Com Marcos Giuntini e Diogo Pretto*.
Escolher o portfólio de iniciativas de marketing digital para atuação está cada vez mais difícil. Cada vez mais, temos um aumento de soluções online disponíveis para todas as fases do ciclo de relacionamento com o cliente (ver artigo “Números importantes para quem busca investir corretamente em iniciativas online”).
As soluções de campanha da Google Adwords devem ser sempre consideradas nesta análise de investimentos. Neste artigo recolhemos informações sobre a oferta atual da Google para links patrocinados com a intenção de auxiliá-los nas seguintes questões:
- Quais benefícios ele pode trazer à sua empresa?
- Quais as opções atuais para campanhas estão disponíveis no Google Adwords?
- Quais as vantagens de incluí-lo na sua estratégia de marketing digital?
Obs.: A Google está sempre lançando novas formas de publicidade, use esse blog para manter-se informado “Por dentro do Adwords”
1. Apoio em todas as fases de relacionamento
Os links patrocinados podem auxiliar sua empresa em diversos momentos no ciclo de relacionamento com os clientes, desde a atração de novos clientes até a fidelização dos atuais.
2. Forma de pagamento
Os links patrocinados são feito através do sistema de CPC (Custo Por Clique)ou do CPM (custo por mil, na qual os custos são gerados a cada mil visualizações de anúncios). A ferramenta Adwords propicia o gerenciamento detalhado do investimento desde o nível de campanha até a palavra-chave.
3. Acompanhamento de resultados
Existe também a possibilidade de integração com o Google Analytics, o que torna o retorno de seu investimento mensurável.
Alguns aspectos que podemos mensurar no AdWords/Google Analytics incluem:
- O retorno do seu investimento de campanhas, anúncios e até mesmo palavras-chave
- Quais produtos foram vendidos a partir das campanhas de links patrocinados
- Qual o comportamento dos usuários no site que são trazidos pelas campanhas (páginas por visitas, caminhos percorridos etc.)
- Palavras-chave que acionaram o anúncio
- Relevância do anúncio com o termo buscado pelo usuário
- Horários de melhor desempenho na conversão
- Em quais sites os usuários visualizaram e clicaram nos anúncios
- A região/estado ou cidade em que os usuários estavam ao clicar no anúncio
4. Veiculação de anúncios – abrangência
A veiculação dos links patrocinados podem ser realizadas em duas redes de veiculação (rede de display e pesquisa) e YouTube.
Redes de veiculação
- Rede de display. Nela seus anúncios podem ser veiculados em forma de texto, banner, ou vídeo, e são exibidos tanto no Google e seus parceiros, como em outros sites (ex. globo.com e UOL).
- Rede de pesquisa. Nela seus anúncios podem ser veiculados apenas em forma de texto ou imagens (campanhas PLA – ver a seguir), e são exibidos no site busca Google e em seus parceiros de pesquisa. Nesta rede, seus os anúncios aparecem em destaque antes do resultado da busca do usuário.
Campanhas PLA (Campanha de Lista de produtos). Nesta opção seu anúncio é veiculado na Rede de Pesquisa sendo exibido nos resultados do site de pesquisa Google no bloco comercial e na barra à direita, junto com outros anúncios. (ver abaixo)
Figura 1 – Caixa em vermelho apresentando as campanhas de lista de produtos
YouTube
Existem duas formas de anúncios para o canal do YouTube:
- Trueview. Neste modelo seus anúncios são feitos em forma de vídeo, entretanto podem ser exibidos em diversas situações (quando pessoas pesquisam de anúncios, navegam no canal do YouTube ou mesmo enquanto assistem a vídeos). Através do Trueview você paga apenas quando os usuários escolhem vê-lo, e não quando uma impressão é veiculada.
- Superbanner na home. É um banner localizado na home do YouTube. Para veicular seu anúncio você deve entrar em contato direto com o canal. Seu valor cobrado costuma ser CPD (custo por dia).
5. Segmentação – atingindo o seu público-alvo
Esses três canais de veiculação podem ser segmentados demograficamente, sendo assim, seus links patrocinados podem atingir diretamente seu target e encaminhá-lo para o seu site.
A rede de display e o YouTube ainda podem segmentados de acordo com:
- Canais. UOL, Terra, Globo.com etc.
- Palavras-chave. Palavras utilizadas no conteúdo dos sites da rede de display ou título e descrição dos vídeos no YouTube
- Interesses de usuários. Perfis de usuários construídos a partir do histórico de navegação de cada um. Ex: usuários interessados em esportes, notícias, moda etc.
- Tópicos. Através de tópicos e subtópicos você consegue escolher os canais que possuem conteúdo com temas relacionados ao seu produto, ou target, e o sistema Google, através da sua classificação de canais interna, encontra os sites que abordam assuntos relevantes ao seu produto. Por exemplo, se você está anunciando uma promoção sungas pode escolher a categoria esportes, atividades aquáticas e etc. e o Google irá buscar sites com estes assuntos para anunciar neles.
- Gênero. Feminino e masculino.
6. Como potencializar a sua conversão
Com o objetivo de lembrete de marca e aumento da taxa de conversão, o Adwords propicia as seguintes campanhas:
- Remarketing Adwords. Estratégia, que pode ser veiculada na rede de displaye no YouTube, usada para impactar usuários que já entraram seu site quando eles visitarem outros sites da rede de display.
- Remarketing Google Analytics. Similar ao Remarketing Adwords, entretanto você conta com todo o potencial de segmentação para os dados que existem no Google Analytics (como dados dos visitantes que passam o tempo visualizando páginas específicas ou que colocam itens específicos no carrinho de compras.)
- Remarketing dinâmico. Esta opção vai um passo além do remarketing comum. O remarketing dinâmico possibilita a você exibir para seus visitantes um anúncio de qualquer produto específico já antes visualizado por ele em seu site. Este processo ocorre automaticamente, ou seja, o próprio Google seleciona a imagem do produto e o texto para o anúncio.
Usar links patrocinados do Adwords pode trazer diversos benefícios para sua empresa. Contudo, é importante ressaltar que qualquer ferramenta quando mal utilizada pode não trazer o resultado esperado, portanto, não dispense a ajuda de profissionais qualificados. A ferramenta é importante, porém quem está por trás dela é a peça fundamental para potencializar a relação custo-benefício.
* Diogo Pretto é Analista de Marketing Digital – diogo.pretto@avantare.com.br. [Webinsider]
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Leia também:
- Mitos e verdades sobre os links patrocinados
- A estratégia do Google Adwords para elevar os preços
- A internet caiu
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