Sete competências essenciais para a sua carreira

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Podemos perceber que há diversos traços de personalidade e comportamentos em comum que destacam os profissionais de sucesso dos demais. Partes destas competências são naturalmente adquiridas ao longo das experiências de vida; outras são forjadas pela necessidade de se sobressair no mercado de trabalho.

Vamos indicar sete competências relevantes para a gestão de uma carreira de sucesso:

  • Motivação. A capacidade de prosseguir, independente das situações adversas ou contratempos. É valorizado o profissional interessado, independente de bônus no salário, encorajamento dos superiores e palestras motivacionais;
  • Humor. A arte de gerenciar o próprio estado de espírito, para enfrentar o trabalho do dia-a-dia e a vida pessoal, mantendo harmonia interior e alegria de viver;
  • Produção de conhecimento. A capacidade de crescer profissionalmente, adquirindo conhecimentos relativos à profissão e relevantes para a organização em que trabalha, como também para sua carreira em particular;
  • Liderança. A capacidade de dirigir pessoas e tirar o melhor delas, levando-as a serem competentes e motivadas por trabalharem em equipe;
  • Relacionamento interpessoal. A capacidade de se comunicar com as pessoas em geral de forma eficaz, fazer amigos e influenciar pessoas – poder de persuasão;
  • Criatividade. A capacidade de criar e perceber coisas novas, gerar novas maneiras de fazer tarefas e reinventar métodos, produtos, formas de trabalhar;
  • Capacidade de sonhar. O exercício de imaginar coisas impossíveis e criar condições para realizá-las. Fazer o impossível tornar-se realidade pela imaginação, pela persistência e pela fé.

É evidente que existem outras qualidades necessárias ao desenvolvimento de uma carreira, como também outras habilidades em um profissional que seriam importantes para as organizações, mas estas sete competências certamente terão um peso fundamental para projetar uma carreira de sucesso.

Como liderar pessoas se você não souber se relacionar com elas, não souber persuadi-las a fazer as tarefas difíceis?

Para criar o novo é preciso atitude, é preciso sonhar, é preciso imaginação. Todavia, será necessário persuadir a equipe e conquistar aliados para as novas ideias. Como exigir atitude e criatividade das pessoas dentro da organização se você mesmo não é criativo, vive num estado de acomodação pessoal e profissional?

Como motivar as pessoas dentro da empresa se você mesmo precisa ser constantemente motivado?

Como manter a organização num ambiente agradável se você é o primeiro a perder o bom humor frente à menor dificuldade?

A conclusão que chegamos é a seguinte: os bons profissionais são importantes para as empresas; os profissionais competentes são fundamentais para o sucesso de qualquer organização; mas os líderes eficazes, sonhadores, motivados e bem humorados são absolutamente imprescindíveis em qualquer forma de organização empresarial. [Webinsider]

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Avatar de Ari Lima

Ari Lima (jari_limaj@yahoo.com.br) é empresário, engenheiro civil, escritor, consultor e palestrante em marketing pessoal.

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10 respostas

  1. Achei fantastico, isso é caminho das pedras para iniciar a ter sucesso!!! Apos ler varios livros agente acaba sempre com a receita caseira que são as premissas assima.
    Para quem gosta de ler eu indico dois livros:
    O pensamento da mente milhonaria
    arte da guerra

    Acho que esses dois contemplam o que esta acima.

  2. Puxa, este artigo veio ao encontro de colocações que sempre indico como fundamentais, e que muitas vezes são desprezadas ou vistas com desdém ou como segundo plano. Bom humor e positividade são competências e não apenas características pessoais!
    Parabéns!

  3. Olá Ari!

    Realmente seu artigo pode ajudar milhares de pessoas que, por sua vez passam por um momento difícil e carece de um auxílio para saber como esta reagindo aos seus impulsos impensados. Essa é uma visão real básica que um bom funcionário pode iniciar sua carreira, mas acrescento que não olhar o rendimento alheio, é para não inverjar o próximo e sim prosperar para um nível satisfatório e real, pois se estamos em uma fase de cautela pode-se dizer que bom senso é um bom remédio como diz Kyrodez.
    O comprometimento verdadeiro de cada um ajuda fazer um bom lider.
    Satisfação em ler seu artigo. Parabéns!

    Grande Abraço.

  4. Eu incluiria mais 1 item: bom senso.

    Talvez seja o mais importante de todos os itens, ou melhor, o que pode te ajudar a melhorar todas as outras competências.

    É sempre bom manter o bom-senso quando vai redigir um briefing, quando fala com o cliente, com o chefe, com os subordinados, quando precisa cobrar algo, quando pede uma ajuda, quando manda um e-mail, quando dá aquela esticadinha depois do almoço, quando vai bater papo no café, quando vai fazer alguma brincadeira, comentar sobre o trabalho de alguém e principalmente quando vai fazer o seu próprio trabalho. Pare um segundo e pense se aquilo que está fazendo é realmente relevante ou se está exagerando. Tendo bom senso as pessoas te enxergam como uma pessoa que sabe o que fala e vão te escutar e respeitar mais.

  5. Oi Ari,

    Gostei muito do seu artigo. Foi muito bom lê-lo em um momento em que estou de mudança de cidade, de emprego e de vida.

    Valeu.

    Abraço,

    Paula

  6. Empresas são feitas de pessoas, com seus defeitos e qualidades, o profissional do amanhã (para alguns diria que já é do hoje)precisa aprender a se auto gerenciar, motivar e desenvolver, as perguntas ao final de seu texto retratam bem isso.

    Parabéns pelo post.

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