Que as redes sociais vieram para ficar, isso todo mundo sabe. Que são fortes aliadas a estreitar o relacionamento entre consumidores e empresas, isso também todos já estão cansados de saber. Mas o que dizer ou fazer quando a marca possui consultores de vendas online ou franqueados? Qual comunicação a empresa franqueadora deve adotar? Centralizadora? De autonomia padronizada? Totalmente livre? Veja o ranking das franquias nas redes sociais.
Para muitos, a primeira opção, a de centralizar a comunicação nas redes sociais, parece, a princípio, a melhor a ser adotada. Porém cada caso é um caso. Vejamos:
Uma comunicação centralizadora, aquela em que todo o discurso e ações estratégicas da marca para web são regidas pela própria franqueadora, requer mais atenção por parte da empresa e pode “engessar” o relacionamento com o consumidor online daquele determinado produto ou serviço. Isso porque o que pode ser uma boa estratégia para a região Sul, pode não ser para a Norte, por exemplo.
Já a chamada autonomia padronizada, a marca desenvolve sua estratégia de comunicação nacional, mas também planeja em parceria com as franquias de acordo com a região e suas necessidades. Dessa forma, cada franqueado tem liberdade para lançar uma promoção exclusiva na fan page ou em outra rede social que a sua franquia possua. Esse modelo ajuda cada unidade a trabalhar seu mercado com características regionais e seguir um norte bem definido por um planejamento estratégico de comunicação e marketing. Leia mais sobre esse assunto em nosso e-book.
A livre ou descentralizada, como o próprio nome revela, é aquela em que cada franquia ou consultor de vendas online tem autonomia para planejar sua própria estratégia nas redes sociais, sem necessariamente ter a mesma diretriz do que a matriz.
Um dos exemplos de sucesso nessa área de vendas on-line é o Magazine Luiza que adaptou o conceito de venda porta a porta e desenvolveu uma loja virtual em que os seus clientes puderam se tornar consultores de vendas, comercializando produtos que eles mesmos escolhem e vendem dentro de seus perfis no Facebook para os seus contatos dentro da rede. Assim, o Magazine Luiza estreitou ainda mais seus laços com seus consumidores que viraram mais que consultores, se tornaram disseminadores da marca e ampliaram o seu raio de ação na internet. Assista ao vídeo que explica toda a estratégia do Magazine Luiza:
Outro ótimo exemplo é da rede de restaurantes Spoleto que, junto com suas franquias, montou uma ação no Foursquare a qual o prefeito (mayor) de cada franquia, pessoa o qual faz mais check-in no perfil de determinada marca nessa rede social, pudesse escolher o prato que quisesse sem pagar nada por isso. Em uma ação conjunta com as franquias, a marca Spoleto conseguiu criar uma comunicação eficiente e segmentada. Assista ao vídeo dessa ação do Spoleto:
É importante ressaltar que os dois exemplos mencionados são do setor de produtos, de venda direta. Já no caso de serviço, é possível também às empresas dessa área de atuação se planejar e mensurar suas ações em conjunto com seus franqueados. Seja como for, uma coisa é certa: é preciso estar preparado para se relacionar com os consumidores da sua marca no mundo virtual e para isso é preciso desde já que a sua empresa esteja afinada com sua rede, seja ela de franchising ou de consultores. Pois, sem um bom planejamento para as mídias sociais, seu negócio tende a naufragar. [Webinsider]
…………………………
Leia também:
- Os benefícios das redes sociais corporativas para franquias
- Perigo: redes sociais e a comunicação assimétrica
- A boa comunicação começa dentro da empresa
…………………………
Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider
- TreinaWeb – Cursos de Tecnologia da Informação – treinaweb.com.br/cursos-online
Luciana Lopes
Luciana Lopes é publicitária, fundadora da B+ Comunicação, consultora e palestrante em marketing digital e atuante em e-Business desde 2001.