Porque as empresas precisam da gestão do conhecimento

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Vivemos em uma era em que o conhecimento está disponível a todo instante, a um clique de nossas mãos. A internet é uma biblioteca virtual instalada dentro da casa de cada um de nós, portanto, somos freqüentemente bombardeados com informações em tempo real. Isso, algumas vezes, até nos desvia de nosso foco principal.

Além disso, devido à enorme quantidade de informações disponíveis, grande parte do que acessamos é lido de maneira superficial, de forma rápida. O título de destaque e as poucas linhas que descrevem a chamada tornaram-se mais importantes do que o conteúdo da matéria e sua real compreensão.

No passado, o acesso à informação era mais restrito, porém o conhecimento do contexto, o entendimento do conteúdo e a visão mais aprofundada dos assuntos eram maiores. Houve tempos em que a informação era considerada moeda corrente. A pessoa bem informada obtinha vantagens competitivas e dava saltos à frente dos menos privilegiados. Não se pode afirmar que estes tempos tenham acabado por completo.

Hoje, o acesso à informação não é mais privilégio de poucos, mas continua sendo valioso. Por isso, o grande segredo é saber gerenciar dados estratégicos para poder utilizá-los da melhor forma possível.

Este é o enorme impasse que as empresas enfrentam, pois, atualmente o ?pulo do gato? está na gestão do conhecimento. Muitas informações importantes e detalhes dos processos de trabalho estão guardados apenas nas mentes dos profissionais. O desafio é manter a sabedoria e o conhecimento dentro de ?casa?, mesmo depois que um colaborador deixa a companhia.

Criar processos

Desta forma, cada vez mais, a gestão da informação e do conhecimento transforma-se em um recurso valioso para as companhias. Por isso, deve-se priorizar a criação e a implementação de processos que organizem e sistematizem a capacidade da companhia de capturar, armazenar, gerar, criar, analisar, traduzir, compartilhar e fornecer a informação exata de maneira rápida e precisa.

Estes mecanismos e processos devem ser elaborados para assegurar que a empresa maximize o valor de um dos mais importantes recursos competitivos nos dias de hoje – o conhecimento.

O conhecimento é um bem intangível. É uma combinação de dados que, tratados e contextualizados, fornecem soluções essenciais no processo de tomada de decisões em todos os níveis de uma corporação. As informações navegam nas áreas de vendas, marketing, publicidade, serviços, operações e administração das companhias, colaborando com ações estratégicas e criando oportunidades de negócios.

Imagine a área de uma empresa onde o conhecimento é proveniente única e exclusivamente da mente de seu gestor. Digamos que este colaborador deixe a companhia. Provavelmente você já viu isso de perto ou ouviu dizer que aconteceu, correto? Levando em consideração que vivemos em uma economia baseada na informação e o sucesso das corporações depende muito da capacidade de gestão do conhecimento e da manutenção da inteligência organizacional, é essencial que as empresas busquem a criação de um mecanismo para gerenciar este conhecimento organizacional.

Caso contrário, como no exemplo acima, a falta de uma única peça irá comprometer os resultados e gerar um impacto negativo no desempenho de determinada área ou até da companhia inteira. [Webinsider]

.

Avatar de Guilherme Pierri

<strong>Guilherme Pierri</strong> é Gerente América Latina para Gestão da Informação & Conhecimento da <strong><a href="http://www.visual-presence.com/" rel="externo">Visual Presence</a></strong>.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

28 respostas

  1. Seu artigo està muito bom,uma introdução maravilhosa,muita clara e objetiva
    O GC è algo fundamental p/ qualquer gestor em ADM,conhecimento valioso nessa nova Era da Informação,onde tudo està globalizado.Farei no dia 28/07/10 um seminario sobre esse assunto,e gostaria que o Sr. me desse algumas dicas ou estrategia p/ que eu possa aplicar no seminario,pois estou um pouco perdida, urgente.Obrigada!

  2. Boa noite :
    Li alguns textos e os comentarios aqui contidos e cheguei a algumas conclusoes :
    a)-Conhecimento , na minha modesta opiniao e muito mais do que simplesmente formas de alavancar negocios ;
    b)-A preocupacao das empresas em nao perder conhecimento nas cabecas dos funcionarios e prova final de que , elas proprias nao sabem quais informacoes e/ou conhecimentos dispoem ;
    c)-Se as empresas dispusessem de meios de administrar o conhecimento interno e meios de ampliar este conhecimento interno , nao necessitariam tanto , preocupar-se quanto a perda de conhecimento ;
    d)-venho desenvolvendo , ha cerca de 10 anos , um sistema , que imagino , ser de Gestao de Conhecimento , para uso proprio . Para testar a sua funcionalidade , criei uma empresa , digamos , ficticia , na qual , tudo o que suponho ser , dados/informacoes/conhecimento esta devidamente , classificado , cadastrado e codificado. Para tal criei um sistema de codificacao de temas/assuntos , permitindo cerca de 1 trilhao (!) de itens. Este sistema engloba (ou pretende) , todo e qualquer assunto. Repito : todo e qualquer assunto. Necessito , urgentemente , de algum tipo de apoio para sua conclusao e/ou aplicacao.
    Saudacoes

  3. Li o artigo e achei muito interessante…estou fazendo minha monografia sobre este tema G.C :Como práticas da Gestão do Conhecimento podem melhorar os resultados operacionais no departamento de vendas de lojas varejistas de roupas em Capinópolis…..gostaria de receber sugestões sobre o assunto….grato.

    NJSN..

  4. Boa tarde,

    Fiz um trabalho sobre gestão do conhecimento e hoje tenho uma missão quase impossível de implantar essa gestão onde trabalho. Sendo que cada gerência que passava deletava documentos e informações importantíssimas. Hoje me deparo como uma sala onde está um descaso só.
    Gostaria de idéias de como e por onde começar o trabalho na prática.
    Desde já agradeço.
    Aguardo resposta
    Luciana

  5. Olá,

    Muito interessante o texto. Estou escrevendo meu T.C.C. sobre O Capital Intelectual como um diferencial competitivo dentro da organização e, como ambos estão interligados, há uma parte em que falo sobre a Gestão do Conhecimento.
    Quero saber, se possível, é claro, quais seriam os mecanismos citados no texto que as empresas podem utilizar, além de treinamentos, cursos e palestras, para reter em quantidade e qualidade o conhecimento que está incorporado na mente dos indivíduos?

    Grata,
    Kenya Quiuqui

  6. bastante interessante este artigo..
    se possivel gostaria que me enviasse mais conteudo relacionado a gestao do conhecimento…
    desde ja agradeço… aguardo…

  7. Estou cursando Sistema de Informação e pretendo fazer meu TCC (Gestão do Conhecimento), gostaria que me enviasse mais algum material para estudo.

  8. AGestao do Conhecimento (GC), è algo que nao se pode faltar na Vida Proficional de um ADM, è a Base do sucesso, quem tem Conhecimento tem tudo, ele sabe o que fazer, qundo fazer, como fazer, porque fazer e para quem FAZER.

  9. Achei o conteúdo perfeito, porém, apenas para uma introdução do assunto. A linguagem é clara e o texto muito objetivo. Apresentarei um seminário dia 03/07 e gostaria de mais detalhes sobre a gestão do conhecimento em unidades de informação. Parabens, o texto foi maravilhosamente elaborado.

  10. acho sim q faltou um pouquinho de conteudo
    deveriam ser mas bem aprofundados
    pois pessoas precisam de mas um tchan para os trabalhos sobre o assunto

  11. Estou fazendo MBA em Gestão empresarial e irei apresentar um seminário dia 30/05 sobre Gestão do Conhecimento:Construindo uma vantagem competitiva sustentável.
    Seria possível o senhor me enviar algumas dicas a respeito da apresentação desse seminário?
    Grata.

  12. ACHEI INTERESSANTE ESTE ARTIGO, ESTOU ESCREVENDO UM ARTIGO SOBRE A GC E GOSTARI DE RECEBER MATIAL SOBRE O ASSUNTO O SR PODE ENVIAR?

  13. Podemos dizer que a GC no Brasil continua andando em passos lentos, quer dizer, fala-se muito em GC, porem a sua pratica (implementação) nas organizações, orgãos publicos, etc… acontece muito pouco.

    Inclusive muitos de nossos professores universitários praticamente não viram a GC na prática e nos passam apenas a teoria!

  14. Para o maior aproveitamento pessoal de cada um dentro da organização. Se esses dados são transferidos de colaborador à outro, a tendência em conseguir promoção de cargo é maior, pois hoje, as empresas buscam quem é mais experiente no mercado, essa é a grande competitividade que estão buscando mundo afora. Desta forma, vai mostar quem realmente conhece ou não determinado serviço, bem como, se conhece o máximo de informações para atuação de um cargo maior, pois há também um depósito de confiança no colaborador, surgindo assim, que este execute serviços diferenciados aos anteriores. É sempre uma garantia para a organização, pois visualizará a necessidade e a devida importância deste na empresa.

  15. Gostaria de saber, pontos positivos e negativos da gestão do conhecimento nas organizações atuais, pois irei apresentar um seminário quarta-feira 26/11, e ainda tenho duvidas sobre o assunto.

  16. EXELENTE O ARTIGO, GOSTARIA DE RECEBER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM PREFEITURAS MUNICIPAIS E CAMARAS DE VEREADORES, EXPERIENCIAS DE QUEM JÁ VEM APLICANDO O KM EM SUA ORGANIZAÇÃO….

  17. boa noite! irei apresentar um seminário sobre gestão no conhecimento, vc poderia me especificar os pontos mais importantes na sua oponião?

  18. O artigo é muito importante para que seja valorizado o capital intelectual do individuo.
    Nas empresas predomina o conhecimento Tácito, ou seja, o que o indivíduo aprendeu no decorrer de sua carreira, como é falado no proprio texto e deve ser transformado em conhecimento explicito.

  19. Bom dia;

    Sou estudante na are de produção industrial, terei um debate referente a; gestão do conhecimento.

    Gostaria de saber na visão do senhor qual seria a negativa sobre o mesmo?

    Sei que um ponto crucial nesta negativa são os gastos a serem feitos com treinamentos e cursos para meus colaboradores, e que assim ficarei vulnerável e certamente terei q aumentar seu salário.

    O senhor poderia explana algo mais sobre este dilema?

  20. ERRO DE PORTUGUÊS

    Depende, Neuza. Se o sujeito oculto da frase for a UMA situação que não havia ocorrido da frase anterior, então você deve manter o ocorrerá do trecho seguinte assim como manteve o aconteceu.

    Asi yo lo creo =)…

  21. Interesante o artigo sobre gestao do conhecimento.
    Porém, faltou para mim um pouco mais da parte técnica, ou práticas.
    Como implementar a gestao do conhecimento? E quais ferramentas existem ?

    Att,
    Etins

  22. Isso ocorre no funcionalismo estadual e, acredito que no federal e municipal também.
    Entra uma equipe que, julgando saber mais do que os que já se encontram no local, situam-se rapidamente no local onde vão permanecer e, quando pensam que obtiveram todas as informações que queriam, descartam os que lá encontraram.
    Surpresa: quando surge uma situação que não havia ocorrido (como saber tudo, como e quando acontecerá?), desespero total e, saída à caça do dispensado.
    Já aconteceu várias vezes e, com certeza, ocorrerá muitas outras mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *