Escrevi sobre o aplicativo há algum tempo, mas só consegui colocá-lo à prova na minha atual viagem ao Equador. Antes de partir, instalei o App no Moto G que venho testando e também paguei para desbloquear as funções adicionais com descritivos mais detalhados dos pontos turísticos.
Os mapas do Google ou da Apple exigem um plano de dados, pois vão sendo carregados à medida que nos deslocamos. Não é o caso do City Maps 2Go, que armazena todos os mapas desejados no aparelho e utiliza apenas a nossa localização geográfica proveniente do GPS para nos auxiliar na locomoção.
Ele não traça rotas, mas mostra todas as ruas e a sua posição no mapa. Além disso, conta com uma caixa de busca que permite localizar diversas coisas.
Baixei o mapa inteiro do Equador e o resultado tem sido surpreendente. Muito além das minhas expectativas!
Há mapas até mesmo das ruas nas ilhas de Galápagos, mas o mais divertido foi acompanhar o ponto azul se movendo sobre o oceano quando nos deslocávamos da ilha de Isabela para Santa Cruz no arquipélago.
Antes da viagem, marquei diversos pontos que havia selecionado nas minhas Notas do Evernote e gravei como bookmark no mapa de Quito.
Hoje, caminhando pelas ruas da cidade, foi fácil encontrar cada um dos pontos turísticos que me interessavam.
Marquei também o hotel e o aeroporto para não me perder pela cidade ou ser enganado por taxistas.
Tenho mantido quatro aplicativos abertos e alterno entre eles o tempo todo: Evernote, City Maps 2Go, Instagram e gps4cam. Sobre este último, gravamos um episódio no iTech Hoje sobre fotografia e falei a respeito. Uso para incluir informações de geolocalização nas minhas fotos.
A vantagem principal do City Maps 2Go é o fato de não precisar de conexão com a Internet para carregar mapas e informações como faz o Google Maps.
SIM Card ativo
Porém, para facilitar o trabalho do App, sempre mantenho meu SIM Card do Brasil ativo no telefone. Desligo a transmissão de dados para não ser surpreendido com uma conta impossível de pagar, mas o telefone fica o tempo todo ligado. Isso ajuda muito na triangulação do GPS.
É verdade que já é possível deixar as informações cacheadas no Google Maps, mas não é a mesma coisa que ter tudo a disposição em modo offline. Com o City Maps 2Go, além dos bookmarks, você pode também realizar buscas e incluir suas próprias marcações de pontos que não estão no banco de dados do aplicativo.
A única coisa que faz falta é algum tipo de campo de anotação que permita incluir um link para chamar uma Nota do Evernote ou algum outro conteúdo externo.
Conteúdo adicional
[Webinsider]
…………………………
Leia também:
- Moto G e Android: o primeiro mês
- Kit completo para fotografia no iPhone
- Como transformei o Facebook em algo agradável
- App.net, conhece?
- O fotógrafo antes de apertar o botão
…………………………
Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider
- TreinaWeb – Cursos de Tecnologia da Informação – treinaweb.com.br/cursos-online