Não sou o primeiro a dizer que especialista em mídias sociais significa especialista em coisa nenhuma. Esta idéia veio, na verdade, deste artigo escrito por Nathan Burke na Media Bullseye, revista especializa em PR (Relações Públicas) e mídias sociais.
A idéia não é nova. Jornalistas são famosos por serem especialistas em nada. Como você atua com um leque de assuntos tão grande, você não se aprofunda. Então, se mídias sociais significam tanta coisa, é impossível que um especialista nisso realmente entenda detalhadamente qualquer coisa.
Sim e não. De certa forma, tal como jornalistas, quem estuda e trabalha com mídias sociais entende sim de comunicação e marketing. Estuda o que querem as empresas, o que querem os blogueiros, o que querem os membros das comunidades. Para então tentar juntar todos estes interesses em algo (comunidade, blog, plataforma) que agrade pelo menos em parte a todo mundo.
Rede social não é veículo!
O problema é que nós estamos cada vez mais enxergando as redes sociais como veículo de comunicação. E não é, como escreveu o Thiago Nascimento no Ideavertising.
Redes sociais são canais onde as pessoas dialogam. Fogem dos esquemas clássicos de comunicação, porque os receptores não só são emissores como também canal e ruído.
Hoje em dia nossa atenção é seletiva. Não importa o quanto um banner piscar na sua frente, nós desenvolvemos ferramentas de seleção de informação tão avançadas que nem mais enxergamos a publicidade tradicional. Minha mente, por exemplo, já quase nem processa Google ads. Se me perguntarem das páginas que acesso todos os dias, quais têm e quais não têm anúncios, não sei responder. Ver as mídias sociais como se fossem mídias tradicionais é ignorar a atenção seletiva, ou jogar dinheiro no lixo.
Mídia social e mundo corporativo estão longe?
Sim e não. (de novo). Apesar de não haver a aproximação ideal, os mundos se cruzam. Um dos exemplos é a grande discussão nas mídias sociais para promover a volta do sabor tradicional de Nescau, que de alguma forma atingiu a Nestlé e trouxe o achocolatado de volta.
Mas esta é uma ação no sentido público ? empresa. Um especialista em mídias sociais deve saber trilhar o caminho inverso, ou seja, fazer a empresa dialogar com o público. E pior: não apenas conseguir trazer as pessoas para o site, mas fazê-las interagir.
Complicado, não?
Chris Brogan tem uma boa sacada sobre isso: a importância de semear. Significa que não basta criar o ambiente e esperar que as pessoas entrem e se divirtam. Você precisa escrever os primeiros artigos das comunidades, os primeiros comentários, subir os primeiros exemplos. É mostrar um caminho, as possibilidades. Para que haja um diálogo, alguém precisa falar primeiro.
Eu tenho este problema no site Balaio Branco. O fórum do site é morto. Eu estou há algum tempo tentando semear, fazer com que as pessoas interajam por lá, mas apenas não funciona. Talvez por falta de volume de público, não sei. Alguém tem alguma idéia?
Voltando: se você planta a semente, e ela brota em algo que realmente acrescenta ao público, há uma grande chance dela começar a crescer por conta própria, pelo boca-a-boca virtual, por posts e comentários em blogs, comunidades, etc.
Como fazer isso? Pergunte a um especialista em mídias sociais? [Webinsider]
.
Rodrigo van Kampen
<strong>Rodrigo van Kampen</strong> (contato@peixefresco.net) é graduando em jornalismo e trabalha com comunicação corporativa e mídias sociais. Mantém o blog <strong><a href="http://www.peixefresco.net" rel="externo">Peixe Fresco</a></strong>.
5 respostas
Rodrigo van Kampen primeiro começo minha participação com uma dica para política de gerenciamento dentro de Social Media Marketing. Como eu sou um blogueiro começo com uma dica para blogs corporativos: pra dar certo tem que ter a participação pelo menos de um representante de cada setor da empresa! Mesmo que este tenha o auxilio de um profissional de Social Media Marketing.
Por que isso?! Por que o blog tem que focar no lado humano da empresa, e o lado humano são os profissionais e todos aqueles que de alguma forma interagem com a empresa por intermédio desses profissionais. Eu noto que nos blogs é difícil aparecer algum blogueiro que cita casos de clientes interagindo com funcionários, isso é necessário, demonstra uma humanização das ações internas e externas da empresa!
Quanto ao Orkut seguindo o embalo dos colegas… Não tem outra, o Orkut é nossa referencia e laboratório! Quase 61% dos usuários têm idade entre 18 e 25 anos, 13% de 26 a 30, ai nós estamos vendo que mais de 70% são pessoas jovens.
Eu escrevi um artigo no AntiSocial comentando sobre a maior comunidade do Orkut Eu amo minha mãe!, o maior tópico dessa comunidade é um jogo!!! Isso mesmo… Os jogos de pergunta e resposta é um gatilho fácil para despertar a interação dos usuários dentro da comunidade.
No universo do Social Media Marketing existem muitos fatores que influenciam a interação do usuário dentro da comunidade, linguagem, costumes, popularidade, promoções, interesses que vão alem do assunto proposto da comunidade, se participam pessoas populares, com credibilidade no assunto, ?pessoas bonitas participam dela?!? O universo do Orkut é assim… Não adianta! Diferença oposta que encontramos em sites de relacionamento como via6… Mas ai é outra questão.
Ainda temos o desenvolvimento dos widgets com Open Social… Se você construir um widget interessante… É um passo para o sucesso dentro da rede!
Bem me estendi… Quem quiser participar do AntiSocial podem dar um pulinho lá http://antisocial.munbolins.com.br
Paz no coração, Luz na razão!
Gostei do texto e milhões de pensamentos vieram na minha mente, merecia um forum!
Sou contratado com SMO de uma companhia de web e…
– orkut matou os foruns. Já tentei fazer outros projetos, mas nenhuma ferramenta foi capaz de superar o site + acessado do Brasil.
– twitter é o futuro! Voce consegue um retorno imediatado!Mesmo atingindo um publico muito segmentando…. não é todo mundo que conhece o twitter, percebeu?
– a historia de semear para ver o resultado é verdadeira. tenho exemplos profissionais que tiveram sucesso.
Monthiel,
Bom, este artigo foi uma provocação e um exercício de pensar o quê faz esse especialista e por quê ele é importante. Na verdade, eu trabalho com vários especialistas em mídias sociais, mas eu mesmo também sou apenas um aprendiz 😉
Mariano,
A vantagem do Media Bullseye é que ele reúne artigo muito bons de vários especialistas de diversos locais. Seria como um webinsider americano sobre o assunto. Sobre o Balaio Branco, eu joguei este parágrafo aí para ver se pipoca alguma idéia nova, sempre aparece!
Sobre o fórum, é uma questão de formato. O formato é um ponto central do Balaio, até mais que as histórias. Mas vou pensar em uma forma interessante de divulgar no Orkut.
Abraços!
Olá,Rodrigo,parabéns pelo seu artigo.Não conhecia o bullseye que será muito prático nas minhas pesquisas.
Em relação ao seu penúltimo parágrafo…Será que as pessoas irão até um fórum,pra contar histórias.Acho que os brasileiros estão no Orkut,porque não tentar oferecer as duas opções: Escreva na nossa comu do Orkut ou publique no fórum – mesmo achando que a diagramação dos fórum,me pareçam,pouco convidativas –
Um outro dado divertido,é que alguém já comentou que na internet apenas 2% criam conteúdo,enquanto o resto consume.A tentantiva de pedir a participação do usuário,talvez comece com um artigo menos jornalistico,onde o ato de escrever seja aceito dentro das possibilidades do consumidor final.Enfim,várias considereções.Boa sorte no projeto,afinal entender de cultura participativa é complicado,mesmo.
abs,ma!
Caro,
Eu costumo acessar o site do Chris Brogan. Acho que ele é um especialista em Social Media. O cara sempre traz algo inovador, que espalha como água, como seu recente PDF sobre o assunto.
Não sei, mas acho que existe sim especialistas nessa área, e acho, ainda, que os melhores são os formados em Comunicação Social. Gente que sabe falar, que sabe escrever, que sabe comunicar.
Eu, coitado, sou só um mero aprendiz…
Grande abrço e parabéns pelo post
Monthiel