Já aprendemos que um negócio social se baseia na mudança cultural da própria empresa em perceber e receber as transformações que a sociedade anda enfrentando após a popularização da mídia social. E já sabemos também que esta transformação é contínua. Infelizmente não será em um workshop de quatro horas que a sua empresa estará apta a lidar com todas estas mudanças (talvez para o próximo mês).
A verdade é que a tecnologia nos colocou em uma posição – ora espectadores, ora agentes – de constantes transformações, em ciclos muito mais curtos do que aconteciam anos atrás. E este é o verdadeiro macromovimento impactando o mundo dos negócios.
Como preparar sua empresa, não para o resultado de uma mudança, mas para prever, identificar e se beneficiar das próximas e contínuas mudanças que estão por vir?
Na minha tese de mestrado estudei os valores que permeiam uma Social Business, entre eles: inovação, crítica construtiva e filosofia de mensuração. Ou seja, todos os projetos ligados a SB devem ser guiados por estes – e/ou outros – valores.
A partir disso, desenvolvi uma metodologia para que projetos sejam criados e desenvolvidos em uma empresa que busca o status de social. Essa metodologia possui cinco fases cíclicas.
- Testar. Período de testes para ferramentas e sistemas internamente.
- Verificar. Mensurar sua aceitação e impacto.
- Incorporar. Caso haja feedback positivo, se torna parte ‘oficial’ do fluxo de trabalho da empresa.
- Mensurar. Analisar as métricas de retorno e identificar eventuais erros.
- Ajustar. Fazer correções no processo ou produto e incorporar a versão aprimorada.
Através desta metodologia é possível garantir inovação ao mesmo tempo em que os resultados são controlados em detalhes, garantindo maior efetividade de ROI. Além disso, o período de teste interno antes da incorporação oficial permite minimização de riscos de falha.
E sua empresa? Como está trabalhando inovação? [Webinsider]
…………………………
Leia também:
- Social é somente social e business é somente business
- Social Business: você precisa saber o que é isso
- Você conhece o seu nível de maturidade em Social Business?
- O impacto do Social Business na estrutura das organizações
…………………………
Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider
- TreinaWeb – Cursos de Tecnologia da Informação – treinaweb.com.br/cursos-online
Cássia Colling
Cássia Colling, (@cassiacolling ) cursa Mestrado em "e-Marketing and Social Media" na Middlesex University de Londres – UK. Atualmente trabalha como Social Business Strategist.