Melhorar a produtividade e a capacidade da equipe, atingir novos clientes e reduzir despesas gerais, são apenas uma das responsabilidades de um empreendedor. Gerir uma empresa requer treinamento, planejamento, compromisso e acima de tudo uma estratégia mercadológica que preveja ações para os altos e baixos.
Seguir cartilha pode dar certo, mas é preciso saber que cases de sucesso são exemplos a serem seguidos, mas não na íntegra, pois cada empresa tem suas particularidades e a cada ano novas exigências e variáveis surgem no mercado. E para driblar essa volatilidade existem algumas ações que o empreendedor pode adotar:
1– Informatizar é preciso
Facilitar os processos aumenta a produtividade e dá mais tempo para que os colaboradores invistam sua energia em resultados. Ferramentas de gestão são lançadas constantemente e vale a pena o investimento uma vez que, com elas, processos burocráticos são otimizados, armazenamento de documentos ficam mais organizados e equipes, consequentemente, tornam-se mais efetivas.
2 – Sem metodologias arcaicas
Desenvolver uma metodologia que atenda as exigências do mercado e que se encaixe em contextos atuais facilita o cotidiano do funcionamento da empresa, pois é através dela que funcionários serão norteados em buscas dos melhores resultados.
3 – Fale a língua do seu mercado
Comunique-se! Na era da informação não existe progresso sem comunicação. É por meio dela que a empresa aprende a otimizar seus processos. Sistemas de comunicação eficazes mantêm a tríade funcionário-empresa-mercado sempre alinhados.
4 – Pesquise
Lembre-se que o universo não gira em torno de uma única empresa e dos métodos que ela adotou. Mantenha-se sempre atualizado das novidades, faça cursos, participe de palestras, estude, converse, pesquise. O conhecimento é o grande trunfo da humanidade, use-o com sabedoria e certamente encontrará soluções inteligentes.
5 – Inove
A inovação é uma necessidade real de toda empresa, grande ou pequena. Desapegue de antigos produtos e serviços que não traz mais benefícios e invista. Inovação vende, e bem, mas como todo passo, deve ser tomado com precaução e ter embasamento estratégico. [Webinsider]
…………………………
Leia também:
- Infográfico: o futuro dos ambientes de trabalho
- A sua imagem vista pelo mercado
- Definir objetivos é um desafio a ser superado
…………………………
Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider
- TreinaWeb – Cursos de Tecnologia da Informação – treinaweb.com.br/cursos-online
Fábio Rizzo
Fábio Rizzo @fabiorizzomatos é diretor da Liberiun. Desenvolveu o Vindula. Facebook: facebook.com/fabiorizzomatos.