo é o mundo dos negócios, e o mundo dos negócios e da política já percebeu que, para ganhar dinheiro, eles precisam estar no mundo das pessoas.
As empresas dançam conforme a música. A diferença é que, a música que era tocada só para poucos ouvidos, ou cochichada nos salões, agora toca nas ruas, toca para todos, uma mesma música para um milhão. E ainda ganha opinião, mash-ups, fãs e seguidores.
O poder da coletividade, da capacidade de crescer e, não mais fazendo parte de uma opinião, mas sua capacidade de envolver pessoas com opiniões próximas é o que move o mundo hoje e as Bolsas de Valores também.
A parte boa, é que oportunidades não faltarão para quem se especializar em disciplinas que ajudam as empresas a fazer parte desse mundo coletivo.
A parte especial, é que nesse mundo onde você é capaz de influenciar e criar um movimento a partir da sua opinião, a responsabilidade é o centro de tudo. [Webinsider]
…………………………
Leia também:
- A consistência do conteúdo
- Os bancos poderiam oferecer uma experiência mais personalizada
- Vai desenvolver software? Considere a experiência do usuário
…………………………
Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider
- Ecommerce School – Especializada em comércio eletrônico, redes sociais e marketing digital – ecommerceschool.com.br/webinsider/
- TreinaWeb – Cursos de Tecnologia da Informação – treinaweb.com.br/cursos-online
Melina Alves
Melina Alves (@melinalves) fundadora da DUX Coworking. Consultora em User Experience, Designer de Experiência e Interação. Mantém o blog Melina Alves.