Aumente a produtividade na comunicação interna

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O problema na comunicação entre colaboradores ainda é um dos maiores desafios para os gestores de empresas. Seja por causa do aumento no número de funcionários e a rotatividade, a distância ou mesmo falta de engajamento da equipe, a troca de informações diárias se tornou uma tarefa com inúmeras dificuldades. Por esse motivo, empresas buscam em soluções de tecnologia ferramentas que facilitem este contato e gerem mais motivação, engajamento e ao mesmo tempo não demandem retrabalho.

Uma dessas ferramentas, o e-mail, tornou-se a mais popular de todas, mas pode atrapalhar o desempenho dos trabalhadores. O uso excessivo de e-mails para comunicação interna não é a melhor opção em termos de produtividade: segundo levantamento realizado pela consultoria Triad Consulting, especializada em gestão de tempo, o brasileiro gasta em média três horas por dia para ler e-mails.

Algumas empresas enxergaram isso e começaram a apostar em outra tecnologia: as redes sociais internas. Bem diferentes de intranets, geralmente com interfaces não muito amigáveis, essas ferramentas têm a maioria das funcionalidades de uma rede como o Facebook, mas são voltadas para corporações. Uma rede social corporativa é capaz de otimizar o tempo gasto em comunicação e integrar os colaboradores, além de reduzir em até 50% a quantidade de e-mails trocados internamente. Imagine que uma pessoa que ganhe R$ 1.000 por mês e gaste 30 minutos por dia com e-mails internos, sendo 50% deles desnecessários. Isso resultaria em uma perda equivalente a mais de R$ 30,00 ao mês por cada funcionário.

E não importa de que setor é sua empresa. Seja ela uma franquia, uma distribuidora ou uma entidade associativa, uma rede social interna pode mudar a forma como a equipe se relaciona, e, consequentemente, contribuir para resultados melhores. O espaço reservado de uma rede social corporativa acabou privilegiando os diálogos internos, além de ter melhorado o fluxo de comunicação e de informação de alto a baixo nas organizações. Alguns desses cases estão no e-book gratuito “Boas práticas em redes sociais corporativas”, que pode ser baixado no blog da SocialBase. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Avatar de Radamés Martini

Radamés Martini (@RadaMartini) é diretor executivo da SocialBase, empresa de base tecnológica totalmente focada no desenvolvimento da rede social corporativa que leva o mesmo nome da empresa. Mais informações em: @socialbasebr, no blog blog.socialbase.com.br e no facebook.com/socialbase.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *