Uma das perguntas mais frequentes que recebo é: Como podemos atrair os recrutadores ao nosso perfil?
Após ler o artigo da Mashable sobre este assunto e achei que podia dar uma contribuição mais detalhada sobre esta importante matéria.
Embora o sucesso de um profissional à procura de emprego dependa das suas ações, um perfil visível e atrativo é muito relevante.
1. Perfil campeão
Os profissionais em fase de transição não têm perfis completos ou perfis campeões porque não apresentam cargo / posição atual!
Este elemento coloca-os em enorme desvantagem uma vez que nas pesquisas efetuadas, o LinkedIn tem a sua própria relevância que vai tipicamente nesta ordem:
- Contatos de 1º grau, que estão 100% completos, que têm mais contatos em comum e mais grupos partilhados e classificados por ordem decrescente;
- Contatos de 1 º grau, que estão 100% completos e classificados por ordem decrescente;
- Contatos de 2 º grau, que estão 100% completos e classificados por ordem decrescente;
- Contatos de 3 º grau, que estão 100% completos e classificados por ordem decrescente;
- Agrupar contatos partilhados que são de outra não relacionada com você, de 100% completa ou a mais próxima a ele, e classificados por ordem decrescente;
- Todos os usuários LinkedIn com perfil completo;
- Todos os usuários LinkedIn com perfil baixo;
Sete passos para que o seu perfil esteja a 100% e melhore a sua visibilidade nas pesquisas:
- Adicione uma foto ao seu perfil;
- Adicione um cargo / posição atual (identifique a função que procura profissionalmente);
- Liste um mínimo de duas posições passadas que realizou, juntamente com as descrições destas funções;
- Liste cinco ou mais habilidades no seu perfil;
- Escreva um resumo sobre você;
- Preencha o seu código postal e indústria;
- Adicione as entidades onde obteve a sua formação acadêmica ou profissional;
- Tenha 50 ou mais contactos de 1º grau;
2. Perfil rico em palavras
As pesquisas devolvem resultados em função da relevância de palavras-chave associadas à sua área de atuação / especialidade. O título profissional é muito valorizado e é uma das primeiras referências a ser vista por quem pesquisa. Queremos ter palavras chave em vários pontos do perfil.
Cinco pontos para colocar palavras-chave
- Título Profissional
- Resumo
- Posição Atual e Anterior (no título da posição!)
- Descrição de funções por posição
- Habilidades
3. Construa relações estratégicas
Os candidatos à procura de emprego devem construir relações com pessoas estrategicamente colocadas em organizações relevantes e potenciais recrutadoras ou empresas do setor onde pretende trabalhar.
Deveres:
Siga as empresas.
Identifique profissionais dentro das empresas alvo (os números à direita são clicáveis).
Faça um convite PERSONALIZADO.
Envie uma mensagem de agradecimento (NÃO “chore” por um emprego – será uma péssima estratégia).
Consequências desta ligação às pessoas certas:
- Esses profissionais publicam ofertas de emprego.
- Quando pesquisarem profissionais, o seu perfil vai surgir nos resultados deles.
- Não só esses profissionais, mas também os seus contatos (contatos de 2º grau em relação ao candidato) poderão agora visualizar o seu perfil nas pesquisas.
4. Participe em grupos da sua área de especialidade
A participação em grupos vai trazer visibilidade ao seu perfil. Procure identificar grupos com poucos níveis de interação e onde possam existir recrutadores.
No processo de escolha dos grupos, pode avaliar o perfil do grupo e pesquisar os seus integrantes à procura de profissionais de recrutamento.
5. Interaja com recrutadores
Este processo relacional é importante, mas seja perspicaz e sensível na forma como se relaciona. Visite os seus perfis e procure elementos para discussão e conversa. É possível que venham visitar o vosso perfil.
6. Reforce o seu perfil com recomendações escritas e “endorsements”.
Os perfis de um candidato devem ter um bom registro de recomendações escritas e endorsements. Valorizo mais as recomendações escritas – veja artigo. Será um elemento para dar força ao perfil e o recrutador vai procurar essas referências para validar o candidato.
[Webinsider]
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Leia também:
- Use o LinkedIn para conquistar novas oportunidades na carreira
- LinkedIn Endorsements, um guia prático
- Sete dicas para evoluir a sua carreira
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Rui Pedro Caramez
Rui Pedro Caramez ( www.linkedin.com/in/caramez) - Docente Universitário, Formador e Consultor Especialista na Área de Marketing Digital. Em 2009, editou o livro “Linkedin – como rentabilizar a sua presença online". Administra o projeto Linkedportugal dedicado a analise da rede Linkedin - www.linkedportugal.com.