De acordo com previsão da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce nacional fechou 2013 com um faturamento de R$ 31,11 bilhões. O resultado representa um crescimento de 29% em relação a 2012 e a expectativa para este ano é crescer ainda mais e chegar à casa dos R$ 39,5 bilhões.
Diante desse cenário, veja cinco dicas para incrementar as vendas no setor.
Contrate as pessoas certas
Vender de maneira mais eficiente exige muito conhecimento técnico. Desempenho, SEO, informações e estatísticas do big data vão demandar que a sua empresa disponha de pessoas capacitadas para lidar com essas variáveis. Além disso, os consumidores estão cada vez mais atentos ao conteúdo das lojas, o que aumenta a necessidade de colaboradores interados para criar e consolidar essas informações.
Esteja preparado para ser multiplataforma
Seus clientes podem estar em qualquer dispositivo com internet. É muito importante que seu e-commerce esteja preparado para vender via computadores, tablets e smartphones. Um comércio eletrônico com essas condições estará disponível para os usuários em todas as situações.
Reveja 2013
Olhe para os resultados do ano anterior. Como foi seu desempenho de SEO, conversão e rentabilidade? O resultado foi coerente com as suas metas? Uma boa maneira de projetar 2014 é analisar 2013 e entender se houve pontos de alerta e onde você se saiu bem. Sobre as metas, se você atingiu 100%, considere um novo ano mais agressivo.
Pense no SEO
Mais do que nunca um bom posicionamento orgânico nas buscas é importante. Além da maior visibilidade sabe-se que um melhor ranqueamento também diminui sensivelmente os custos com adwords. Reveja a estrutura de URL, a velocidade do site e, é claro, o conteúdo.
Seja transparente
Os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação às lojas virtuais e se preocupam cada vez mais com quem está por trás de um e-commerce. Eles querem saber mais sobre a empresa e também sobre a procedência do produto comprado. Procure evidenciar a seriedade e robustez da companhia através da transparência da informação e também pela imagem com uma loja bem apresentada e sem bugs. [Webinsider]
…………………………
Leia também:
- O BI é feito de gente
- Nem sempre baixar os preços é a melhor solução
- Marketing além de Facebook e links patrocinados
- 2014 é o ano da consolidação da cloud computing
…………………………
Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider
- TreinaWeb – Cursos de Tecnologia da Informação – treinaweb.com.br/cursos-online
Luan Gabellini
Luan Gabellini é sócio-fundador da BetaLabs, empresa especializada no desenvolvimento de sistemas de gestão empresarial (ERP), e-commerce e softwares sob medida em cloud computing.