Quantas vezes deixamos de ir a um restaurante que tem uma boa comida, por causa de um atendimento ruim?
Ou trocamos algum prestador de serviços porque ele deixou de cumprir a palavra?
Nos cursos e palestras sobre gestão fala-se muito sobre qualidade, competitividade, criatividade, inovação etc. E as questões relacionadas à postura ficam em segundo plano.
Eu já acho que deveria ser o contrário, afinal, qualidade, competitividade e afins não são diferenciais, mas sim requisitos básicos e essenciais.
O confessionário online
As redes sociais mudaram os paradigmas da comunicação da nossa Era. E muitos profissionais utilizam esses canais para a divulgação dos seus trabalhos, projetos e ideias. E isso é excelente, pois cria redes de valor e de conhecimento compartilhado, além de boas oportunidades de negócio.
Entretanto, muitos também usam as redes sociais como sessões de terapia ou confessionários online. Em suas timelines há um excesso de reclamações e de assuntos de pouca relevância.
Lógico que não há como dizer ou impor que essa ou aquela postura está certa ou errada, entretanto, deve-se ter uma conduta com um mínimo de boas práticas.
Não precisamos ser robôs, ou dizer que a vida é maravilhosa sempre. Aliás, a discussão, o discordar, o protestar enriquecem muito a comunicação, desde que trabalhados com habilidade e moderação.
O xingar sem fundamentos já não tem mais vez. Ok, às vezes um belo “vai a me#$%” cabe bem, mas isso não vem ao caso agora.
Assim, como em outrora os currículos era os espelhos dos profissionais, hoje o Facebook, Twitter e outros fazem esse papel. Com uma diferença crucial: a possibilidade de interação imediata com outras pessoas e, sem exageros, com o mundo.
Fazer esse exercício de autoimagem é importante. Nem sempre é fácil, as armadilhas são tentadoras muitas vezes, porém, independente do nosso emprego / trabalho / profissão / ocupação, precisamos que a nossa identidade no mercado seja adequada ao nosso perfil profissional.
E, acima de tudo, verdadeira. Não é?
E você, o que pensa sobre o assunto? Compartilhe as suas ideias para enriquecermos esse post.
Até mais! [Webinsider]
…………………………
Leia também:
- Qualidade de vida no trabalho é estratégia competitiva
- Os líderes e os negócios precisam ser mais flexíveis
- Aplique qualidade total na sua empresa e na sua carreira
- Vamos trabalhar menos e com satisfação?
…………………………
Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider
- TreinaWeb – Cursos de Tecnologia da Informação – treinaweb.com.br/cursos-online
Eduardo Kasse
Eduardo Massami Kasse (@edkasse) é escritor, palestrante e analista de conteúdo. Subeditor do Webinsider. Mais em onlineplanets.com.br e eduardokasse.com.br.