Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Comunicação não é nada sem paixão. Todos os grandes líderes, estadistas, empresários, enfim, aqueles que precisaram ou precisam fazer uso da boa argumentação foram ou são pessoas apaixonadas pelo que fazem. Quando se faz o que se gosta, ou se aprende a gostar do que se faz, defender qualquer idéia torna-se um exercício natural.

Comunicação não é nada sem preparação. Uma apresentação normal leva ao menos uma semana de preparação, para reunir informações referentes ao assunto a ser abordado. Já uma apresentação de improviso, leva uma vida inteira para ser preparada.

A boa oratória está ligada ao exercício contínuo de buscar conhecimento: ler, observar, viver plenamente.

Comunicação não é nada sem clareza. Falar numa linguagem estranha à do público pode soar arrogante ou inocente demais. Entender o contexto e abordá-lo com objetividade torna a comunicação mais eficiente.

Comunicação não é nada sem estilo. A marca pessoal conta e muito. E é raro ela não estar ligada à superação de uma deficiência, que a obstinação acaba transformando em força. O cantor Nelson Rodrigues era gago. O ator Tom Cruise, disléxico.

Comunicação não é nada sem presença. Muito além da presença física, a comunicação eficiente alinha de forma inteligente a comunicação verbal, que são as palavras propriamente ditas, o tom da voz e a comunicação não-verbal: nossa expressão facial, postura, gesticulação e vestimenta.

Destes três grupos, o primeiro representa apenas 7% da capacidade de persuasão. Todo o restante vem dos demais.

Comunicação não é nada sem criatividade. Criar é reinventar-se a cada dia, a cada nova apresentação. Entender que a pessoa que dorme à noite já não é mais a mesma que despertou pela manhã já é grande passo. A vida evolui impulsionada pela criatividade, que surge muitas vezes da necessidade.

Comunicação não é nada sem motivação. Por menor que seja o nosso papel em família, no trabalho e na sociedade, ele ajuda a criar o todo. Se você olhar de perto a Torre Eiffel, em Paris, perceberá que não existe um só furo que tenha ficado sem parafuso. Entender que os pequenos detalhes são importantes é um saudável exercício de motivação, de auto-crítica e de melhoria contínua. Lembre-se: o tempero é que dá sabor ao prato, não o contrário. [Webinsider]

.

Avatar de Eduardo Zugaib

Eduardo Zugaib (falecom at eduardozugaib.com.br) é profissional de comunicação, escritor e palestrante motivacional. Sócio-diretor da Z/Training - Treinamento e Desenvolvimento.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

9 respostas

  1. Eduardo,

    Parabêns pelo o Artigo.

    O conteudo é exatamente o que eu precisa encontrar para melhorar a comunicação e empenho de minha equipe.
    Temos bons funcionarios porém, procuro buscar a melhoria continua a cada dia com novos gestos e atitudes dos colaboradores no sentido de proporcionar cada vez mais uma boa relação do empregado com a empresa.

  2. ola…me chamo claudiane tenho 21.

    bom gente venho falar sobre comunicação!

    gente outro dia tive que apresenta uma trabalho do curso e o assunto era sobre comunicação,ate ai tudo bem, fiz tudo direitinho preparei o que ia falar la na frente e era pra sai tudo bem.

    Quando chegou minha vez, gente quando fui ate na frente olhei os alunos da sala todos mim olhando mim deu um nervosismo nao conseguir falar e nem explicar o meu texto nossa passei a maior vergonha, nao sei porque toda vez que eu vou apresentar um trabalho gente fico muito nervosa nao consigo controlar o meu nervosismo e sai sempre tudo errado será que algum dia vou consigar ficar firme quando apresentar um trabalho.

  3. Pingback: pontodesign » DIREÇÃO DE ARTE | Matérias interessantes
  4. Falou tudo: motivação, criatividade, preparação, clareza, presença, e, acima de tudo, paixão…

    A Boa Comunicação depende muito de todos esses quesitos. É preciso de algo que me motive a comunicar algo, um simples detalhe faz toda diferença sim…
    É preciso também estar aberto ao novo, ao inesperado, daí pode nascer o impulso criativo…
    É preciso perparar aquilo que se quer comunicar a fim de ter condições de passar real conhecimento, que será claro ao ouvinte e será capaz de fazer presença…
    E, por fim, é preciso ter paixão por aquilo que ser comunica, pois palavras ditas sem paixão, são apenas palavras… Do contrário, as palavras se tornam emoções…

  5. Execelente artigo. É como um guia para aqueles que estão iniciando. Bom-humor e carisma são também importantes, mas A boa oratória está ligada ao exercício contínuo de buscar conhecimento: ler, observar, viver plenamente.

  6. Estou preparando um artigo sobre comunicação, e fiquei surpreendida ao ver que as atitudes que tenho e estou dissertando, se encaixam dentro dos requisitos básicos descritos.

    favoritei o trecho Uma apresentação normal leva ao menos uma semana de preparação, para reunir informações referentes ao assunto a ser abordado. Já uma apresentação de improviso, leva uma vida inteira para ser preparada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *