Antes, quando um e-mail continha alguma imagem, havia o botão “mostrar imagens”. Agora, depois de desenvolvidas algumas melhorias, o Gmail sempre vai exibi-las aos usuários.
Mas e a questão da segurança?
Agora todas as imagens serão disponibilizadas através dos próprios servidores seguros do Google.
Portanto, quem tem conta no Gmail já deve ter visto um aviso como o abaixo:
Mais segurança, mais abrangência do conteúdo
Muitos produtores de conteúdo ficavam inseguros em desenvolver campanhas e comunicações que dependessem da abertura de imagens, pois não tinham certeza se isso aconteceria.
Agora, com essas melhorias, já é possível pensar em um conteúdo mais completo, inteligente e interessante para os targets.
Lógico que não vai ser um oba-oba e os desenvolvedores vão precisar manter o bom senso de sempre, evitando cometer exageros.
Mas e os outros sistemas de e-mail?
Não há como negar que o Google está na vanguarda da tecnologia, portanto é uma aposta “quente” pensar que outras empresas como Yahoo, Hotmail, UOL etc. também irão aplicar essas melhorias em seus sistemas.
O mercado sempre caminha pelas trilhas que já deram certo.
Esta mudança do Gmail implica algo mais?
Sim. É possível que a média das aberturas dos seus envios no Gmail suba ligeiramente, pois as pessoas que antes liam os seus e-mails sem baixar as imagens (o que não contava como uma abertura) vão agora ver sempre essas imagens (e é através delas que contabilizamos a abertura).
Mas o mais importante é mesmo a revolução no rigor estatístico do e-mail marketing. Com esta mudança, as aberturas passam a contabilizar exatamente o número de pessoas que abrem os seus e-mails no Gmail.
Tudo isto é um ótimo sinal. Agora é acompanhar para poder mensurar os resultados! [Webinsider]
…………………………
Leia também:
- O valor da boa reputação no e-mail marketing
- Dicas para aumentar a taxa de entrega dos e-mails marketing
- Integre e-mail marketing e banners para maior engajamento
…………………………
Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider
- TreinaWeb – Cursos de Tecnologia da Informação – treinaweb.com.br/cursos-online
Hugo Pascoal
Hugo Pascoal é Gerente de Marketing da E-goi Brasil, ferramenta de email marketing que oferece um alto nível de relacionamento, integrando vários canais digitais.