A freqüência e o alcance em estratégias de marketing

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Geralmente profissionais de marketing definem suas estratégias analisando a melhor forma de atingir o público-alvo desejado com o orçamento disponível. E escolhem, diante de uma centena de veículos existentes, onde colocar parte de seu orçamento.

Desde anúncios no Big Brother a links patrocinados no Google, de anúncios em jornal de bairro ao e-mail marketing com alcance global, o objetivo é sempre ser lembrado por pessoas que podem querer comprar seu produto.

Estudos indicam que para que seu produto (ou marca) seja reconhecido, é preciso que ele seja visto no mínimo três vezes por uma pessoa. Dependendo do veículo, para que um anúncio seja visto por alguém é preciso mostrá-lo nove, doze, quinze vezes.

Quantas inserções de um anúncio na TV são necessárias para você assistir a pelo menos uma? E quantas pessoas, de uma única vez, podem assistir a seu anúncio no Big Brother?

Essas perguntas representam dois alicerces das decisões estratégicas de marketing: o alcance (quantas pessoas, em uma única vez) e a freqüência (quantas vezes, para uma única pessoa). Alcance pode custar caro e a freqüência multiplica esse custo! Quanto custa uma inserção na TV? E quanto custam 10? Praticamente dez vezes o custo. Quanto custa um clique no Google Ad Words? Dez custam dez vezes mais.

Manter a freqüência é o grande desafio – aparecer constantemente para que seu público lembre de você na hora que precisar é o mais importante. Existem diferentes maneiras de se conquistar isso, vale uma combinação de mídias – um anúncio na TV e alguns anúncios na rádio, um evento e depois acompanhamento por e-mail marketing, um hotsite e uma série anúncios no Google.

Vamos explorar a seguir um modelo onde o investimento para manter a freqüência é baixo, exige dedicação e inteligência, e oferece ótimos resultados.

Para manter uma freqüência de aparições é necessário pensar antes no primeiro contato. Qual vai ser a forma utilizada para iniciar o relacionamento com seu público? Um evento, um sorteio de brinde, um test-drive de seu produto ou seu site anunciado na TV, pense na forma que lhe parece mais conveniente de acordo com o orçamento disponível.

Deste ponto em diante, você precisa muito mais de inteligência do que de dinheiro. Em qualquer umas dessas formas de primeiro contato, colete sempre a permissão e os dados de seu convidado para recebimento de informações relevantes e de seu interesse por e-mail.

A inteligência deve ser aplicada para descobrir o que pode ser interessante para seus recém-autorizados contatos. Se você tem uma agência de turismo, por exemplo, envie mensalmente dicas de destinos interessantes, a foto do mês como papel de parede, comente um evento e indique o blog do point mais quente do inverno. Ofereça alguma coisa valiosa, que atraia seu público e que o mantenha interessado em continuar recebendo seu contato. Adapte esse exemplo para seu negócio e você estará trabalhando a freqüência prestando um excelente serviço para seu futuro cliente.

No exemplo acima, o veículo facilitador da freqüência é o e-mail marketing, que ofece baixos custos de execução e viabiliza o contato constante com um grande volume de pessoas. Mas existem outros meios; o importante é estar sempre presente, para que no momento oportuno você consiga conquistar um novo cliente. [Webinsider]

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Avatar de Fabio Nunes

<strong>Fabio Nunes</strong> (fabio.nunes@zartana.com) é Diretor de Serviços da <strong><a href="http://www.zartana.com" rel="externo">Zartana</a></strong> e <strong><a href="http://www.navita.com.br" rel="externo">Navita</a></strong> e atua na concepção e desenvolvimento de softwares para marketing direto.

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3 respostas

  1. Olá, gostaria de receber algumas Dicas, estratégias de marketing, ou indico vocês a Fazer um curso online, arrecadando uma quantia que seja.

  2. Olá,
    gosto muito das matérias postadas no WebInsider… leio praticamente todas as manhãs…
    Gostaria de sugerir que fizessem alguns treinamentos, coisas rápidas, porém com uma aplicação maior…
    Os artigos são geralmente muito globais, anvolvem um contexto geral. Penso que seria interessante para os leitores, alguns cursinhos aplicados, com prática, não sei se consegui me expressar.
    Mas, parabéns pela matéria.
    Abraços

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