Meses atrás recebemos uma newsletter do Twitter Counter com o seguinte título:
O quê, perdemos 53 seguidores? Assim de repente? Mas quem e por quê?
Lógico que a minha reação como gestor foi clicar imediatamente no link para verificar os dados na íntegra, afinal, 53 seguidores é um bocado de gente. E sempre trabalhamos duro para fidelizar, oferecer qualidade e um bom relacionamento. Estava ansioso para saber que bagunça fizemos.
Por que é que todas essas pessoas deixaram de seguir vocês no Twitter?
Não deixaram.
O quê? Jura?
Naquele período perdemos apenas dois seguidores e ganhamos cinco. Nada de anormal, portanto.
Mas então o título daquele e-mail…
Foi uma traquinagem da empresa para “obrigar” os clientes a abrir o e-mail e clicar.
Nunca nos passaria pela cabeça que o Twitter Counter faria tal coisa. Aliás, inicialmente até pensávamos ter-se tratado de uma simples falha nos códigos de personalização deles. Afinal, se têm acesso aos dados dos “unfollows”, seria de se esperar que pegassem nesses dados e os incorporassem no título do e-mail enviado a cada usuário (no nosso caso ficaria, por exemplo, “2 people unfollowed you on Twitter. Learn who they are!”). Assim ganhariam simultaneamente um título apelativo e uma excelente demonstração da própria funcionalidade que estavam anunciando.
Mas basta uma pesquisa rápida no Google para confirmar que aquele aterrador “53 people unfollowed you on Twitter” foi realmente o título de todos os e-mails que o Twitter Counter enviou aos usuários!
Mas crédito a quem merece: com tudo isto, o Twitter Counter conseguiu arranjar um dos títulos mais eficazes que alguma vez vimos! É impossível não ir lá imediatamente abrir e clicar, sobretudo para quem faz gestão de redes sociais. É uma pena que tenham usado esse título da pior forma possível.
Então deduzo que nunca mais vão querer ver e-mails do Twitter Counter?
Precisamente o contrário (embora tenhamos tido vontade disso quando vimos que nos tinham sacaneado). O Twitter Counter continua tendo diversas ferramentas e estatísticas úteis para gerir perfis do Twitter e parece que se aperceberam do erro que cometeram, dado que pouco tempo depois deste e-mail enviaram outro que somente perguntava (e ainda bem) “Who unfollowed you on Twitter?”.
Qual a lição a reter então?
Muito, muito cuidado ao pensar em usar títulos e assuntos “criativos” e fortemente agressivos. O limite entre sensacionalismo e charlatanice é tênue. Os seus subescritores podem estar dispostos a perdoar um embuste desses… Mas nunca se esquecerão dele. [Webinsider]
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Hugo Pascoal
Hugo Pascoal é Gerente de Marketing da E-goi Brasil, ferramenta de email marketing que oferece um alto nível de relacionamento, integrando vários canais digitais.