Inativos migratórios ameaçam Facebook e Twitter

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Duas das maiores redes sociais fizeram recentemente mudanças em seu layout. O Twitter ficou mais parecido com uma fanpage, o Facebook fez alguns ajustes aqui e ali. Se fossem pessoas, eu diria que foi uma aplicação de botox, uma plástica para corrigir linhas de expressão ou algo parecido.

Facebook fez 10 anos, Twitter 8 e ambas as redes começam a dar sinais de cansaço. De fato, Facebook e Twitter estão enfrentando dois fenômenos aparentemente contraditórios, mas intimamente relacionados: inatividade e migração.

No Facebook, segundo uma pesquisa recente da Pew Research Center, ao menos 61% dos usuários admitiram ter “dado um tempo” por algumas semanas, enquanto no Twitter, 44% dos usuários nunca deram um só tweet.

Inatividade é doença grave para qualquer rede social, porque demonstra desinteresse e abandono. Além disso, redes sociais dependem do que publicam seus usuários para conhecê-los melhor e ajustar seus algoritmos de anúncios contextualizados.

Usuário inativo não gera receita, ao contrário representa um custo pois é preciso armazenar em segurança tudo o que eles publicaram. Facebook e Twitter estão sendo vítimas do próprio baú de memórias digitais que inventaram.

O inativo de uma rede social, está ativo em algum outro lugar. Uma nova geração de internautas está navegando por aí com WhatsApp, Instagram e Snapchat. Você pode me dizer que WhatsApp e Instagram agora fazem parte do Facebook. Fazem mesmo? Se o próprio Facebook está dizendo que vai manter a “identidade e operação independente” de ambos os aplicativos, então podemos concluir que o objetivo da aquisição foi mesmo a base de usuários. Mas, logo após a aquisição do WhatsApp pelo Facebook, 1 milhão de usuários já tinham migrado do WhatsApp para o Telegram. E este é o segundo problema: Facebook e Twitter não compreendem como os internautas se deslocam no ciberespaço.

Ambas as redes investem milhões para conhecer o internauta individualmente e acreditam que basta comprar o aplicativo do momento para resolver a questão. Mas isto não resolve, porque internautas continuarão a migrar em massa. Esta inteligência coletiva do espaço virtual é extremamente complexa e até hoje ninguém conseguiu decifrá-la.

Ao contrário dos pássaros que migram de um lugar para outro e depois voltam, num ciclo que se repete por gerações, no ciberespaço a migração não tem volta. Resta de um lado memórias digitais esquecidas e de outro um mistério: onde estarão os internautas no próximo verão?

Notas

A inteligência coletiva é um conceito que descreve um tipo de inteligência compartilhada que surge da colaboração de muitos indivíduos em suas diversidades. É uma inteligência distribuída por toda parte, na qual todo o saber está na humanidade, já que, ninguém sabe tudo, porém todos sabem alguma coisa. Francis Heylighen, Valentin Turchin, e Gottfried Mayer-Kress estão entre aqueles que veem a inteligência coletiva através da lente da informática e da cibernética. Nas suas opiniões, a internet permite que a inteligência coletiva em maior escala facilite o aparecimento de um cérebro global. Fonte: Wikipedia

Links

[Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Avatar de Ricardo Murer

Ricardo Murer é graduado em Ciências da Computação (USP) e mestre em Comunicação (USP). Especialista em estratégia digital e novas tecnologias. Mantém o Twitter @rdmurer.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *