Landing pages: converta as suas visitas em vendas

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Nada melhor que combinar o conhecimento de web analytics e experiência dos usuários para oferecer ganhos reais para iniciativas online. A solução de otimização de landing pages é interessante para ser utilizada em diversos estágios do caminho para a compra.

Algumas etapas definem exatamente o caminho que o usuário percorre até chegar ao seu destino final: a compra. A figura abaixo (idealizada por Brent Dykes) exemplifica muito bem o caminho dessa “trilha” até chegar à conversão:

  1. Campanhas de marketing
  2. Landing pages
  3. Micro-conversões
  4. Checkout e formulários
  5. Programas de fidelização

 trilha_conversao

A busca por melhores performances de resultados em Marketing Digital é sempre importante. Abaixo segue uma lista de ferramentas de otimização de resultados eficientes e de baixo ou nenhum custo. Confira:

Além do Google Analytics Content Experiments, outras ferramentas com bons recursos, são: Optimizely e Visual Website Optimizer.

Entretanto, antes de selecionar a melhor ferramenta a fim de obter bons resultados em sua landing page, é preciso avaliar alguns aspectos técnicos e de negócio da sua empresa. Pensando nisso, elaborei um guia de perguntas e respostas de otimização de landing pages baseado em iniciativas reais. Veja abaixo:

Aspectos de negócio

Tenho problemas e limitação de recursos para implementação de novas funcionalidades no meu site. Qual o esforço da área de Tecnologia da Informação?

Esta é uma das grandes vantagens desta solução. A implementação é realizada através da inclusão de uma linha de código nas páginas do site, uma única vez. Pronto! Daí em diante, todas as alterações são realizadas pelo próprio editor da ferramenta de otimização de landing pages.

Como poderei analisar em detalhes o comportamento dos usuários após o clique?

O Optimizely possui integração com o Google Analytics e com outras ferramentas. Esta integração permite avaliar o comportamento dos usuários após o clique de maneira mais detalhada. Os dados de visitas às páginas do experimento são gravados como variáveis customizadas no Google Analytics, e a avaliação de comportamento realizada através de uma segmentação avançada ou com o uso de filtros.

Este é o ano mobile. Existe a possibilidade de otimização de telas para estes aparelhos?

Sim. A otimização mobile também carrega a possibilidade de avaliar o seu funcionamento utilizando os recursos de teste cross-browsing.

Qual a capacidade que a ferramenta tem de segmentar os públicos para apresentação da página otimizada?

São duas as possibilidades de apresentação. A segmentação pode ser realizada geograficamente (ex.: acessos vindos da cidade de Pernambuco) ou por comportamento (ex.: visitas vindas de tráfego orgânico do Google.com.br, que clicaram em determinado botão, acessaram determinadas páginas, oriundos de determinados devices e etc.).

Seria possível otimizar não apenas uma página, mas várias ao mesmo tempo?

Sim, a ferramenta possibilita a otimização de várias páginas ao mesmo tempo.

Aspectos técnicos

A solução poderá causar problemas de demora para carregar a página?

Temos duas respostas para esta questão:

  1. Capacidade de acessos – a ferramenta já trabalha com empresas com milhões de visualizações de pageviews por mês.
  2. Tempo de carregamento da página – o tempo de carregamento é de aproximadamente 100ms. O script é estático e cacheado a partir da primeira visita.

A hospedagem da ferramenta encontra-se no Akamai, uma das mais conhecidas soluções de distribuição de conteúdo.

Como garantir que a página otimizada funcionará em diferentes browsers?

A Optimizely possui integração com soluções para testes em diversas plataformas, não deixando o cliente na mão, além de garantir produtividade na otimização. [Webinsider]

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Avatar de Marcos Giuntini

Marcos Giuntini (@marcosgiuntini) é Diretor de Operação e Inovação na Avantare Inteligência Interativa. Atua em projetos na área digital há 14 anos, possui mestrado em Negócios pela Coppead.

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