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Este ano mais uma vez Miami recebeu o Festival of Media LatAm. O evento para quase 600 pessoas contou com palestras, uma pequena feira e um prêmio, que coroou algumas marcas brasileiras.

O FOMLA ainda não goza do prestígio do MIXX junto aos executivos brasileiros, mas sem dúvida o interesse vem crescendo ano após ano.

O que me atrai é o mix de palestras, que envolvem todos os meios e não apenas internet.

Um ponto muito interessante, que está tornando-se uma marca registrada deste evento, foi a apresentação de materiais inéditos, estudos e pesquisas, como o BrandZ Top50 LatAm Brands, da Milward Brown e o Wave 7: The Business of Social Media in Latin America, da UM, que é uma agência de mídia da IPG.

Este foi a primeira versão para América Latina do estudo sobre social media que já é realizado em 72 países. O Wave 7 está disponível online e é outra fonte bastante útil em uma região escassa de pesquisas relevantes.

Outro estudo bacana é o Meaningful Brands LatAm, do Havas. O estudo envolveu 179 marcas e mais de 28 mil consumidores na Argentina, Brasil, Chile, México e Peru. Ele publicaram um infográfico que compila os principais resultados, vale ver e guardar.

No FOMLA Awards, a grande vencedora foi a campanha Follow2unfollow, da StarcomMedia Vest.

A campanha para redes sociais mostra presidiários em uma prisão em Porto Rico conversando no Twitter para desencorajar o comportamento criminal entre os jovens e foi nomeada Campanha do Ano no Festival of Media LatAm Awards 2013. Follow2unfollow ficou entre os finalistas em 8 categorias, ganhou o prêmio Uso Criativo de Mídia e Melhor Campanha nas Redes Sociais, como também foi muito elogiada na categoria Melhor Uso do digital e no Prêmio do Serviço Público.

Do Brasil saíram laureados ‘Fiat Vem Pra Rua’ da AgênciaClick Isobar e ‘Hellmann’s Interactive Shopping Cart’ da CUBOCC. A primeira venceu na categoria Melhor Plataforma de Entretenimento, e a Cubo levou em Melhor uso do Digital.

Sobre as palestras sem dúvida B. Bonin Bough, Vice President of Global Media and Consumer Engagement da Mondelez, deu um show. Ele sem dúvida é um dos melhores palestrantes que já assisti. A primeira vez havia sido em NY, quando ele ainda estava na Pepsi. Agora, em Miami, ele mostrou mais uma vez porque é um dos executivos de marketing mais admirados, graças às suas iniciativas pioneiras na área digital, mais especificamente em social media e mobile.

A Telefonica deixou suas três previsões para o mercado móvel na América latina, mas outra palestra que chamou minha a atenção foi a de Chris Copeland, Marketing & innovation director for Latin America & Caribbean da Diageo.

Ele, claro, exibiu o case de Johnnie Walker “Keep Walking”e usou as adaptações feitas para o México (belo filme) e o famoso Keep Walking Brasil.

A sessão foi morna e protocolar, na verdade, com perguntas das mais óbvias sobre a estratégia, números blablabla. Mas eu, claro, não podia deixar de lhe indagar sobre o uso da expressão “O Gigante Acordou” e as imagens do filme como hashtag e palavra de ordem nos protestos brasileiros em junho. Ele bem que tentou, engasgou, gaguejou, mas não convenceu na resposta. Saiu-se com um “a campanha foi criada bem antes”. Então tá. [Webinsider]

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Marcelo Sant'Iago (mbreak@gmail.com) é colunista do Webinsider desde 2003. No Twitter é @msant_iago.

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