O Google, em clima de comemoração de seus quinze anos, anunciou nesta semana uma grande mudança em seu algoritmo de busca, apelidado de Google Hummingbird. Esse update promete impactar cerca de 90% das pesquisas e se tornar, portanto, a mudança mais radical desde o Caffeine, lançado em meados de 2010. As declarações são de Amit Singhal, vice-presidente sênior da companhia de Mountain View.
Na contramão de mudanças realizadas nos últimos anos, como a função de autocompletar, que reduziu proporcionalmente a variedade de termos de procura, o Hummingbird permitirá pesquisas extremamente pessoais. O objetivo é que, em vez de fazer buscas, os usuários possam fazer perguntas como: “quais são os museus mais interessantes da França?”.
“Não perca tempo buscando”
“Você não deveria perder seu tempo buscando, você deve usar seu tempo vivendo”, disse Singhal em uma declaração que repercutiu em toda a imprensa, pelo teor provocativo, meses após o Facebook implementar um algoritmo de busca semelhante nos Estados Unidos, o Graph Search.
Com as novas mudanças, o Google pretende tornar ainda mais comum a busca por voz em seu site, assim como nos celulares com o sistema operacional Android, de propriedade da empresa. O buscador prepara-se para as mudanças do comportamento do usuário e quer competir com o Siri da Apple, que ainda não é tão popular no Brasil quanto nos EUA ou Europa.
Impacto em mecanismos de busca
Como as mudanças que devem acontecer nos próximos tempos no buscador afetam cerca de 90% das buscas, sites que dependem de uma grande quantidade de tráfego orgânico estão atentos à mudança. As transformações no Google devem ser vistas com cautela, desde que os sites estejam utilizando táticas éticas para a sua otimização e estejam focados em entregar bom conteúdo e experiência para seu visitante. [Webinsider]
…………………………
Leia também:
- O Google e a busca pela imortalidade
- O Google é uma empresa de mídia
- Facebook Graph Search tem muito potencial
Diego Ivo
Diego Ivo é diretor da Conversion. empresa especialista em otimização de sites para mecanismos de busca. Mais no Google.