Testes unitários para resolver os problemas no momento certo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

tddO desenvolvimento de softwares é uma atividade nada simples. Além de envolver o trabalho de diversos profissionais, a preocupação com o desempenho e com o bom funcionamento do produto final exige ações efetivas ao longo da criação. E, como já diz uma velha máxima da programação: a qualidade de um software não pode ser avaliada em um produto já feito. Então, por que não adotar técnicas que vão aprimorar a produção já em seu desenvolvimento?

Com os testes unitários isso é possível. Peça fundamental do método de Test-Driven Development – “Desenvolvimento Dirigido por Testes” em português, ou ainda, o famoso TDD – estas avaliações permitem que os desenvolvedores identifiquem as falhas no fluxo de informação do produto que está sendo criado para, dessa forma, reparar os erros básicos que podem interferir na qualidade do resultado final.

Ao adotar o TDD em suas produções, é preciso planejar bem os seus testes unitários. Dessa forma, o desenvolvedor que fará a avaliação deve sempre pensar em quais requisitos que aquela funcionalidade a ser testada tem que corresponder, qual deve ser entrada e saída de informações e, também, como funciona o processamento do fluxo daqueles dados. Além disso, a equipe toda também precisa estar comprometida a criar conjuntos enormes e exaustivos de testes unitários que resultarão num melhor desempenho do produto. Pois, se não houver certeza em suas conclusões, toda a técnica falhará.

Mas não se assuste: apesar de serem um pouco trabalhosos, os testes unitários podem auxiliar muito em sua produção e trazer grandes benefícios a ela. Quer saber quais são eles? Então, vamos lá.

Por que fazer testes unitários?

A adoção de testes unitários em sua produção permite solucionar dois problemas bem recorrentes que prejudicam no bom desempenho de um software. Eles são:

Alta taxa de defeitos: resultado de erros frequentes no funcionamento, este índice faz com que, muitas vezes, o software deixe de ser utilizado.

Deterioração do sistema: quando executado, o produto pode até ter um bom desempenho. Entretanto, ao longo do tempo, ele pode apresentar complicações que exigem a substituição de todo o sistema.

Dessa forma, a realização de pequenas avaliações pode identificar e resolver as principais causas para os obstáculos de um bom desempenho. No primeiro caso, os testes unitários aumentam a validação de todas as funções do programa final e diminui a probabilidade de erros futuros. E, no segundo, eles permitem a simplificação dos códigos utilizados, fazendo com que elementos desnecessários fiquem de fora e não resultem no mau funcionamento de todo o sistema.

A utilização de testes unitários traz, ainda, uma certeza em todo o trabalho da equipe. Assim, a segurança de apresentar um produto com todos os erros solucionados dá garantias de uma durabilidade maior, além de aprimorar a qualidade do novo software. E o melhor de tudo isso é que o cliente ficará satisfeito com o resultado que será apresentado.

Solução na hora certa

Entre os princípios do TDD, está aquele de resolver os principais problemas no momento mais adequado. E como não acreditar que o tempo mais apropriado é durante a criação de um software? Ao escrever e executar os testes unitários, a equipe consegue evitar que futuros erros danifiquem o funcionamento daquele produto, permitindo assim uma economia de tempo e de gastos com manutenções e readaptações de todo o sistema. Por isso, se você acredita que uma boa estratégia se baseia na prevenção, você deve, sim, adotar os testes unitários em sua empresa.

Além disso, essa solução preventiva também pode trazer resultados que facilitarão o desenvolvimento de outros softwares. Quanto mais a equipe inserir testes em sua produção, mais registros de erros ela terá. E, dessa forma, os desenvolvedores conseguirão reunir as principais falhas que eles estão cometendo. Logo, os testes unitários podem, também, se tornar uma grande ferramenta para melhorar não somente aquele software que está sendo desenvolvido, como também os próximos projetos que serão executados pelo grupo.

É inevitável: você só consegue descobrir seus erros se você testar. Por isso, não hesite em adotar métodos que podem avaliar o seu produto, identificar seus problemas, corrigi-los e trazer mais qualidade a ele. E, com os testes unitários, essas medidas podem se tornar mais rápidas e, também, mais baratas. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *